O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento de nível terciário da Prefeitura de Fortaleza e referência em atendimento de traumas de alta complexidade, registrou, em outubro de 2025, o maior número de atendimentos do ano por acidentes por quedas, motocicletas e corpo estranho, que lideram, respectivamente, as três primeiras posições de acolhimentos na emergência.
No último mês, 1.512 pacientes deram entrada no equipamento devido a quedas, outros 816 foram acolhidos por acidentes com motocicletas e 458 pessoas por corpo estranho/engasgo, totalizando 2.786 atendimentos ocasionados por acidentes dessas três naturezas. O volume é o maior registrado neste ano e reforça a importância do equipamento, que acolhe diversas demandas de alta complexidade.
No acumulado de 2025, o hospital já registrou 6.685 atendimentos de vítimas de acidentes motociclísticos, 14.387 por quedas e 4.228 por corpo estranho, números que reforçam a necessidade de ações educativas e de conscientização voltadas à segurança e ao autocuidado. Algumas atitudes fortalecem a prevenção e salvam vidas, como o uso de capacete e demais equipamentos de proteção, ter atenção às regras de trânsito e não dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas.
No caso de quedas, ter cuidado com pisos escorregadios, uso adequado de escadas, contornar obstáculos com segurança, não utilizar tapetes ou pisos encerados, evitar ambientes pouco iluminados, entre outros cuidados. Para evitar casos de ingestão de corpo estranho ou engasgo, é preciso ter calma durante a mastigação, evitar distrações durante a alimentação, ter atenção com alimentos pequenos. As crianças também são um público mais vulnerável e muitas vezes de forma acidental acaba ingerindo um corpo estranho, como moedas e brinquedos. Em todas essas ocasiões, é indispensável a busca por um equipamento de saúde de urgência e emergência.
“Diariamente recebemos diversos casos oriundos de acidentes de motos, quedas e ingestão de corpo estranho. Esses são os principais motivos de entrada na emergência do IJF. Nosso objetivo também é conscientizar a população para a adoção de medidas que são essenciais para a prevenção desses acidentes e preservação da vida. Apenas em outubro, o somatório desses acidentes representaram 81% de todo o acolhimento na emergência, sendo 44% relacionado a quedas, 24% a motocicletas e 13% corpo estranho”, explica o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo.
