12 de Novembro de 2025 em Mobilidade IMPRIMIR

Prefeitura conclui implantação da primeira Faixa Azul para motocicletas em Fortaleza

A medida experimental será acompanhada por uma ação educativa voltada à conscientização de condutores sobre segurança viária e regras de circulação


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motociclista passando pela faixa azul na avenida humberto monte
Com 1,6 km de extensão e largura mínima de 1,10 m, a sinalização foi implantada na Avenida Humberto Monte, no trecho compreendido entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul, em via cuja velocidade máxima é de 50 km/h

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), conclui, nesta quarta-feira (12/11), a implantação da primeira Faixa Azul para motocicletas na cidade. A medida experimental será acompanhada por uma ação educativa voltada à conscientização de condutores sobre segurança viária e regras de circulação.

A iniciativa, autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tem como objetivo disciplinar o fluxo de veículos, reduzir conflitos e tornar os deslocamentos mais eficientes.

A Faixa Azul, também conhecida como motofaixa, é de uso preferencial, e não obrigatório, por motociclistas. Com 1,6 km de extensão e largura mínima de 1,10 m, a sinalização foi implantada na Avenida Humberto Monte, no trecho compreendido entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul, em via cuja velocidade máxima é de 50 km/h.

Segundo o superintendente da AMC, Sérgio Costa, a intervenção integra uma política de mobilidade urbana mais inclusiva. “Fortaleza tem buscado soluções inovadoras para contemplar todos os modais de transporte. A motofaixa é uma medida que visa organizar o espaço compartilhado entre motos e automóveis, reduzindo riscos e promovendo maior fluidez”, destaca.

A escolha da Avenida Humberto Monte para a fase inicial do projeto levou em consideração critérios técnicos como ocorrência e gravidade de sinistros, existência prévia de infraestrutura cicloviária e condições geométricas adequadas, sem necessidade de alterar o número de faixas ou as permissões de estacionamento.

Durante o período de testes, a AMC realizará o monitoramento dos resultados do projeto, com base em indicadores técnicos e operacionais. As análises subsidiarão aperfeiçoamentos na sinalização e expansões para outras vias da cidade.

Prefeitura conclui implantação da primeira Faixa Azul para motocicletas em Fortaleza

A medida experimental será acompanhada por uma ação educativa voltada à conscientização de condutores sobre segurança viária e regras de circulação

motociclista passando pela faixa azul na avenida humberto monte
Com 1,6 km de extensão e largura mínima de 1,10 m, a sinalização foi implantada na Avenida Humberto Monte, no trecho compreendido entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul, em via cuja velocidade máxima é de 50 km/h

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), conclui, nesta quarta-feira (12/11), a implantação da primeira Faixa Azul para motocicletas na cidade. A medida experimental será acompanhada por uma ação educativa voltada à conscientização de condutores sobre segurança viária e regras de circulação.

A iniciativa, autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tem como objetivo disciplinar o fluxo de veículos, reduzir conflitos e tornar os deslocamentos mais eficientes.

A Faixa Azul, também conhecida como motofaixa, é de uso preferencial, e não obrigatório, por motociclistas. Com 1,6 km de extensão e largura mínima de 1,10 m, a sinalização foi implantada na Avenida Humberto Monte, no trecho compreendido entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul, em via cuja velocidade máxima é de 50 km/h.

Segundo o superintendente da AMC, Sérgio Costa, a intervenção integra uma política de mobilidade urbana mais inclusiva. “Fortaleza tem buscado soluções inovadoras para contemplar todos os modais de transporte. A motofaixa é uma medida que visa organizar o espaço compartilhado entre motos e automóveis, reduzindo riscos e promovendo maior fluidez”, destaca.

A escolha da Avenida Humberto Monte para a fase inicial do projeto levou em consideração critérios técnicos como ocorrência e gravidade de sinistros, existência prévia de infraestrutura cicloviária e condições geométricas adequadas, sem necessidade de alterar o número de faixas ou as permissões de estacionamento.

Durante o período de testes, a AMC realizará o monitoramento dos resultados do projeto, com base em indicadores técnicos e operacionais. As análises subsidiarão aperfeiçoamentos na sinalização e expansões para outras vias da cidade.