A Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza (PGM) conquistou o 2º lugar na 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex 2025. O resultado foi anunciado em Brasília, na última segunda-feira (24/11). O projeto Dívida Ativa 4.0: Transformação Digital para o Cidadão da PGM concorreu na categoria Inovação na Gestão e foi reconhecido por promover soluções tecnológicas que facilitam o acesso do cidadão aos serviços públicos.
A iniciativa oferece ao cidadão uma variedade de canais digitais para consulta e negociação de débitos inscritos em dívida ativa, que garantem autonomia ao contribuinte e o colocam na condição de protagonista, ao assumir o controle e posição de centralidade em suas decisões. A proposta é fortalecer a relação com o poder público por meio de ferramentas simples, eficientes e acessíveis.
A subprocuradora-geral de Fortaleza, Valéria Lopes, participou da cerimônia ao lado do coordenador de Tecnologia, Governança e Inovação (CTIGI) da PGM, Catulo Hansen. Ela destacou o orgulho pelo reconhecimento nacional do projeto.
“Esta conquista celebra o trabalho comprometido de toda a equipe, que transformou tecnologia e inteligência de dados em resultados concretos para a gestão pública e para o cidadão. Agradecemos a todos que fazem a PGM e acreditaram na modernização da Dívida Ativa como instrumento de eficiência, transparência e justiça fiscal. Este reconhecimento reforça nosso compromisso permanente de inovar para servir melhor”, celebrou.
O projeto faz parte de um processo permanente de transição do modelo físico para um novo paradigma de transformação digital iniciado em 2021 pela PGM de Fortaleza. Um dos resultados foi o desenvolvimento do Sistema Àgilis, criado pela CTIGI, para auxiliar na gestão da cobrança dos créditos públicos inscritos em Dívida Ativa. A ferramenta garante mais agilidade, eficiência e precisão aos trabalhos desenvolvidos pelo órgão municipal.
O Prêmio de Inovação J.Ex reconhece iniciativas de destaque em tecnologia, gestão e novas metodologias voltadas ao ecossistema de Justiça. A edição de 2025 recebeu mais de 600 inscrições, contou com 176 finalistas e reuniu 97 instituições de seis países, valorizando projetos que contribuem para a melhoria dos serviços oferecidos à população.
