02 de December de 2015 em Cultura

Mercado do Cordel e do Repente, Mercado Criativo e Férias no Estoril são destaques do fim de semana

Novidades prometem agitar programação em dezembro


Dentre as novidades na programação está o Mercado do Cordel e do Repente e o Mercado Criativo (Foto: Thiago Gaspar)

A programação dos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza no primeiro fim de semana de dezembro traz novidades e muitas atrações.

Mercado do Cordel e do Repente leva cultura popular ao Mercado

A Música e a Literatura de Cordel agregam-se à feira livre que acontece semanalmente nos arredores do Mercado dos Pinhões com o Mercado do Cordel e do Repente. A programação contará com apresentações de repentistas, trovadores, poetas populares, oficinas e venda de xilogravuras, cordéis e produtos afins.

A primeira edição acontece nesta sexta-feira (4/12), de 8 às 12 horas, e prestará homenagem a Luiz Gonzaga. Na programação, além da feirinha de cordel e derivados, aberta a partir das 8 horas, haverá aula espetáculo de Cantoria e Noções Básicas de Literatura de Cordel com o cordelista Zé Maria de Fortaleza, de 9 ao meio-dia.

Zé Maria de Fortaleza é natural de Aracoiaba- CE. Aos 13 anos veio para Fortaleza iniciando sua carreira como cantador violeiro, tornando-se conhecido pelo seu talento poético e a sua maneira de cantar. Representou o Ceará em vários estados do Brasil, cantou para as maiores autoridades do país em Brasília, publicou folhetos de cordel, é autor do Hino do Violeiro e faz parte da diretoria da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Ceará.

O Mercado do Cordel e do Repente tem curadoria da Galeria O Mercador. A segunda edição acontecerá no dia 18/12.

Mercado Criativo reúne moda, arte, design e gastronomia sábado (5/12)

Quarta Coletiva, Feira de Artes do Estoril, Feira Afins de Vitrola, Chefs na Praça, Feira de Gastronomia Retrô e Feira Orgânica estarão todas reunidas em um só lugar. É o Mercado Criativo, programação especial que acontecerá neste sábado (5/12), das 16 às 22 horas, no Mercado dos Pinhões. A programação promete ser um grande ponto de encontro das feiras realizadas e apoiadas pela Secretaria Municipal de Cultura que acontecem em diferentes equipamentos culturais e praças de Fortaleza, reunindo diferentes segmentos o mercado criativo e artístico da cidade.

Serão produtos de moda, arte, design e gastronomia à venda, uma ótima oportunidade para aqueles que desejam adquirir ou presentear de forma criativa no Natal e nas festas de fim de ano. (Confira a lista completo ao final do texto). E mais: Ao longo de toda a programação, os DJs Alan Morais e Guga de Castro, além da banda Velhos Abutres, se revezarão. Já a criançada poderá aproveitar a Oficina de Brinquedos, que será ministrada por Carlos Careca das 17h às 18h.

Samba e Forró embalam noites do Mercado dos Pinhões

O melhor da nossa música popular garantem a animação nas noites do Mercado. Sexta-feira (4/12), das 20 às 23 horas, é dia de Samba no Mercado com a banda Batuque da Gente. No domingo, já é de lei, tem Forró no Mercado, das 19 às 21 horas, com o Sanfoneiro Fábio Duarte e banda.

Palco Estoril apresenta Caio Castelo nessa sexta-feira (4)

O cantor e compositor Caio Castelo é atração da sexta-feira (4/12) do Palco Estoril, que acontece a partir das 21 horas. Caio apresentará o show “Silêncio em Movimento”, que já circulou por diversos festivais, além de cidades do Brasil e do exterior.

O Palco Estoril é uma programação da Secretaria Municipal de Fortaleza que apresenta ao público grandes nomes do cenário local, numa mistura de estilos e ritmos.

Férias no Estoril acontecem aos domingos com teatro e música

No Estoril, que durante esse último mês do ano receberá uma programação especial aos domingos, sempre a partir das 17 horas. O Férias no Estoril contará com espetáculos de teatro de rua, além de dois shows de atrações locais a cada edição. 

Neste domingo (6/12), abrindo a programação, o Grupo Ânima de Teatro de Bonecos apresentará o espetáculo “Mãe D’água” às 17 horas. Às 18 horas, é a vez da Marimbanda, um dos mais aclamados grupos de música instrumental do Ceará, apresentar seu repertório que faz uma viagem por gêneros bem brasileiros, como baião, frevo, choros, baladas, sambas, entre outros.

Encerrando a noite, às 19 horas, tem show de lançamento do DVD da banda Renegados. Na estrada deste de 1993, Renegados mescla rock, blues, jazzfusion e world music com elementos da música brasileira com raízes nordestinas. Sempre antenada com os acontecimentos atuais, a banda tem influência direta das épocas áureas do rock (anos 50, 60 e 70), com as características da pulsação, criatividade e energia das artes daquele período.

Exposição “Os Seres São Vivos” segue em cartaz no Estoril

Quem estiver pelo Estoril ou pela Praia de Iracema também poderá conferir a exposição “Os Seres são vivos”, do fotógrafo Celso Oliveira. A mostra, em cartaz de terça a domingo, de 14 às 22 horas na Galeria Mário Baratta, reúne 12 imagens e se propõe a refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A entrada é gratuita.

Música instrumental e piquenique no Passeio Público

No início das tardes de sábado e de domingo a dica é se deliciar com o almoço pelas alamedas do Passeio Públicoao som das atrações do Passeio Instrumental. O projeto apresenta o melhor da música instrumental das 12h30min às 15h30min. No sábado (5), o som fica por conta de Rebeca Camara e Natanael Pereira. Já no domingo (6), se apresentarão Macaúba e Tarcísio Sardinha.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (6), a criançada vai poder se divertir com a Contação de histórias do Palhaço Barruada, que terá participação do Clube da Sivozinha e da boneca Pimentinha.

Contação de história e workshop de geofilosofia e meditação na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 3/12, os temas serão “Disciplina do sono: como descansar mais e melhor” e “Equilíbrio interior: os 5 centros”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Programação Musical do Mincharia anima noites da Praia de Iracema

A partir de quinta até sábado, as noites da Praia de Iracema são embaladas pelas atrações musicais do Mincharia. O som tem início a partir das 19h30min e é comandado por Jurupiara na quinta (3); pelo Maestro Júlio César na sexta-feira (4); e pela Lupe no sábado (5).

Serviço

MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Mercado do Cordel e do Repente – Homenagem a Luiz Gonzaga
Quando: Sexta-feira (4/12), de 8h às 12h
Programação:
8h: Abertura da feirinha de cordel e derivados
9h às 12h: Aula espetáculo de Cantoria e Noções Básicas de Literatura de Cordel com o cordelista Zé Maria de Fortaleza

Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (4/12), 20h às 23h
Atração: Batuque da Gente

Mercado Criativo
Quando: Sábado (5/12), das 16h às 22h
Expositores: Allika, Ateliê Dheby-doo, Biquinê, Bora Ser Feliz, Brechó, CP Design, Ialê Normando, Lalibi, Lima Filho, Matulão, Maria vai à festa, Miçangarte, Mimos da Mila, Morena's, Nem Luxo Nem Lixo Brechó, Nó de prata, Penteadeira da Maricotinha, Rabo de Calango, Tsherteria, Tribe Twins,Villa RicaAlmeda Jardins, André Aguiar, Caramujolância, Cenart, Efeitos Visuais, Intorpecidade, Jardim dos Sonhos, Poliana, Ricardo Fernandes, Reciclarte, David Emerson, Fernando Filgueiras, Leandro Tambelli, Sr. José Augusto Jr, Marcio Palumba, Mário Bolacha, Ricardo Re, Roberto Leite, Sergio Almeida, Silvio O Vitroleiro, Tomé Braga, Vinícios de Oliveira, Ilson Lopes, Francisca Paula Viana e Wagner Pedrosa Quintino, entre outros.
 

Atividade infantil:

17h àsd 18 - Oficina de brinquedos com Carlos Careca

Atrações musicais:
16h às 18h15 - DJ Alan Morais
18h15 às 20h15 - DJ Guga de Castro;
20h30 às 22h - Velhos Abutres

Forró no Mercado
Quando: Domingo (6/12), a partir das 19 horas
Atração: Sanfoneiro Fábio Duarte e Banda

ESTORIL
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Palco Estoril
Quando: Sexta-feira (4), às 21h
Atração: Caio Castelo

Férias no Estoril
Quando: Domingos de dezembro, a partir das 17h
Onde: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Programação deste domingo (6/12)
17h às 18h – Espetáculo “Mãe D'água” - Grupo Ânima de Teatro de Bonecos
18h às 19h – Marimbanda
19h às 20h – Renegados

Exposição Os Seres São Vivos – Celso Oliveira
Visitação: Até 31 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 14h às 22h. Entrada gratuita.

PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)

Passeio Instrumental
Quando: Sábado (5), a partir das 12h30min
Atração: Rebeca Camara e Natanael Pereira
Quando: Domingo (6), a partir das 12h30
Atração: Macaúba e Tarcísio Sardinha

Piquenique no Passeio
Quando: Domingo (6), a partir das 9h30min
Atração: Contação de histórias do Palhaço Barruada, que terá participação do Clube da Sivozinha e da boneca Pimentinha

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (3) 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30
Temas: “Disciplina do sono: como descansar mais e melhor”, às 17h e “Equilíbrio interior: os 5 centros”, às 18h30min.

BAR DO MINCHARIA
(Largo do Mincharia - Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (3), às 19h30min
Atração: Jurupiara
Quando: Sexta-feira (4), às 19h30min
Atração: Maestro Júlio César e Samba Bossa

Quando: Sábado (5), às 19h30min
Atração: Lupe

 

Mercado do Cordel e do Repente, Mercado Criativo e Férias no Estoril são destaques do fim de semana

Novidades prometem agitar programação em dezembro

Dentre as novidades na programação está o Mercado do Cordel e do Repente e o Mercado Criativo (Foto: Thiago Gaspar)

A programação dos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza no primeiro fim de semana de dezembro traz novidades e muitas atrações.

Mercado do Cordel e do Repente leva cultura popular ao Mercado

A Música e a Literatura de Cordel agregam-se à feira livre que acontece semanalmente nos arredores do Mercado dos Pinhões com o Mercado do Cordel e do Repente. A programação contará com apresentações de repentistas, trovadores, poetas populares, oficinas e venda de xilogravuras, cordéis e produtos afins.

A primeira edição acontece nesta sexta-feira (4/12), de 8 às 12 horas, e prestará homenagem a Luiz Gonzaga. Na programação, além da feirinha de cordel e derivados, aberta a partir das 8 horas, haverá aula espetáculo de Cantoria e Noções Básicas de Literatura de Cordel com o cordelista Zé Maria de Fortaleza, de 9 ao meio-dia.

Zé Maria de Fortaleza é natural de Aracoiaba- CE. Aos 13 anos veio para Fortaleza iniciando sua carreira como cantador violeiro, tornando-se conhecido pelo seu talento poético e a sua maneira de cantar. Representou o Ceará em vários estados do Brasil, cantou para as maiores autoridades do país em Brasília, publicou folhetos de cordel, é autor do Hino do Violeiro e faz parte da diretoria da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Ceará.

O Mercado do Cordel e do Repente tem curadoria da Galeria O Mercador. A segunda edição acontecerá no dia 18/12.

Mercado Criativo reúne moda, arte, design e gastronomia sábado (5/12)

Quarta Coletiva, Feira de Artes do Estoril, Feira Afins de Vitrola, Chefs na Praça, Feira de Gastronomia Retrô e Feira Orgânica estarão todas reunidas em um só lugar. É o Mercado Criativo, programação especial que acontecerá neste sábado (5/12), das 16 às 22 horas, no Mercado dos Pinhões. A programação promete ser um grande ponto de encontro das feiras realizadas e apoiadas pela Secretaria Municipal de Cultura que acontecem em diferentes equipamentos culturais e praças de Fortaleza, reunindo diferentes segmentos o mercado criativo e artístico da cidade.

Serão produtos de moda, arte, design e gastronomia à venda, uma ótima oportunidade para aqueles que desejam adquirir ou presentear de forma criativa no Natal e nas festas de fim de ano. (Confira a lista completo ao final do texto). E mais: Ao longo de toda a programação, os DJs Alan Morais e Guga de Castro, além da banda Velhos Abutres, se revezarão. Já a criançada poderá aproveitar a Oficina de Brinquedos, que será ministrada por Carlos Careca das 17h às 18h.

Samba e Forró embalam noites do Mercado dos Pinhões

O melhor da nossa música popular garantem a animação nas noites do Mercado. Sexta-feira (4/12), das 20 às 23 horas, é dia de Samba no Mercado com a banda Batuque da Gente. No domingo, já é de lei, tem Forró no Mercado, das 19 às 21 horas, com o Sanfoneiro Fábio Duarte e banda.

Palco Estoril apresenta Caio Castelo nessa sexta-feira (4)

O cantor e compositor Caio Castelo é atração da sexta-feira (4/12) do Palco Estoril, que acontece a partir das 21 horas. Caio apresentará o show “Silêncio em Movimento”, que já circulou por diversos festivais, além de cidades do Brasil e do exterior.

O Palco Estoril é uma programação da Secretaria Municipal de Fortaleza que apresenta ao público grandes nomes do cenário local, numa mistura de estilos e ritmos.

Férias no Estoril acontecem aos domingos com teatro e música

No Estoril, que durante esse último mês do ano receberá uma programação especial aos domingos, sempre a partir das 17 horas. O Férias no Estoril contará com espetáculos de teatro de rua, além de dois shows de atrações locais a cada edição. 

Neste domingo (6/12), abrindo a programação, o Grupo Ânima de Teatro de Bonecos apresentará o espetáculo “Mãe D’água” às 17 horas. Às 18 horas, é a vez da Marimbanda, um dos mais aclamados grupos de música instrumental do Ceará, apresentar seu repertório que faz uma viagem por gêneros bem brasileiros, como baião, frevo, choros, baladas, sambas, entre outros.

Encerrando a noite, às 19 horas, tem show de lançamento do DVD da banda Renegados. Na estrada deste de 1993, Renegados mescla rock, blues, jazzfusion e world music com elementos da música brasileira com raízes nordestinas. Sempre antenada com os acontecimentos atuais, a banda tem influência direta das épocas áureas do rock (anos 50, 60 e 70), com as características da pulsação, criatividade e energia das artes daquele período.

Exposição “Os Seres São Vivos” segue em cartaz no Estoril

Quem estiver pelo Estoril ou pela Praia de Iracema também poderá conferir a exposição “Os Seres são vivos”, do fotógrafo Celso Oliveira. A mostra, em cartaz de terça a domingo, de 14 às 22 horas na Galeria Mário Baratta, reúne 12 imagens e se propõe a refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A entrada é gratuita.

Música instrumental e piquenique no Passeio Público

No início das tardes de sábado e de domingo a dica é se deliciar com o almoço pelas alamedas do Passeio Públicoao som das atrações do Passeio Instrumental. O projeto apresenta o melhor da música instrumental das 12h30min às 15h30min. No sábado (5), o som fica por conta de Rebeca Camara e Natanael Pereira. Já no domingo (6), se apresentarão Macaúba e Tarcísio Sardinha.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (6), a criançada vai poder se divertir com a Contação de histórias do Palhaço Barruada, que terá participação do Clube da Sivozinha e da boneca Pimentinha.

Contação de história e workshop de geofilosofia e meditação na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 3/12, os temas serão “Disciplina do sono: como descansar mais e melhor” e “Equilíbrio interior: os 5 centros”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Programação Musical do Mincharia anima noites da Praia de Iracema

A partir de quinta até sábado, as noites da Praia de Iracema são embaladas pelas atrações musicais do Mincharia. O som tem início a partir das 19h30min e é comandado por Jurupiara na quinta (3); pelo Maestro Júlio César na sexta-feira (4); e pela Lupe no sábado (5).

Serviço

MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Mercado do Cordel e do Repente – Homenagem a Luiz Gonzaga
Quando: Sexta-feira (4/12), de 8h às 12h
Programação:
8h: Abertura da feirinha de cordel e derivados
9h às 12h: Aula espetáculo de Cantoria e Noções Básicas de Literatura de Cordel com o cordelista Zé Maria de Fortaleza

Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (4/12), 20h às 23h
Atração: Batuque da Gente

Mercado Criativo
Quando: Sábado (5/12), das 16h às 22h
Expositores: Allika, Ateliê Dheby-doo, Biquinê, Bora Ser Feliz, Brechó, CP Design, Ialê Normando, Lalibi, Lima Filho, Matulão, Maria vai à festa, Miçangarte, Mimos da Mila, Morena's, Nem Luxo Nem Lixo Brechó, Nó de prata, Penteadeira da Maricotinha, Rabo de Calango, Tsherteria, Tribe Twins,Villa RicaAlmeda Jardins, André Aguiar, Caramujolância, Cenart, Efeitos Visuais, Intorpecidade, Jardim dos Sonhos, Poliana, Ricardo Fernandes, Reciclarte, David Emerson, Fernando Filgueiras, Leandro Tambelli, Sr. José Augusto Jr, Marcio Palumba, Mário Bolacha, Ricardo Re, Roberto Leite, Sergio Almeida, Silvio O Vitroleiro, Tomé Braga, Vinícios de Oliveira, Ilson Lopes, Francisca Paula Viana e Wagner Pedrosa Quintino, entre outros.
 

Atividade infantil:

17h àsd 18 - Oficina de brinquedos com Carlos Careca

Atrações musicais:
16h às 18h15 - DJ Alan Morais
18h15 às 20h15 - DJ Guga de Castro;
20h30 às 22h - Velhos Abutres

Forró no Mercado
Quando: Domingo (6/12), a partir das 19 horas
Atração: Sanfoneiro Fábio Duarte e Banda

ESTORIL
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Palco Estoril
Quando: Sexta-feira (4), às 21h
Atração: Caio Castelo

Férias no Estoril
Quando: Domingos de dezembro, a partir das 17h
Onde: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Programação deste domingo (6/12)
17h às 18h – Espetáculo “Mãe D'água” - Grupo Ânima de Teatro de Bonecos
18h às 19h – Marimbanda
19h às 20h – Renegados

Exposição Os Seres São Vivos – Celso Oliveira
Visitação: Até 31 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 14h às 22h. Entrada gratuita.

PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)

Passeio Instrumental
Quando: Sábado (5), a partir das 12h30min
Atração: Rebeca Camara e Natanael Pereira
Quando: Domingo (6), a partir das 12h30
Atração: Macaúba e Tarcísio Sardinha

Piquenique no Passeio
Quando: Domingo (6), a partir das 9h30min
Atração: Contação de histórias do Palhaço Barruada, que terá participação do Clube da Sivozinha e da boneca Pimentinha

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (3) 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30
Temas: “Disciplina do sono: como descansar mais e melhor”, às 17h e “Equilíbrio interior: os 5 centros”, às 18h30min.

BAR DO MINCHARIA
(Largo do Mincharia - Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (3), às 19h30min
Atração: Jurupiara
Quando: Sexta-feira (4), às 19h30min
Atração: Maestro Júlio César e Samba Bossa

Quando: Sábado (5), às 19h30min
Atração: Lupe