06 de March de 2018 em Educação

Fortaleza supera 90% de alunos alfabetizados na idade certa e alcança melhor resultado da sua história

Prefeito Roberto Cláudio apresentou dados preliminares do Spaece e Spaece-Alfa de 2017


Spaece
Para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, a Prefeitura de Fortaleza está lançando o Alfa 3 (Foto: Kiko Silva)

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, apresentaram os dados preliminares do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece e Spaece-Alfa) de 2017. Os indicadores mostram que o município de Fortaleza alfabetizou 91,9% dos alunos na idade certa e obteve a melhor proficiência da história, com 202 escolas no nível adequado. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (06/03), no Auditório Deputado Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.

A capital cearense saltou de apenas 20 escolas no nível adequado, em 2012, para 30, em 2013. De 74, em 2014, quase dobrou em 2015 com 146 escolas. Já em 2016, 196 escolas ficaram no nível adequado e, em 2017, esse número chegou a 202, multiplicando-se dez vezes no período de 2012 a 2017. Além disso, alcançou 57,7 pontos a mais na proficiência em relação aos resultados de 2012, passando de 131,4 para 189,1 em 2017.

“A Cidade continua avançando bem na educação e por isso temos alguns indicadores para celebrar. É importante frisar que tivemos três avanços neste último ano: o aumento no número de matrículas, o que representa uma credibilidade da rede Municipal; a queda na taxa de reprovação e a queda na evasão escolar. Em relação à qualidade da educação, nosso grande foco é a alfabetização. Tínhamos uma taxa muito baixa de avaliação satisfatória no 2º ano em 2012, mas, desde lá, estamos progredindo. O resultado deste ano mostra que das 206 escolas, 202 estão ensinando a ler e a escrever na forma adequada. Temos também 92% dos alunos avaliados do 2º ano alfabetizados. No último ano, esse índice era de 88%. Esses números são muito importantes, mas nossa meta é alcançar 100% das crianças alfabetizadas em Fortaleza”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

5º ano
Considerando a evolução no percentual do número de alunos do 5º ano no nível adequado na disciplina de português, o número passou de 24,4 (2013) para 45,3 (2017). Já em matemática, o resultado saiu de 10,6 (2013) e chegou a 28,2 (2017). Quanto às escolas que atingiram o nível adequado em português, o número cresceu de 5 (2012) para 59 (2017). Em matemática, no ano de 2012, nenhuma escola havia alcançado o nível adequado e, em 2017, o número chegou a 12.

Em relação ao desempenho dos jovens do 5º ano, a avaliação apresentou os seguintes resultados: na disciplina de língua portuguesa, a proficiência de alunos no nível adequado subiu de 199,4 (2012) para 219 (2017); em matemática, passou de 204,2 (2012) para 222,2 (2017).

9º ano
Já no 9º ano, o percentual de número de alunos no nível adequado na disciplina de português passou de 9 (2013) para 18,1 (2017). Em matemática, cresceu de 0,7 (2013) para 4,3 (2017). Sobre a proficiência, os alunos do 9º ano saíram de 246,4 (2012) em língua portuguesa, para 257,5 (2017). Na Matemática, o índice passou de 247,3 (2012) para 246,3 (2017).

Ações de fortalecimento da aprendizagem
Uma das metas da atual gestão é fortalecer a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Para isso, um conjunto de estratégias com esse foco vem sendo executado e fortalecido ano a ano. As ações macro são:

- Estruturar formação com foco nos coordenadores pedagógicos;
- Estruturar formação específica aos professores de matemática, incluindo material estruturado para utilização em sala de aula;
- Acompanhamento pedagógico sistemático com intervenções ao longo do ano letivo, priorizando os níveis crítico e muito crítico em todas as séries;
- Ampliar o tempo pedagógico dos alunos;
- Realizar acompanhamento longitudinal dos alunos com intervenção
- Intensificar as ações do programa Aprender+

Além disso, para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, a Prefeitura de Fortaleza está lançando o Alfa 3. “Nosso próximo desafio é que todos estejam alfabetizados até os 7 anos de idade. Para consolidarmos este processo, estamos lançando o Alfa 3, que é um programa que intensificará o processo de alfabetização na 3ª série. O aluno terá o apoio de um assistente pedagogo para que este ciclo seja concluído com uma educação adequada”, explicou Dalila Saldanha.

Expansão das matrículas
O Censo Escolar da Educação Básica 2017, mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, realizado pelo Inep, apontou a expansão das matrículas em todas as faixas de ensino em Fortaleza. Consequentemente, as escolas municipais têm obtido mais avanços em indicadores como o Spaece e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), o que reforça a credibilidade da Rede.

A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza vem avançando a cada ano nos resultados de avaliações externas. O crescimento está relacionado a medidas como a seleção de gestores por mérito, valorização dos profissionais com realização de concurso público e reconhecimento a professores e gestores por meio do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), além da melhoria na infraestrutura das escolas e engajamento dos pais.

Escala do Spaece
A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões, representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente e acima de 150 – nível desejável.

Os resultados do 5º ano, por sua vez, são identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de 175 até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para matemática, os padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são expressos através dos seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 – crítico; de 200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível adequado.

Fortaleza supera 90% de alunos alfabetizados na idade certa e alcança melhor resultado da sua história

Prefeito Roberto Cláudio apresentou dados preliminares do Spaece e Spaece-Alfa de 2017

Spaece
Para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, a Prefeitura de Fortaleza está lançando o Alfa 3 (Foto: Kiko Silva)

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, apresentaram os dados preliminares do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece e Spaece-Alfa) de 2017. Os indicadores mostram que o município de Fortaleza alfabetizou 91,9% dos alunos na idade certa e obteve a melhor proficiência da história, com 202 escolas no nível adequado. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (06/03), no Auditório Deputado Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.

A capital cearense saltou de apenas 20 escolas no nível adequado, em 2012, para 30, em 2013. De 74, em 2014, quase dobrou em 2015 com 146 escolas. Já em 2016, 196 escolas ficaram no nível adequado e, em 2017, esse número chegou a 202, multiplicando-se dez vezes no período de 2012 a 2017. Além disso, alcançou 57,7 pontos a mais na proficiência em relação aos resultados de 2012, passando de 131,4 para 189,1 em 2017.

“A Cidade continua avançando bem na educação e por isso temos alguns indicadores para celebrar. É importante frisar que tivemos três avanços neste último ano: o aumento no número de matrículas, o que representa uma credibilidade da rede Municipal; a queda na taxa de reprovação e a queda na evasão escolar. Em relação à qualidade da educação, nosso grande foco é a alfabetização. Tínhamos uma taxa muito baixa de avaliação satisfatória no 2º ano em 2012, mas, desde lá, estamos progredindo. O resultado deste ano mostra que das 206 escolas, 202 estão ensinando a ler e a escrever na forma adequada. Temos também 92% dos alunos avaliados do 2º ano alfabetizados. No último ano, esse índice era de 88%. Esses números são muito importantes, mas nossa meta é alcançar 100% das crianças alfabetizadas em Fortaleza”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

5º ano
Considerando a evolução no percentual do número de alunos do 5º ano no nível adequado na disciplina de português, o número passou de 24,4 (2013) para 45,3 (2017). Já em matemática, o resultado saiu de 10,6 (2013) e chegou a 28,2 (2017). Quanto às escolas que atingiram o nível adequado em português, o número cresceu de 5 (2012) para 59 (2017). Em matemática, no ano de 2012, nenhuma escola havia alcançado o nível adequado e, em 2017, o número chegou a 12.

Em relação ao desempenho dos jovens do 5º ano, a avaliação apresentou os seguintes resultados: na disciplina de língua portuguesa, a proficiência de alunos no nível adequado subiu de 199,4 (2012) para 219 (2017); em matemática, passou de 204,2 (2012) para 222,2 (2017).

9º ano
Já no 9º ano, o percentual de número de alunos no nível adequado na disciplina de português passou de 9 (2013) para 18,1 (2017). Em matemática, cresceu de 0,7 (2013) para 4,3 (2017). Sobre a proficiência, os alunos do 9º ano saíram de 246,4 (2012) em língua portuguesa, para 257,5 (2017). Na Matemática, o índice passou de 247,3 (2012) para 246,3 (2017).

Ações de fortalecimento da aprendizagem
Uma das metas da atual gestão é fortalecer a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Para isso, um conjunto de estratégias com esse foco vem sendo executado e fortalecido ano a ano. As ações macro são:

- Estruturar formação com foco nos coordenadores pedagógicos;
- Estruturar formação específica aos professores de matemática, incluindo material estruturado para utilização em sala de aula;
- Acompanhamento pedagógico sistemático com intervenções ao longo do ano letivo, priorizando os níveis crítico e muito crítico em todas as séries;
- Ampliar o tempo pedagógico dos alunos;
- Realizar acompanhamento longitudinal dos alunos com intervenção
- Intensificar as ações do programa Aprender+

Além disso, para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, a Prefeitura de Fortaleza está lançando o Alfa 3. “Nosso próximo desafio é que todos estejam alfabetizados até os 7 anos de idade. Para consolidarmos este processo, estamos lançando o Alfa 3, que é um programa que intensificará o processo de alfabetização na 3ª série. O aluno terá o apoio de um assistente pedagogo para que este ciclo seja concluído com uma educação adequada”, explicou Dalila Saldanha.

Expansão das matrículas
O Censo Escolar da Educação Básica 2017, mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, realizado pelo Inep, apontou a expansão das matrículas em todas as faixas de ensino em Fortaleza. Consequentemente, as escolas municipais têm obtido mais avanços em indicadores como o Spaece e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), o que reforça a credibilidade da Rede.

A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza vem avançando a cada ano nos resultados de avaliações externas. O crescimento está relacionado a medidas como a seleção de gestores por mérito, valorização dos profissionais com realização de concurso público e reconhecimento a professores e gestores por meio do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), além da melhoria na infraestrutura das escolas e engajamento dos pais.

Escala do Spaece
A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões, representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente e acima de 150 – nível desejável.

Os resultados do 5º ano, por sua vez, são identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de 175 até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para matemática, os padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são expressos através dos seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 – crítico; de 200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível adequado.