16 de February de 2016 em Mobilidade

Prefeitura de Fortaleza abre chamada pública para implantação do sistema de carros elétricos compartilhados

O projeto pioneiro no Brasil vai ampliar as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza


Os veículos precisam ser ecologicamente limpos (100% elétricos) e estarem dentro da regulamentação brasileira (Foto: Marcos Moura)

As empresas interessadas em fazer a implantação, operação e manutenção do primeiro sistema público no Brasil de Carros Elétricos Compartilhados na capital cearense já podem apresentar suas propostas junto à Comissão Permanente de Licitações (CPL) da Prefeitura de Fortaleza. Os veículos precisam ser ecologicamente limpos (100% elétricos) e estarem dentro da regulamentação brasileira. Com isso, o novo modelo de transporte vai permitir uma mobilidade urbana mais sustentável, com zero emissão de poluentes e baixa poluição sonora.

O prazo para os interessados apresentarem os envelopes contendo os documentos para Habilitação, Projeto Executivo e Proposta Técnica segue até o dia 2 de março de2016, às 09:00, na sede da Central de Licitações, situada à Rua do Rosário, 77 – Centro – Edifício Comandante Vital Rolim. Os envelopes serão abertos nesta mesma data. O edital, que permite multipatrocínio e co-patrocínio, encontra-se à disposição fisicamente neste mesmo endereço e também no site http://compras.fortaleza.ce.gov.br/, além do Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/.

A exemplo do que já acontece com as bicicletas compartilhadas do Bicicletar, o novo Sistema de Carros Elétricos Compartilhados de Fortaleza também não trará nenhum ônus para a administração municipal, que será fiscalizadora da iniciativa. Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto pioneiro no Brasil vai ampliar as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza, além de incentivar a carona amiga e reduzir a quantidade de veículos na cidade.

O escopo do projeto está alinhado às condições, especificações e normas exigidas pela Lei Federal nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro e suas alterações, além da Lei Federal nº 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O modelo de “car-sharing”, ou compartilhamento de veículos, visa a integração com os demais modos já existentes e em expansão na capital cearense, ou seja, com as bicicletas compartilhadas e os ônibus, que estão em crescente desenvolvimento de suas infraestruturas, como ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus na atual gestão. Existente em países da Europa e nos Estados Unidos, o sistema dá exemplos da implantação e operação bem-sucedidos em Paris, Milão, Londres e Indianápolis, por exemplo.

A iniciativa é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza alinhadas ao Plano de Redução de Carbono da ICLEI – Local Governments for Sustainability e às diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21). Com isso, o meio ambiente também agradece, já que o fato de que os carros compartilhados devem ser totalmente elétricos para serem adotados na cidade já define que serão meios de transporte que não poluirão o meio ambiente, contribuindo para uma mobilidade sustentável na cidade.

Incentivos
* Os usuários cadastrados poderão, via aplicativo, oferecer e solicitar carona, ficando as taxas de uso divididas entre os usuários;

* Os usuários com cadastro ativo no Bilhete Único terão benefícios no sistema;

* Os carros elétricos poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.

Cadastro no sistema
Para realizar o cadastro online em plataforma a ser lançada em breve, o usuário deverá apresentar carteira de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão. Em plataforma online a aplicativo, o usuário poderá reservar qualquer veículo disponível em qualquer uma das estações e retirá-lo dentro de 15 minutos, podendo ainda oferecer e solicitar carona. A tarifação de uso será de um valor fixo acrescido de valor adicional por minuto de viagem. O usuário do sistema poderá dirigir pelo tempo que quiser.

Área de cobertura
Inicialmente, a definição da área de cobertura do Sistema de Carros Elétricos Compartilhados de Fortaleza deverá seguir os seguintes critérios:

a) preferencialmente, em áreas de considerável densidade populacional e de uso misto do solo, com comércio, residências, lazer, serviços, estudos, cultura, turismo, etc;

b) em áreas com extensão suficiente para ter várias origens e destinos de viagens;

c) preferencialmente em áreas próximas à rede dos diversos sistemas de transporte público existentes, tais como Metrô, VLT e ônibus;

d) sempre que possível, próximas a extensos espaços públicos, a parques e a grandes equipamentos culturais, turísticos, educacionais, que funcionem como polo de atração de viagens;

Com isso, a ideia inicial do sistema é disponibilizar, em caráter de piloto, um total de 15 veículos ecologicamente limpos e completamente elétricos distribuídos em 10 estações alocadas em pontos estratégicos da cidade, como a Praça do Ferreira, Parangaba, Igreja de Fátima, Benfica, North Shopping, Aeroporto, Beira Mar, Del Paseo, Iguatemi e Riomar. Nas próximas etapas, o projeto deverá ser ampliado e a previsão é de que a cidade disponibilize um total de 45 carros elétricos compartilhados distribuídos em 30 estações até o final de 2017. Os locais previstos para as etapas seguintes serão: Messejana, Porangabuçu, Rodoviária, Montese, Instituto dos Cegos, Dragão do Mar, Aterrinho, Náutico, Assembleia Legislativa, Praça da Imprensa, Jornal O Povo, Avenida Monsenhor Tabosa, Praça Luíza Távora, Varjota, Pátio Dom Luiz, Cocó, Carrefour, Unifor, Avenida Edilson Brasil Soares e Lago Jacarey.

Benefícios principais do novo sistema
* Meio ambiente
- Incentiva energias limpas e renováveis;
- Emissão zero de gases poluentes;
- Emissão zero de poluição sonora.

* Sociedade
- Reduz a quantidade de veículos;
- Incentiva o sistema de carona;
- Fornece vagas exclusivas;
- Promove o consumo colaborativo.

* Individual
- Veículos em excelente estado de conservação;
- Custo zero de aquisição;
- Custo zero de manutenção.

A expectativa é que seja reduzida a participação dos transportes na emissão de gases de efeito estufa, assim como a poluição sonora em benefício do meio ambiente. O novo sistema vai possibilitar o uso equitativo da cidade e de todos os seus equipamentos e infraestruturas por todos. Dessa forma, vai oferecer uma alternativa inovadora para o deslocamento na cidade, promovendo também benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Prefeitura de Fortaleza abre chamada pública para implantação do sistema de carros elétricos compartilhados

O projeto pioneiro no Brasil vai ampliar as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza

Os veículos precisam ser ecologicamente limpos (100% elétricos) e estarem dentro da regulamentação brasileira (Foto: Marcos Moura)

As empresas interessadas em fazer a implantação, operação e manutenção do primeiro sistema público no Brasil de Carros Elétricos Compartilhados na capital cearense já podem apresentar suas propostas junto à Comissão Permanente de Licitações (CPL) da Prefeitura de Fortaleza. Os veículos precisam ser ecologicamente limpos (100% elétricos) e estarem dentro da regulamentação brasileira. Com isso, o novo modelo de transporte vai permitir uma mobilidade urbana mais sustentável, com zero emissão de poluentes e baixa poluição sonora.

O prazo para os interessados apresentarem os envelopes contendo os documentos para Habilitação, Projeto Executivo e Proposta Técnica segue até o dia 2 de março de2016, às 09:00, na sede da Central de Licitações, situada à Rua do Rosário, 77 – Centro – Edifício Comandante Vital Rolim. Os envelopes serão abertos nesta mesma data. O edital, que permite multipatrocínio e co-patrocínio, encontra-se à disposição fisicamente neste mesmo endereço e também no site http://compras.fortaleza.ce.gov.br/, além do Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/.

A exemplo do que já acontece com as bicicletas compartilhadas do Bicicletar, o novo Sistema de Carros Elétricos Compartilhados de Fortaleza também não trará nenhum ônus para a administração municipal, que será fiscalizadora da iniciativa. Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto pioneiro no Brasil vai ampliar as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza, além de incentivar a carona amiga e reduzir a quantidade de veículos na cidade.

O escopo do projeto está alinhado às condições, especificações e normas exigidas pela Lei Federal nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro e suas alterações, além da Lei Federal nº 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O modelo de “car-sharing”, ou compartilhamento de veículos, visa a integração com os demais modos já existentes e em expansão na capital cearense, ou seja, com as bicicletas compartilhadas e os ônibus, que estão em crescente desenvolvimento de suas infraestruturas, como ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus na atual gestão. Existente em países da Europa e nos Estados Unidos, o sistema dá exemplos da implantação e operação bem-sucedidos em Paris, Milão, Londres e Indianápolis, por exemplo.

A iniciativa é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza alinhadas ao Plano de Redução de Carbono da ICLEI – Local Governments for Sustainability e às diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21). Com isso, o meio ambiente também agradece, já que o fato de que os carros compartilhados devem ser totalmente elétricos para serem adotados na cidade já define que serão meios de transporte que não poluirão o meio ambiente, contribuindo para uma mobilidade sustentável na cidade.

Incentivos
* Os usuários cadastrados poderão, via aplicativo, oferecer e solicitar carona, ficando as taxas de uso divididas entre os usuários;

* Os usuários com cadastro ativo no Bilhete Único terão benefícios no sistema;

* Os carros elétricos poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.

Cadastro no sistema
Para realizar o cadastro online em plataforma a ser lançada em breve, o usuário deverá apresentar carteira de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão. Em plataforma online a aplicativo, o usuário poderá reservar qualquer veículo disponível em qualquer uma das estações e retirá-lo dentro de 15 minutos, podendo ainda oferecer e solicitar carona. A tarifação de uso será de um valor fixo acrescido de valor adicional por minuto de viagem. O usuário do sistema poderá dirigir pelo tempo que quiser.

Área de cobertura
Inicialmente, a definição da área de cobertura do Sistema de Carros Elétricos Compartilhados de Fortaleza deverá seguir os seguintes critérios:

a) preferencialmente, em áreas de considerável densidade populacional e de uso misto do solo, com comércio, residências, lazer, serviços, estudos, cultura, turismo, etc;

b) em áreas com extensão suficiente para ter várias origens e destinos de viagens;

c) preferencialmente em áreas próximas à rede dos diversos sistemas de transporte público existentes, tais como Metrô, VLT e ônibus;

d) sempre que possível, próximas a extensos espaços públicos, a parques e a grandes equipamentos culturais, turísticos, educacionais, que funcionem como polo de atração de viagens;

Com isso, a ideia inicial do sistema é disponibilizar, em caráter de piloto, um total de 15 veículos ecologicamente limpos e completamente elétricos distribuídos em 10 estações alocadas em pontos estratégicos da cidade, como a Praça do Ferreira, Parangaba, Igreja de Fátima, Benfica, North Shopping, Aeroporto, Beira Mar, Del Paseo, Iguatemi e Riomar. Nas próximas etapas, o projeto deverá ser ampliado e a previsão é de que a cidade disponibilize um total de 45 carros elétricos compartilhados distribuídos em 30 estações até o final de 2017. Os locais previstos para as etapas seguintes serão: Messejana, Porangabuçu, Rodoviária, Montese, Instituto dos Cegos, Dragão do Mar, Aterrinho, Náutico, Assembleia Legislativa, Praça da Imprensa, Jornal O Povo, Avenida Monsenhor Tabosa, Praça Luíza Távora, Varjota, Pátio Dom Luiz, Cocó, Carrefour, Unifor, Avenida Edilson Brasil Soares e Lago Jacarey.

Benefícios principais do novo sistema
* Meio ambiente
- Incentiva energias limpas e renováveis;
- Emissão zero de gases poluentes;
- Emissão zero de poluição sonora.

* Sociedade
- Reduz a quantidade de veículos;
- Incentiva o sistema de carona;
- Fornece vagas exclusivas;
- Promove o consumo colaborativo.

* Individual
- Veículos em excelente estado de conservação;
- Custo zero de aquisição;
- Custo zero de manutenção.

A expectativa é que seja reduzida a participação dos transportes na emissão de gases de efeito estufa, assim como a poluição sonora em benefício do meio ambiente. O novo sistema vai possibilitar o uso equitativo da cidade e de todos os seus equipamentos e infraestruturas por todos. Dessa forma, vai oferecer uma alternativa inovadora para o deslocamento na cidade, promovendo também benefícios econômicos, sociais e ambientais.