Fortaleza se prepara para viver mais uma grande celebração popular com o Carnaval 2026. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor), realiza uma programação ampla, gratuita e descentralizada, aberta no Teatro São José e estendida para espaços tradicionais da festividade: Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica (Praça da Gentilândia), Mercado dos Pinhões, Largo da Mocinha, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz e Avenida Domingos Olímpio. Sob o slogan Na Batida dos 300, o Carnaval integra as comemorações pelos 300 anos da capital cearense e neste ano homenageia o Mestre Macaúba do Bandolim.
Polos e programação
O Carnaval de Fortaleza 2026 contará com oito palcos espalhados pela cidade, alcançando oito regionais de Fortaleza, com uma programação que reúne mais de 100 atrações fortalezenses, nove atrações nacionais, e 4 bloquinhos de rua independentes. A agenda carnavalesca de 2026 terá início na sexta-feira (13), a partir das 18h, com Baile de Máscaras comemorativo aos 111 anos do Teatro São José. No Benfica, na Praça da Gentilândia, a programação acontece de sábado a terça-feira, a partir das 13h, reunindo DJs, bandas e blocos tradicionais. O Mercado dos Pinhões recebe atrações a partir das 16h, em todos os dias do Carnaval, com shows que passeiam por diferentes ritmos da música popular.
A Mocinha mantém a tradição do bloco Num Ispaia Senão Ienchi e também recebe o tradicional Concentra Mas Não Sai, com apresentações diárias, sempre a partir das 18h. O Parque Rachel de Queiroz integra a programação com quatro atrações por dia, a partir das 16h. Já o Aterrinho da Praia de Iracema concentra atrações fortalezenses e nacionais, a partir das 17h, abrindo a série de apresentações iniciada com show do homenageado, Macaúba do Bandolim, e atrações como Arlindinho, Tarcísio do Acordeon, Noda de Caju, Wiu, Djonga, Yasmin Sensação e Olodum.
Uma das principais novidades de 2026 é o novo palco na Avenida Domingos Olímpio, circuito histórico dos desfiles carnavalescos da cidade, que também receberá artistas fortalezenses e shows dos artistas nacionais Chico César e Jorge Aragão. A iniciativa fortalece a área dos cortejos das agremiações e amplia a visibilidade de maracatus, cordões, blocos, afoxés e escolas de samba, que se apresentam ao longo de toda a programação. Serão 43 agremiações em cortejo, entre 15 maracatus, 5 cordões, 9 blocos, 8 escolas de samba e 6 afoxés.
Programação infantil todos os dias
A folia deste ano foi pensada para todas as idades, com programação infantil garantida diariamente em dois polos.
No Passeio Público, as atividades acontecem sempre das 9h às 12h, com duas atrações voltadas à primeira infância. Já no Parque Rachel de Queiroz, a programação começa diariamente com uma atração infantil, integrando música, brincadeira e convivência familiar ao evento.
Acesso gratuito e cultura para todos
Todas as atividades do Carnaval de Fortaleza 2026 têm acesso gratuito, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a democratização da cultura, a ocupação dos espaços públicos e o fortalecimento da economia criativa.
Farol da Cultura
A programação completa do Ciclo Carnavalesco está disponível no Farol da Cultura, aplicativo gratuito para Android e iOS, que permite acompanhar os eventos em tempo real, localizar palcos por geolocalização, montar roteiros personalizados e acessar recursos de acessibilidade.
Fortalecimento da Economia e do Turismo
A programação acontece em um cenário de forte projeção turística para a capital. Para 2026, no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro — que compreende o Pré-Carnaval e o Carnaval — a movimentação estimada é de 227.140 turistas, segundo o Observatório, número que representa um crescimento de 13,6% em relação ao consolidado de 2025. A expectativa é que esse fluxo gere um impacto econômico de aproximadamente R$ 1,15 bilhão na economia de Fortaleza. Caso a estimativa se confirme, a receita será 18,4% maior que a registrada no ano anterior.
O evento também ocorre em um momento de destaque nacional para o destino. Segundo levantamento da plataforma de viagens Kayak, a capital cearense aparece entre os 10 destinos mais buscados do Brasil para o período carnavalesco. De acordo com a pesquisa, Fortaleza segue como uma das principais escolhas dos viajantes, impulsionada pelo clima quente, pelas praias urbanas e pela ampla oferta de lazer e eventos durante o Carnaval. Ainda segundo o estudo, o preço médio das passagens aéreas para Fortaleza está estimado em R$ 1.373, considerando voos de ida e volta entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2026.
Serviço
Entre os destinos mais procurados do Brasil, Fortaleza tem agenda do Carnaval 2026 divulgada
Datas e horários diversos
