10 de April de 2019 em Educação

Prefeito Roberto Cláudio lança Projeto Integração – Turmas Avançadas 2019

A ação visa ao fortalecimento da aprendizagem proposta pela Rede Municipal de Ensino por meio da ampliação da jornada escolar


foto do palco do teatro do cuca barra
"Nós queremos que nossos jovens sigam trajetórias vitoriosas e que sejam exemplos positivos”, declarou o prefeito Roberto Cláudio durante o lançamento do Projeto Integração 2019
O prefeito Roberto Cláudio lançou, na tarde desta quarta-feira (10/04), no auditório do Cuca Barra, o Projeto Integração – Turmas Avançadas 2019. A ação visa ao fortalecimento da aprendizagem proposta pela Rede Municipal de Ensino por meio da ampliação da jornada escolar. A iniciativa, oriunda da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Juventude, oferta qualificação de excelência ao estudante do Ensino Fundamental para o ingresso no Ensino Médio, aliando diretrizes da educação básica a experiências socioeducativas.

Os alunos do 6º ao 9º ano regularmente matriculados em escolas de regime parcial do Município terão acesso, no contraturno escolar, a aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Biologia e Química. Na ocasião, que contou com a presença da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, o prefeito Roberto Cláudio reforçou o intuito da proposta. “Fortaleza conta, hoje, com quase 32% das matrículas da Rede Municipal em Tempo Integral. O tempo de estudo estendido fortalece o aprendizado e aumenta a competitividade dos nossos jovens. Nesse sentido, nós montamos, em parceria com o Colégio Militar de Fortaleza, este programa específico de turmas avançadas, identificando alunos que tenham maior conhecimento, talentos específicos e desejo de expandir seus horários de aprendizagem de forma disciplinada. Dessa forma, nós queremos que nossos jovens sigam trajetórias vitoriosas e que sejam exemplos positivos”, declarou.

O curso ofertará, anualmente, 1.440 horas-aula. “Nosso objetivo é expandir o ensino em tempo integral, inclusive, nas escolas de tempo parcial, cumprindo uma carga horária de, no mínimo, sete horas diárias. Esse curso de excelência irá proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental bases importantes em conteúdos do Ensino Médio, facilitando o ingresso no Ensino Superior”, reforçou Dalila Saldanha.

Expansão

Em 2018, as Turmas Avançadas funcionaram como projeto-piloto com um polo, contemplando 160 alunos de quatro escolas municipais. Em decorrência dos bons resultados, em 2019, a iniciativa se estende para três polos, 16 turmas e 640 estudantes participantes, sendo 160 do Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

“Muitos desses jovens estão recebendo medalhas importantes, outros estão sendo convidados a estudar em escolas particulares por meio de bolsas de estudo, outros conquistando vagas no Instituto Federal do Ceará. Esta é uma demonstração de que vale a pena expandir a iniciativa e continuar acreditando nesses alunos”, acrescentou o Prefeito.

A estudante Maria Clara Nogueira, participante do Projeto, registrou suas impressões. “Sou aluna da Escola Torres de Melo, participei do projeto-piloto e encarei essa chance como uma oportunidade de viver uma experiência nova e muito gratificante. Com a base que estou tendo, vou alcançar meu sonho de ser médica veterinária. Fico agradecida, feliz e orgulhosa de presenciar essa expansão”, apontou.

Seleção de alunos

A escolha dos alunos que participam das Turmas Avançadas é feita a partir de critérios de desempenho nas avaliações de rede (ADR). Além de material pedagógico e professores especialistas, a rotina escolar do contraturno dos estudantes oferece alimentação, fardamento e transporte.

Novidades previstas pelo Projeto

Durante o evento, Dalila Saldanha anunciou novidades previstas pelo Projeto para este ano. Dentre as iniciativas, destaca-se o Programa de Monitoria com Bolsa, que visa ao compartilhamento de conhecimentos e de experiências entre os próprios alunos em sala de aula. “Com foco no princípio da cooperação, alunos selecionados pelo Projeto Integração serão monitores e auxiliarão, durante o horário de aula regular, o aprendizado de outros estudantes”, explicou, adiantando que a remuneração prevista para os monitores será brevemente divulgada.

Prefeito Roberto Cláudio lança Projeto Integração – Turmas Avançadas 2019

A ação visa ao fortalecimento da aprendizagem proposta pela Rede Municipal de Ensino por meio da ampliação da jornada escolar

foto do palco do teatro do cuca barra
"Nós queremos que nossos jovens sigam trajetórias vitoriosas e que sejam exemplos positivos”, declarou o prefeito Roberto Cláudio durante o lançamento do Projeto Integração 2019
O prefeito Roberto Cláudio lançou, na tarde desta quarta-feira (10/04), no auditório do Cuca Barra, o Projeto Integração – Turmas Avançadas 2019. A ação visa ao fortalecimento da aprendizagem proposta pela Rede Municipal de Ensino por meio da ampliação da jornada escolar. A iniciativa, oriunda da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Juventude, oferta qualificação de excelência ao estudante do Ensino Fundamental para o ingresso no Ensino Médio, aliando diretrizes da educação básica a experiências socioeducativas.

Os alunos do 6º ao 9º ano regularmente matriculados em escolas de regime parcial do Município terão acesso, no contraturno escolar, a aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Biologia e Química. Na ocasião, que contou com a presença da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, o prefeito Roberto Cláudio reforçou o intuito da proposta. “Fortaleza conta, hoje, com quase 32% das matrículas da Rede Municipal em Tempo Integral. O tempo de estudo estendido fortalece o aprendizado e aumenta a competitividade dos nossos jovens. Nesse sentido, nós montamos, em parceria com o Colégio Militar de Fortaleza, este programa específico de turmas avançadas, identificando alunos que tenham maior conhecimento, talentos específicos e desejo de expandir seus horários de aprendizagem de forma disciplinada. Dessa forma, nós queremos que nossos jovens sigam trajetórias vitoriosas e que sejam exemplos positivos”, declarou.

O curso ofertará, anualmente, 1.440 horas-aula. “Nosso objetivo é expandir o ensino em tempo integral, inclusive, nas escolas de tempo parcial, cumprindo uma carga horária de, no mínimo, sete horas diárias. Esse curso de excelência irá proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental bases importantes em conteúdos do Ensino Médio, facilitando o ingresso no Ensino Superior”, reforçou Dalila Saldanha.

Expansão

Em 2018, as Turmas Avançadas funcionaram como projeto-piloto com um polo, contemplando 160 alunos de quatro escolas municipais. Em decorrência dos bons resultados, em 2019, a iniciativa se estende para três polos, 16 turmas e 640 estudantes participantes, sendo 160 do Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

“Muitos desses jovens estão recebendo medalhas importantes, outros estão sendo convidados a estudar em escolas particulares por meio de bolsas de estudo, outros conquistando vagas no Instituto Federal do Ceará. Esta é uma demonstração de que vale a pena expandir a iniciativa e continuar acreditando nesses alunos”, acrescentou o Prefeito.

A estudante Maria Clara Nogueira, participante do Projeto, registrou suas impressões. “Sou aluna da Escola Torres de Melo, participei do projeto-piloto e encarei essa chance como uma oportunidade de viver uma experiência nova e muito gratificante. Com a base que estou tendo, vou alcançar meu sonho de ser médica veterinária. Fico agradecida, feliz e orgulhosa de presenciar essa expansão”, apontou.

Seleção de alunos

A escolha dos alunos que participam das Turmas Avançadas é feita a partir de critérios de desempenho nas avaliações de rede (ADR). Além de material pedagógico e professores especialistas, a rotina escolar do contraturno dos estudantes oferece alimentação, fardamento e transporte.

Novidades previstas pelo Projeto

Durante o evento, Dalila Saldanha anunciou novidades previstas pelo Projeto para este ano. Dentre as iniciativas, destaca-se o Programa de Monitoria com Bolsa, que visa ao compartilhamento de conhecimentos e de experiências entre os próprios alunos em sala de aula. “Com foco no princípio da cooperação, alunos selecionados pelo Projeto Integração serão monitores e auxiliarão, durante o horário de aula regular, o aprendizado de outros estudantes”, explicou, adiantando que a remuneração prevista para os monitores será brevemente divulgada.