15 de March de 2018 em Mobilidade

Prefeito Roberto Cláudio apresenta novas ações e tecnologias para o transporte público de Fortaleza

Dentre os novos projetos, estão a implantação do BRT da Aguanambi, de novas faixas exclusivas de ônibus e de miniterminais


ações
Cerca de 1,1 milhão de pessoas serão beneficiadas com as iniciativas (Foto: Alex de Alencastro)

A logística do transporte público de Fortaleza contará, a partir deste ano, com novos reforços. O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta quinta-feira (15/03), no Paço Municipal, um pacote de ações e tecnologias que visam à otimização do sistema na Capital. Cerca de 1,1 milhão de passageiros, que transita diariamente pelas 320 linhas e nove terminais de ônibus, serão beneficiados.

Hoje, 27% da frota de ônibus de Fortaleza possui ar-condicionado e 56% conta com wi-fi gratuito. A expectativa é de que, até o fim de julho, 100% da frota tenha esteja equipada com wi-fi, fortalecendo um cenário composto por outras melhorias, como a renovação da frota com ônibus articulados, a reforma dos terminais de Messejana e Antônio Bezerra, além da requalificação dos terminais do Siqueira, Conjunto Ceará, Parangaba, Lagoa, Papicu e Coração de Jesus.

“A ideia é continuar uma política de prioridade ao transporte público, que é o segundo serviço mais utilizado pela população. A Prefeitura de Fortaleza vem intensificando esforços desde 2014 e, com isso, nós conseguimos aumentar a velocidade média dos ônibus, o número de usuários, o conforto dos terminais. A gente teve avanços importantes, mas a ideia é anunciar conjunto de novas medidas para avançar ainda mais a qualidade do transporte da Cidade”, declarou o Prefeito.

Dentre os novos projetos e ações de priorização do transporte público de Fortaleza, estão a implantação do BRT da Aguanambi, de novas faixas exclusivas de ônibus e de miniterminais estrategicamente distribuídos pela Capital. As iniciativas serão executadas intersetorialmente e contarão com os esforços da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e de demais órgãos da administração municipal.

BRT Aguanambi
Previsto para julho de 2018, o novo projeto do BRT Aguanambi, composto por 3,6 km de extensão, vai contemplar o trecho compreendido entre a rotatória da Avenida Eduardo Girão e a Avenida Domingos Olímpio e contará com 1,8 km de faixas exclusivas em cada sentido da via.

Transitarão, por hora, cerca de 70 ônibus, distribuídos em 8 linhas, fazendo a ligação direta do Centro para a Messejana. Neste trecho, o projeto contemplará ainda ciclovias unidirecionais junto aos passeios, com segregação física em relação aos carros, proporcionando também mais segurança aos ciclistas.

Novas faixas exclusivas de ônibus

a) Avenida Godofredo Maciel
Com intervenções em andamento e conclusão prevista para abril deste ano, a nova faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel, que vai compreender o trecho desde a Avenida Pres. Costa e Silva (Perimetral) até a Avenida Germano Frank, terá percurso total de 7,6 km, sendo 3,8 km em cada sentido da via.

Este novo projeto no bairro Maraponga e adjacências vai otimizar o deslocamento de usuários do transporte coletivo na região, gerando um benefício para cerca de 60 mil passageiros por dia, que trafegam pela via por meio de 17 linhas de ônibus e realizam 1091 viagens por dia, gerando fluxo de 97 ônibus/hora. O objetivo é reduzir o tempo de viagem desses passageiros, possibilitando um ir e vir mais rápido e seguro.

Além da faixa exclusiva, os abrigos de concreto também foram substituídos por metálicos e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está renovando toda a sinalização horizontal e vertical da via.

b) Centro de Fortaleza
Em fase de estudos, novas faixas exclusivas serão implantadas no Centro de Fortaleza, no sentido de melhorar o deslocamento daqueles que utilizam o transporte público na região. Dessa forma, possivelmente, serão cerca de 8,2 km de faixas exclusivas a serem implantadas no Centro, beneficiando mais de 300 mil usuários do transporte público que circulam naquela região por dia.

De acordo com o secretário Executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, “esta iniciativa deverá envolver Avenida Duque de Caxias, a Castro e Silva, a João Moreira e a Senador Pompeu. Nos trechos que passem em um núcleo mais central, onde o trânsito de pedestres é mais intenso, a velocidade determinada para os ônibus seria de 20 a 25km/h a fim de evitar quaisquer conflitos”, disse.

Está prevista, para a semana que vem, reunião entre a Prefeitura de Fortaleza e representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para a apresentação do projeto a comerciários e comerciantes. Para o prefeito Roberto Cláudio, “estas intervenções no Centro causam efeitos positivos para o comerciário, o trabalhador, o consumidor, que vão dispor de mais alternativas de linhas e maior agilidade, além de maior o aporte, rapidez e comodidade para comércio e a economia local”.

c) BR-116
Ainda este ano, a BR-116 contará com 12 km de faixa exclusiva. “A partir do início do segundo semestre, todo esse trajeto que será feito pelo ônibus será mais rápido”, garantiu o Prefeito.

Miniterminais
A política de integração, já em execução nos terminais de Fortaleza, deverá ser ampliada a partir da implantação de miniterminais na Capital, que contarão com guardas municipais, videomonitoramento, cobertura pelo Bilhete Único, comércio e banheiros. “Dessa forma, será possível aproveitar a ideia dos terminais, fechados, seguros, equipados, levando comodidade, segurança e integração física a áreas que hoje perdem por estarem distantes dos grandes terminais da cidade”, informou o Prefeito.

Atualmente, regiões estão em análise para receber o novo projeto dos miniterminais de ônibus. “A ideia é a gente criar essa nova política, testá-la e, obviamente, se for bem avaliada, e tiver sucesso, tratar de expandi-la”, adiantou Roberto Cláudio.

a) Avenida Washington Soares
No sentido de atender os usuários do transporte público que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana, Curió e adjacências, a Avenida Washington Soares deverá receber este novo projeto. Dessa forma, vai beneficiar, somente nesta região, cerca de 70 mil pessoas, que utilizam 13 linhas de transporte público. De acordo com o cronograma de implantação, a obra está prevista para dezembro de 2018.

b) Avenida Bernardo Manuel
A região também poderá ser atendida por este novo projeto, atendendo assim cerca de 130 mil pessoas que transitam em 33 linhas de ônibus por dia na região, beneficiando a população dos bairros Parque Dois Irmãos, José Walter e Mondubim, dentre outros. Também de acordo com o cronograma de implantação, a obra está prevista para dezembro de 2018.

c) Barra do Ceará
Com localização ainda em estudo, o bairro também poderá receber o projeto de miniterminal de ônibus. Até o fim do primeiro semestre de 2019, esta obra deverá ser concluída.

App Meu Ônibus Fortaleza
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), lança uma nova versão do aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza” com o objetivo de melhorar a funcionalidade do app, facilitando a previsão de chegada dos ônibus nos pontos de parada. Para melhorar a precisão do aplicativo, que funciona por meio do GPS instalado nos ônibus, foi atualizada a base de dados que contém as 280 linhas e os 7.445 pontos de parada.

Outra nova funcionalidade do aplicativo é a recarga online do Bilhete Único ou da carteira estudantil. A recarga é realizada em plataforma segura e estará disponível nos ônibus e bilheterias dos terminais no dia seguinte, caso o usuário realize sua aquisição até 18h ou em 48 horas, para aquisições feitas após este horário. Para recarregar, é preciso realizar o cadastro no aplicativo no campo “Recarga online”, depois o usuário deve efetuar o login e cadastrar o seu Bilhete Único ou carteira estudantil. A recarga máxima é de R$300,00, e o pagamento será feito em cartão de crédito.

Linha Turística
O modelo de linha turística existe em diversas cidades do mundo e, aqui em Fortaleza, o processo segue em licitação. Com um itinerário mínimo exigido com nove pontos de parada, (dentre eles, a Praça da Estação, o Dragão do Mar, a Feirinha da Beira Mar, o Mercado dos Peixes, o Museu da Fotografia, o Aterro da Praia de Iracema, dentre outros), as propostas recebidas pelas empresas estão em análise pela Comissão de Licitação de Fortaleza (CLFor).

Linha Aeroporto-Rede Hoteleira
Ainda neste semestre, será assinada a ordem de serviço para a reativação da linha especial de ônibus que vai ligar o Aeroporto Internacional Pinto Martins à rede hoteleira de Fortaleza, com previsão de início da operação até o final de abril. A rota deverá circular pela Avenida Sen. Carlos Jereissati e BR-116, chegando às avenidas Aguanambi e Dom Manuel, indo em direção às avenidas Historiador Raimundo Girão, Beira Mar e Abolição. A princípio, serão dois veículos operando na frequência de 30 minutos entre cada viagem.

Prefeito Roberto Cláudio apresenta novas ações e tecnologias para o transporte público de Fortaleza

Dentre os novos projetos, estão a implantação do BRT da Aguanambi, de novas faixas exclusivas de ônibus e de miniterminais

ações
Cerca de 1,1 milhão de pessoas serão beneficiadas com as iniciativas (Foto: Alex de Alencastro)

A logística do transporte público de Fortaleza contará, a partir deste ano, com novos reforços. O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta quinta-feira (15/03), no Paço Municipal, um pacote de ações e tecnologias que visam à otimização do sistema na Capital. Cerca de 1,1 milhão de passageiros, que transita diariamente pelas 320 linhas e nove terminais de ônibus, serão beneficiados.

Hoje, 27% da frota de ônibus de Fortaleza possui ar-condicionado e 56% conta com wi-fi gratuito. A expectativa é de que, até o fim de julho, 100% da frota tenha esteja equipada com wi-fi, fortalecendo um cenário composto por outras melhorias, como a renovação da frota com ônibus articulados, a reforma dos terminais de Messejana e Antônio Bezerra, além da requalificação dos terminais do Siqueira, Conjunto Ceará, Parangaba, Lagoa, Papicu e Coração de Jesus.

“A ideia é continuar uma política de prioridade ao transporte público, que é o segundo serviço mais utilizado pela população. A Prefeitura de Fortaleza vem intensificando esforços desde 2014 e, com isso, nós conseguimos aumentar a velocidade média dos ônibus, o número de usuários, o conforto dos terminais. A gente teve avanços importantes, mas a ideia é anunciar conjunto de novas medidas para avançar ainda mais a qualidade do transporte da Cidade”, declarou o Prefeito.

Dentre os novos projetos e ações de priorização do transporte público de Fortaleza, estão a implantação do BRT da Aguanambi, de novas faixas exclusivas de ônibus e de miniterminais estrategicamente distribuídos pela Capital. As iniciativas serão executadas intersetorialmente e contarão com os esforços da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e de demais órgãos da administração municipal.

BRT Aguanambi
Previsto para julho de 2018, o novo projeto do BRT Aguanambi, composto por 3,6 km de extensão, vai contemplar o trecho compreendido entre a rotatória da Avenida Eduardo Girão e a Avenida Domingos Olímpio e contará com 1,8 km de faixas exclusivas em cada sentido da via.

Transitarão, por hora, cerca de 70 ônibus, distribuídos em 8 linhas, fazendo a ligação direta do Centro para a Messejana. Neste trecho, o projeto contemplará ainda ciclovias unidirecionais junto aos passeios, com segregação física em relação aos carros, proporcionando também mais segurança aos ciclistas.

Novas faixas exclusivas de ônibus

a) Avenida Godofredo Maciel
Com intervenções em andamento e conclusão prevista para abril deste ano, a nova faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel, que vai compreender o trecho desde a Avenida Pres. Costa e Silva (Perimetral) até a Avenida Germano Frank, terá percurso total de 7,6 km, sendo 3,8 km em cada sentido da via.

Este novo projeto no bairro Maraponga e adjacências vai otimizar o deslocamento de usuários do transporte coletivo na região, gerando um benefício para cerca de 60 mil passageiros por dia, que trafegam pela via por meio de 17 linhas de ônibus e realizam 1091 viagens por dia, gerando fluxo de 97 ônibus/hora. O objetivo é reduzir o tempo de viagem desses passageiros, possibilitando um ir e vir mais rápido e seguro.

Além da faixa exclusiva, os abrigos de concreto também foram substituídos por metálicos e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está renovando toda a sinalização horizontal e vertical da via.

b) Centro de Fortaleza
Em fase de estudos, novas faixas exclusivas serão implantadas no Centro de Fortaleza, no sentido de melhorar o deslocamento daqueles que utilizam o transporte público na região. Dessa forma, possivelmente, serão cerca de 8,2 km de faixas exclusivas a serem implantadas no Centro, beneficiando mais de 300 mil usuários do transporte público que circulam naquela região por dia.

De acordo com o secretário Executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, “esta iniciativa deverá envolver Avenida Duque de Caxias, a Castro e Silva, a João Moreira e a Senador Pompeu. Nos trechos que passem em um núcleo mais central, onde o trânsito de pedestres é mais intenso, a velocidade determinada para os ônibus seria de 20 a 25km/h a fim de evitar quaisquer conflitos”, disse.

Está prevista, para a semana que vem, reunião entre a Prefeitura de Fortaleza e representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para a apresentação do projeto a comerciários e comerciantes. Para o prefeito Roberto Cláudio, “estas intervenções no Centro causam efeitos positivos para o comerciário, o trabalhador, o consumidor, que vão dispor de mais alternativas de linhas e maior agilidade, além de maior o aporte, rapidez e comodidade para comércio e a economia local”.

c) BR-116
Ainda este ano, a BR-116 contará com 12 km de faixa exclusiva. “A partir do início do segundo semestre, todo esse trajeto que será feito pelo ônibus será mais rápido”, garantiu o Prefeito.

Miniterminais
A política de integração, já em execução nos terminais de Fortaleza, deverá ser ampliada a partir da implantação de miniterminais na Capital, que contarão com guardas municipais, videomonitoramento, cobertura pelo Bilhete Único, comércio e banheiros. “Dessa forma, será possível aproveitar a ideia dos terminais, fechados, seguros, equipados, levando comodidade, segurança e integração física a áreas que hoje perdem por estarem distantes dos grandes terminais da cidade”, informou o Prefeito.

Atualmente, regiões estão em análise para receber o novo projeto dos miniterminais de ônibus. “A ideia é a gente criar essa nova política, testá-la e, obviamente, se for bem avaliada, e tiver sucesso, tratar de expandi-la”, adiantou Roberto Cláudio.

a) Avenida Washington Soares
No sentido de atender os usuários do transporte público que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana, Curió e adjacências, a Avenida Washington Soares deverá receber este novo projeto. Dessa forma, vai beneficiar, somente nesta região, cerca de 70 mil pessoas, que utilizam 13 linhas de transporte público. De acordo com o cronograma de implantação, a obra está prevista para dezembro de 2018.

b) Avenida Bernardo Manuel
A região também poderá ser atendida por este novo projeto, atendendo assim cerca de 130 mil pessoas que transitam em 33 linhas de ônibus por dia na região, beneficiando a população dos bairros Parque Dois Irmãos, José Walter e Mondubim, dentre outros. Também de acordo com o cronograma de implantação, a obra está prevista para dezembro de 2018.

c) Barra do Ceará
Com localização ainda em estudo, o bairro também poderá receber o projeto de miniterminal de ônibus. Até o fim do primeiro semestre de 2019, esta obra deverá ser concluída.

App Meu Ônibus Fortaleza
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), lança uma nova versão do aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza” com o objetivo de melhorar a funcionalidade do app, facilitando a previsão de chegada dos ônibus nos pontos de parada. Para melhorar a precisão do aplicativo, que funciona por meio do GPS instalado nos ônibus, foi atualizada a base de dados que contém as 280 linhas e os 7.445 pontos de parada.

Outra nova funcionalidade do aplicativo é a recarga online do Bilhete Único ou da carteira estudantil. A recarga é realizada em plataforma segura e estará disponível nos ônibus e bilheterias dos terminais no dia seguinte, caso o usuário realize sua aquisição até 18h ou em 48 horas, para aquisições feitas após este horário. Para recarregar, é preciso realizar o cadastro no aplicativo no campo “Recarga online”, depois o usuário deve efetuar o login e cadastrar o seu Bilhete Único ou carteira estudantil. A recarga máxima é de R$300,00, e o pagamento será feito em cartão de crédito.

Linha Turística
O modelo de linha turística existe em diversas cidades do mundo e, aqui em Fortaleza, o processo segue em licitação. Com um itinerário mínimo exigido com nove pontos de parada, (dentre eles, a Praça da Estação, o Dragão do Mar, a Feirinha da Beira Mar, o Mercado dos Peixes, o Museu da Fotografia, o Aterro da Praia de Iracema, dentre outros), as propostas recebidas pelas empresas estão em análise pela Comissão de Licitação de Fortaleza (CLFor).

Linha Aeroporto-Rede Hoteleira
Ainda neste semestre, será assinada a ordem de serviço para a reativação da linha especial de ônibus que vai ligar o Aeroporto Internacional Pinto Martins à rede hoteleira de Fortaleza, com previsão de início da operação até o final de abril. A rota deverá circular pela Avenida Sen. Carlos Jereissati e BR-116, chegando às avenidas Aguanambi e Dom Manuel, indo em direção às avenidas Historiador Raimundo Girão, Beira Mar e Abolição. A princípio, serão dois veículos operando na frequência de 30 minutos entre cada viagem.