
O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana entregaram, nesta sexta-feira (28/12), as obras de requalificação da Av. Aguanambi e o início da operação da primeira etapa do Corredor Expresso Messejana/Centro.
A primeira etapa da obra foi concluída em março de 2017, com a construção de um viaduto sobre a rotatória da Av. Aguanambi. O novo equipamento possui quatro faixas, sendo duas delas para carros que trafegam no sentido Centro/BR-116, e duas exclusivas para ônibus, em ambos os sentidos. O viaduto permitiu a eliminação do semáforo existente na rotatória, possibilitando tráfego expresso à BR116. No mesmo período, foi entregue ainda uma passarela para pedestres, a primeira com elevadores da Capital.
O projeto da nova Av. Aguanambi contemplou ainda os serviços de drenagem, com a ampliação do canal, construção de seis estações de ônibus junto ao canteiro central da avenida, além de obras de urbanização, com a construção de calçadas, ciclovia, nova iluminação e paisagismo, desde a Avenida Domingos Olímpio até a rotatória da Avenida Aguanambi com BR-116.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) dará início à operação das seis estações do corredor expresso de ônibus, localizadas junto ao canteiro central da avenida. Entre as 25 linhas que operam na Avenida Aguanambi, nove passam a operar com embarque e desembarque em nível nas estações, beneficiando cerca de 82 mil passageiros.
Com parte do corredor expresso em operação, os usuários terão mais agilidade, com ganho de, aproximadamente, 50% do tempo de viagem dos coletivos.
As novas estações são dotadas de sistema de automação que viabiliza a abertura das portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos. A partir de hoje e durante uma semana, duas linhas funcionarão durante a operação assistida para testar o conjunto de tecnologias que está sendo usado na estação.
“Após este período de teste, nove linhas funcionarão integralmente ligando o Centro à área que mais cresce hoje em Fortaleza, a Regional VI. Além de requalificar o sistema viário e priorizar pedestres e ciclistas, a obra dará uma nova roupagem a avenida e possibilita novos comércios e residências em prédios e terrenos abandonados na região”, destacou o Prefeito.
A obra da Avenida Aguanambi é uma das principais intervenções de mobilidade urbana da Cidade. Orçadas em R$ 105,7 milhões, as obras contaram com recursos provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador Camilo Santana participou da entrega e reforçou a importância da parceria entre prefeitura e governo em beneficio da população.
“O Programa Juntos por Fortaleza não é apenas uma marca. São ações conjuntas onde as equipes técnicas planejam juntos, pensando a longo prazo e permitindo que Prefeitura e Governo do Estado trabalhem para que Fortaleza seja uma cidade melhor e tenha mais qualidade de vida. Essa obra entregue hoje deixa a Cidade mais bonita e sobretudo dá segurança e conforto aos usuários do transporte público”, comentou Camilo Santana.
Binário
Com as intervenções, será implantado um binário envolvendo as ruas Padre Matos Serra e Coronel Solón, visando melhorar a mobilidade urbana e possibilitar mais fluidez para quem trafega na região, com inclusão de medidas de segurança para pedestres e infraestruturas cicloviárias.
As ruas Coronel Solón e Padre Matos Serra vão operar em sentidos opostos, no trecho entre as ruas Lauro Maia e Barão do Rio Branco, e cruzarão a Avenida Aguanambi, na sua continuação pela Rua Senador Pompeu. Com a implantação da nova disposição, a Rua Coronel Solón vai operar no sentido leste-oeste (sentido Bairro de Fátima) e a Rua Padre Matos Serra vai operar no sentido oposto (sentido Aldeota).
Infraestrutura cicloviária
Com o projeto, a Avenida Aguanambi agora conta também com 4 km de ciclovias, em ambos os sentidos, sendo integrada às novas ciclofaixas. A ciclovia foi implantada junto às calçadas, que receberam ainda paisagismo e novo piso. Já as ruas Padre Matos Serra e Padre Miguelino receberam um total de 1,1 km de infraestrutura cicloviária, no trecho entre as ruas Sousa Girão e Senador Pompeu, e as ruas Coronel Sólon e Saldanha Marinho receberam cerca de 0,9 km de ciclofaixa, entre as ruas Sousa Girão e Barão do Rio Branco. As novas ciclofaixas são unidirecionais em cada via, ligando a ciclovia na Avenida Aguanambi às ciclofaixas existentes nas ruas Barão do Rio Branco e Senador Pompeu.
A Prefeitura de Fortaleza implantou um total de 6 km de novo percurso seguro para ciclistas, com nova ciclovia, ciclofaixas e um trecho de ciclorrota no bairro José Bonifácio (Regional IV), beneficiando os ciclistas que percorrem a Avenida Domingos Olímpio e as ruas Padre Matos Serra, Padre Miguelino, Coronel Sólon e Saldanha Marinho, além da região no entorno.
