20 de February de 2015 em Mobilidade

Instituto Dr. José Frota registra redução de acidentes com ciclistas em Fortaleza


A atual gestão ampliou a rede cicloviária na cidade, que cresceu 63% até janeiro deste ano (de 68,6 km para 112,1 km) (Foto: Igor de Melo)

Com o objetivo de incentivar a utilização das bicicletas de forma segura, a Prefeitura de Fortaleza implantou uma ampla rede cicloviária na cidade, que cresceu 63% até janeiro deste ano (de 68,6 km para 112,1 km).  A medida vem contribuindo de forma positiva na redução de vítimas de acidentes com bicicleta que chegam ao Instituto Dr. Jose Frota (IJF).

No período de outubro a dezembro de 2014, quando grande parte das ciclofaixas foi implantada em Fortaleza, houve um registro de 340 atendimentos com ciclistas no hospital, que representa uma redução de 94 pacientes em relação ao mesmo período de 2013.

A média de atendimentos em 2014 era de 132 por mês. Em dezembro de 2014, foram registradas 115 entradas de ciclistas no Hospital, caindo para 74 em janeiro de 2015. O diretor médico do IJF, Osmar Aguiar, explica que apesar da redução destes números é preciso ficar atento ao uso devido de equipamentos de proteção. “A queda de uma bicicleta é tão perigosa quanto à de uma moto. O paciente pode sofrer traumas e lesões graves, por isso todo cuidado é essencial”, afirmou.

Dentre as colisões atendidas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), no período de janeiro a novembro de 2013 e 2014, o número de acidentes envolvendo bicicletas reduziu de 105 para 75.

O designer Carlos Sawaki, 26,  utiliza a bicicleta principalmente para praticar atividades físicas, de lazer e como modal de transporte para ir ao trabalho e às aulas de espanhol, deixando outros veículos na garagem (moto e carro).  Para ele, implantação de ciclofaixas e ciclovias melhorou a segurança dos ciclistas na cidade. “Com certeza melhorou. Elas fizeram com que o ciclista ficasse em evidência e iniciou um processo de educação para os motoristas. Não é de hoje que nosso trânsito só piora com mais e mais carros nas ruas. A bicicleta é uma forma muito forte e comprovada para resolver isso”, disse.

Já o estudante de publicidade Igor Aguiar, 25, utiliza a bicicleta para lazer e pequenos deslocamentos, de até 6 km, e está começando a utilizar o modal para assistir às aulas da faculdade. “Levo o mesmo tempo que levaria de carro, com trânsito moderado, e chego bem mais rápido do que chegaria nos horários de pico” afirmou, reforçando a importância de itens de segurança e postura defensiva para uma direção com menos riscos de acidentes. “Sempre pedalo com o capacete bem preso à cabeça, luvas e luzes dianteiras e traseiras. Mas o melhor aliado do ciclista é mesmo a direção defensiva. Você deve prever sempre os movimentos dos outros condutores. Já fui derrubado por um carro que dobrou à direita para estacionar em um supermercado e não ligou a seta. O maior risco ainda são os condutores que agem como se os ciclistas não deveriam estar ali. É uma questão de conscientização urbana”.

Segundo Igor, a implantação de uma cultura cicloviária é importante para uma vida mais sustentável. “Pedalar pela cidade é prazeroso e eficiente. Quanto mais bicicletários os estabelecimentos dispuserem aos clientes, quanto mais ciclofaixas e ciclovias forem implantadas em ruas e avenidas, mais gente criará coragem pra desbravar a cidade sobre duas rodas. Isso é ótimo para o cidadão e para a cidade”.

Programa de Expansão da Malha Cicloviária

Para garantir segurança e conforto aos ciclistas e incentivar novas pessoas a aderir o transporte por bicicleta, a Prefeitura implantará, entre março de 2015 e agosto de 2016, o Programa de Expansão da Malha Cicloviária. O Programa aumentará o número de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, buscando atingir uma meta de 100 km de novas infraestruturas cicloviárias, totalizando 216 km na Capital. Um exemplo das ciclofaixas previstas é a Rota Intercampus, que ligará Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Segundo o Prefeito, a previsão é que, até abril haja 116,4 km de faixas para ciclistas na Capital, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário (PDCI).

Dicas de segurança para ciclistas
- Na ausência de ciclovia ou ciclofaixa, ande sempre nos bordos da pista de rolamento e no mesmo sentido de circulação da via.
- Use sempre o capacete e equipamentos obrigatórios de segurança: campainha, sinalização noturna dianteira, lateral e nos pedais, assim como a utilização do espelho retrovisor do lado esquerdo.
- Use o braço para sinalizar sua intenção, como convergir para um dos lados ou seguir em frente.
-Não transite pela contramão ou sobre o passeio, que é destinado à circulação de pedestres.
- Fique bem visível para os motoristas usando luzes e reflexos na bicicleta.
- Respeite a sinalização e nunca pedale na contramão.
- Use  campainha para alertar sua presença, quando necessário.
- Procure não trafegar junto a ônibus e caminhões.
- Pare no semáforo. O sinal vermelho também vale para bicicletas.
- Mantenha a velocidade compatível com a via onde transita. Evite excesso.
- Não circule com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos.
- Opte por calçados fechados e que mantenham seus pés firmes no pedal.
- Não se esconda entre veículos estacionados.
- Mantenha a bicicleta em bom estado de conservação. Faça manutenção das correntes, freios e calibragem.

Dicas de segurança para motoristas
Ultrapassagem
- Mantenha, no mínimo, um metro e meio (1,5 m) de distancia ao ultrapassar uma bicicleta.
Conversão
- Ao fazer conversões, verifique se não vai fechar um ciclista vindo de trás.
Preferência
- Dê preferência ao ciclista quando ele já estiver atravessando a via, mesmo se o sinal abrir.

(Fonte: Autarquia Municipal de Trânsito)

Instituto Dr. José Frota registra redução de acidentes com ciclistas em Fortaleza

A atual gestão ampliou a rede cicloviária na cidade, que cresceu 63% até janeiro deste ano (de 68,6 km para 112,1 km) (Foto: Igor de Melo)

Com o objetivo de incentivar a utilização das bicicletas de forma segura, a Prefeitura de Fortaleza implantou uma ampla rede cicloviária na cidade, que cresceu 63% até janeiro deste ano (de 68,6 km para 112,1 km).  A medida vem contribuindo de forma positiva na redução de vítimas de acidentes com bicicleta que chegam ao Instituto Dr. Jose Frota (IJF).

No período de outubro a dezembro de 2014, quando grande parte das ciclofaixas foi implantada em Fortaleza, houve um registro de 340 atendimentos com ciclistas no hospital, que representa uma redução de 94 pacientes em relação ao mesmo período de 2013.

A média de atendimentos em 2014 era de 132 por mês. Em dezembro de 2014, foram registradas 115 entradas de ciclistas no Hospital, caindo para 74 em janeiro de 2015. O diretor médico do IJF, Osmar Aguiar, explica que apesar da redução destes números é preciso ficar atento ao uso devido de equipamentos de proteção. “A queda de uma bicicleta é tão perigosa quanto à de uma moto. O paciente pode sofrer traumas e lesões graves, por isso todo cuidado é essencial”, afirmou.

Dentre as colisões atendidas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), no período de janeiro a novembro de 2013 e 2014, o número de acidentes envolvendo bicicletas reduziu de 105 para 75.

O designer Carlos Sawaki, 26,  utiliza a bicicleta principalmente para praticar atividades físicas, de lazer e como modal de transporte para ir ao trabalho e às aulas de espanhol, deixando outros veículos na garagem (moto e carro).  Para ele, implantação de ciclofaixas e ciclovias melhorou a segurança dos ciclistas na cidade. “Com certeza melhorou. Elas fizeram com que o ciclista ficasse em evidência e iniciou um processo de educação para os motoristas. Não é de hoje que nosso trânsito só piora com mais e mais carros nas ruas. A bicicleta é uma forma muito forte e comprovada para resolver isso”, disse.

Já o estudante de publicidade Igor Aguiar, 25, utiliza a bicicleta para lazer e pequenos deslocamentos, de até 6 km, e está começando a utilizar o modal para assistir às aulas da faculdade. “Levo o mesmo tempo que levaria de carro, com trânsito moderado, e chego bem mais rápido do que chegaria nos horários de pico” afirmou, reforçando a importância de itens de segurança e postura defensiva para uma direção com menos riscos de acidentes. “Sempre pedalo com o capacete bem preso à cabeça, luvas e luzes dianteiras e traseiras. Mas o melhor aliado do ciclista é mesmo a direção defensiva. Você deve prever sempre os movimentos dos outros condutores. Já fui derrubado por um carro que dobrou à direita para estacionar em um supermercado e não ligou a seta. O maior risco ainda são os condutores que agem como se os ciclistas não deveriam estar ali. É uma questão de conscientização urbana”.

Segundo Igor, a implantação de uma cultura cicloviária é importante para uma vida mais sustentável. “Pedalar pela cidade é prazeroso e eficiente. Quanto mais bicicletários os estabelecimentos dispuserem aos clientes, quanto mais ciclofaixas e ciclovias forem implantadas em ruas e avenidas, mais gente criará coragem pra desbravar a cidade sobre duas rodas. Isso é ótimo para o cidadão e para a cidade”.

Programa de Expansão da Malha Cicloviária

Para garantir segurança e conforto aos ciclistas e incentivar novas pessoas a aderir o transporte por bicicleta, a Prefeitura implantará, entre março de 2015 e agosto de 2016, o Programa de Expansão da Malha Cicloviária. O Programa aumentará o número de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, buscando atingir uma meta de 100 km de novas infraestruturas cicloviárias, totalizando 216 km na Capital. Um exemplo das ciclofaixas previstas é a Rota Intercampus, que ligará Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Segundo o Prefeito, a previsão é que, até abril haja 116,4 km de faixas para ciclistas na Capital, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário (PDCI).

Dicas de segurança para ciclistas
- Na ausência de ciclovia ou ciclofaixa, ande sempre nos bordos da pista de rolamento e no mesmo sentido de circulação da via.
- Use sempre o capacete e equipamentos obrigatórios de segurança: campainha, sinalização noturna dianteira, lateral e nos pedais, assim como a utilização do espelho retrovisor do lado esquerdo.
- Use o braço para sinalizar sua intenção, como convergir para um dos lados ou seguir em frente.
-Não transite pela contramão ou sobre o passeio, que é destinado à circulação de pedestres.
- Fique bem visível para os motoristas usando luzes e reflexos na bicicleta.
- Respeite a sinalização e nunca pedale na contramão.
- Use  campainha para alertar sua presença, quando necessário.
- Procure não trafegar junto a ônibus e caminhões.
- Pare no semáforo. O sinal vermelho também vale para bicicletas.
- Mantenha a velocidade compatível com a via onde transita. Evite excesso.
- Não circule com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos.
- Opte por calçados fechados e que mantenham seus pés firmes no pedal.
- Não se esconda entre veículos estacionados.
- Mantenha a bicicleta em bom estado de conservação. Faça manutenção das correntes, freios e calibragem.

Dicas de segurança para motoristas
Ultrapassagem
- Mantenha, no mínimo, um metro e meio (1,5 m) de distancia ao ultrapassar uma bicicleta.
Conversão
- Ao fazer conversões, verifique se não vai fechar um ciclista vindo de trás.
Preferência
- Dê preferência ao ciclista quando ele já estiver atravessando a via, mesmo se o sinal abrir.

(Fonte: Autarquia Municipal de Trânsito)