
A solenidade de abertura do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força ocorreu nesta segunda-feira (16/03) no auditório do Cisfor. Esta é a 33ª edição da capacitação, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), sedia mais uma edição do curso, que possui alcance nacional e reúne instrutores e profissionais de diversas instituições de segurança pública do país.
Nesta edição, participam servidores das Guardas Municipais de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato, todos reunidos com o objetivo de aprimorar o uso técnico, ético e responsável da força no exercício da função pública.
O curso é realizado em consonância com o marco normativo do Sistema Único de Segurança Pública e representa um avanço na consolidação de práticas modernas e humanizadas, que buscam conciliar eficiência operacional com o respeito à vida.
A solenidade contou com a presença de representantes da Sesec, GMF, Academia de Segurança Cidadã (Amsec) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Durante a abertura, a supervisora da Senasp, Alane Kelly de Moraes, destacou a importância da formação para a difusão de boas práticas nas instituições. “Os participantes foram criteriosamente selecionados pelas suas instituições para atuarem como replicadores do uso ético e profissional da força. Dito isso, agradeço a colaboração do município de Fortaleza por sediar mais uma vez esse curso”, afirmou.
O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Márcio Oliveira, ressaltou a parceria com a Senasp e a relevância da formação continuada para os profissionais de segurança pública. “Acredito que a palavra de ordem do dia seja gratidão quando se fala da Senasp. Não só pela robustez dos equipamentos e materiais que são repassados às instituições de segurança do município, mas também por patrocinar essa etapa de formação continuada na vida de cada um que neste auditório se encontra. Tenho certeza de que todos vão absorver o máximo de conhecimento dos instrutores para que não apenas quantifiquemos as ações nas ruas, mas, principalmente, ampliemos e aperfeiçoemos a qualidade das entregas realizadas no desenvolvimento das atividades operacionais e na aplicação diária”, destacou.
Esta é a segunda vez que Fortaleza sedia o Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força, o que evidencia o reconhecimento da cidade como espaço estratégico para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais da segurança pública. A realização da capacitação fortalece o compromisso das instituições envolvidas com a qualificação permanente dos agentes e com a consolidação de uma atuação cada vez mais técnica, responsável e voltada à proteção da vida e da cidadania.
O curso segue com programação de atividades teóricas e práticas até a próxima sexta-feira (20/03).
