O prefeito Evandro Leitão participou, nesta sexta-feira (27/6), da abertura da 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza. Promovido pela Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), o evento conta com a parceria de organizações da sociedade civil e segue até sábado (28/6), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A conferência tem como foco debater os principais desafios urbanos da capital cearense, além de construir propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
“Essa conferência é fundamental para ouvirmos a cidade que queremos e aquilo que desejamos para a Fortaleza dos próximos anos. A participação de todos os movimentos é essencial, e aqui contamos com diversos segmentos importantes da nossa cidade. Essa escuta ativa, esse olhar sensível e diferenciado, com o objetivo de enxergar as pessoas não apenas como números ou CPFs, mas como seres humanos com sentimentos, vínculos e pertencimento à sua comunidade. Isso é extremamente importante para que as políticas públicas cheguem, de fato, onde precisam chegar”, destacou o prefeito.
O presidente do Ipplan, Artur Bruno, ressaltou que a conferência é resultado de um processo participativo e contínuo de escuta da população.
“Uma das diretrizes do nosso prefeito Evandro Leitão é a governança compartilhada. Ainda em abril, realizamos fóruns territoriais nos quais a população pôde discutir e apresentar propostas para a nossa gestão. Em seguida, promovemos quatro pré-conferências em diferentes bairros da cidade. Agora, chegamos a esta etapa final, que tem como objetivo consolidar propostas, ideias e sugestões para melhorar áreas como mobilidade urbana, habitação, meio ambiente, segurança, assistência social e a própria governança compartilhada”.
Artur Bruno também reforçou a importância da etapa para a definição de representantes de Fortaleza no debate nacional. “Nesta conferência, também serão eleitos os delegados de Fortaleza que participarão da conferência estadual, a qual, por sua vez, indicará os representantes para a conferência nacional. Trata-se de um momento estratégico para o debate sobre os desafios urbanos do país, que são muitos”.
Com o tema "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social", o evento é estruturado em cinco eixos temáticos: Mobilidade Urbana Sustentável; Meio Ambiente e Mudança Climática; Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Governança Compartilhada e Acolhimento; e Segurança Pública e Assistência Social.
O secretário municipal da Habitação, Jonas Dezidoro, também destacou a importância do envolvimento popular, especialmente na temática da habitação.
“Ficamos muito felizes em ver a participação da sociedade civil organizada e da população neste momento tão importante. Em relação à habitação, a expectativa é muito grande, pois vivemos um período repleto de boas oportunidades”.
“Esta conferência é uma chance valiosa de aprofundarmos o debate sobre o tema, mas os verdadeiros protagonistas desse processo são as pessoas que estão aqui contribuindo com propostas. No eixo da habitação, por exemplo, já recebemos mais de 49 sugestões nas etapas preparatórias. Isso é extremamente positivo, porque vem de quem vive nas comunidades e sente, na pele, os desafios do dia a dia”, concluiu o secretário.
