22 de fevereiro de 2021 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza altera serviços de atendimento ao público de acordo com restrições do decreto vigente

Serviços essenciais seguem funcionando e atendimentos presenciais estão suspensos ou limitados a agendamento


Conforme a vigência do atual decreto nº 14.931, publicado no Diário Oficial do Município, de modo a evitar a formação de aglomerações e a saturação do sistema de saúde, diversos serviços de atendimento dos órgãos da Prefeitura de Fortaleza foram alterados para se adequar às medidas restritivas. As alterações seguem até o próximo domingo (28/02).

Confira quais são os serviços e os horários de funcionamento:

Trânsito

Como se trata de serviço essencial, o controle do trânsito e patrulhamento das ruas continua funcionando normalmente. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuarão nas barreiras sanitárias, controlando o acesso de veículos na entrada e saída da cidade. Além desse trabalho, o órgão também dará suporte às ações em pontos que vierem a registrar aglomerações e ocupação irregular nos equipamentos públicos a partir das 17h.

Para resolver qualquer pendência relacionada ao trânsito, como recorrer de multa, antecipar penalidade, solicitar credencial de idosos e deficientes, dentre outros serviços, a orientação é optar pelos meios digitais: aplicativo AMC Móvel ou site centralamc.com.br

Quem desejar se deslocar para atendimento preferencial, apenas a central de atendimento do shopping Del Paseo estará fechada. As outras continuam abertas. No shopping RioMar, funcionará de segunda a sexta, de 9 às 20h, e aos sábados, de 9 às 17h. Já a do Benfica, apenas nos dias úteis, de 8 às 18h. Nos vapt-vupts do Antônio Bezerra e Messejana, também de segunda a sexta, de 8 às 17h.

Ciclofaixa de lazer

Nos próximos domingo (28/02) não haverá ciclofaixa de lazer. O objetivo é evitar o contágio pelo coronavírus, que tem triplicado o número de internações no estado.

Etufor

Com o novo decreto, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) funcionará com escalas reduzidas, porém sem prejudicar o atendimento ao público. Os atendimentos que podem ser adiados ou que não sejam urgentes neste momento, devem ser evitados. As atividades de gestão do transporte e fiscalização, cadastro, carteiras de estudante, logística e protocolo de documentos de órgãos/entidades externas ficarão submetidas ao regime de trabalho presencial. Excepcionalmente, o usuário pode comparecer à Etufor, mediante agendamento pelo site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br

- Solicitação de Carteiras estudantis

O atendimento para solicitação de carteiras estudantis deve ser feito prioritariamente pelo site http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br. O atendimento presencial deve ser evitado, sendo restritas à 2ª via do documento ou biometria facial. A biometria também pode ser feita pelo site. Para agendar atendimento na sede da Etufor, nas lojas dos shopping Riomar Kennedy ou Aldeota, o estudante deve acessar http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br

Deve ser evitado o atendimento para Bilhetinho, Bilhete Único e Cartão do Idoso, porém caso seja necessário será feito somente mediante agendamento. Dúvidas: 3101.3090

- Divisão de Cadastro

A emissão de carteira padrão para motoristas de todos os modais continua sendo realizada, com equipe em regime de escala. Dúvidas: 3452.9240.

- Divisão de Fiscalização e Vistorias

O atendimento para vistorias será mantido mediante agendamento pelo site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br. O calendário para vistorias de veículos que operam por aplicativo placa final “1” deve começar em março. Já aqueles que nunca fizeram podem agendar a qualquer momento. As vistorias de táxis, mototáxis, transporte escolar foram adiadas, não sendo, portanto, realizadas no momento. Dúvidas: 3452.9320.

- Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social

O atendimento para emissão de 1ª via de cartão gratuidade pode ser feito mediante agendamento por telefone 3131.7834 ou 3105.3096 ou pelo site. Os cartões gratuidade não serão bloqueados por validade, portanto, não terá atendimento para revalidação. Só serão atendidos usuários que queiram solicitar a 1ª via, ou tiverem o cartão bloqueado por outros motivos, desde que agendados.

- Protocolo

O protocolo de documentos de órgãos/entidades externas ficará submetido ao regime de trabalho presencial. Dúvidas: 3452.9228

SDE

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) suspendeu as atividades presenciais no Espaço da Cidadania, Centro de Referência do Empreendedor e nas Salas do Empreendedor, atendendo a orientação do Decreto nº 14.931, publicado no Diário Oficial do Município, em função das novas medidas de enfrentamento à Covid-19 anunciadas pelo Governo do Estado.

Atendimento geral da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico pelo 0800 081 4141

Sine Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza suspendeu as atividades presenciais nas unidades do Sine Municipal, atendendo a orientação do Decreto nº 14.931 em função das novas medidas de enfrentamento à Covid-19. No entanto, para auxiliar os trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego e buscar oportunidades de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 9.8513-4385 (não recebe ligações), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Sefin

Até o dia 28 de fevereiro de 2021, a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) disponibiliza os serviços de atendimento ao contribuinte por meio do site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br.

Pelo Canal Fale com a Sefin é possível esclarecer dúvidas e solucionar problemas de qualquer natureza com resposta em, no máximo, 24 horas.

Pelo link https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/Canal/16/Generico/1204/Ler o contribuinte encontrará todos os links de serviços disponíveis, como IPTU, cadastro, consultas e demais impostos.

Ecopontos e coleta domiciliar

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que os 86 Ecopontos disponíveis na cidade permanecerão funcionando normalmente, oferecendo os benefícios dos programas Recicla Fortaleza e E-Carroceiro. A coleta domiciliar de lixo também estará em plena atividade, seguindo os cronogramas preestabelecidos para cada região.

Clínica Veterinária 

A Clínica Veterinária seguirá realizando atendimentos gratuitos a cães e gatos da cidade. Como medidas de prevenção à Covid, será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos, será obrigatório o uso de máscara, não poderá entrar mais de uma pessoa na sala de atendimento ou consultório, está proibida a presença de crianças e será seguida a orientação geral de manter o distanciamento entre as pessoas.

Nesse sentido, a Clínica Veterinária, que fica na Av. da Saudade, esquina com a Av. dos Paroáras, no bairro Passaré (Regional 8), vai disponibilizar 20 cadeiras para o público na parte interna do prédio, com o controle de atendimento de um atendimento por vez. 

Iluminação pública

Os serviços de manutenção da iluminação pública também permanecerão funcionando. Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 e solicite serviço.

Urbanismo e paisagismo

Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) seguirá atendendo normalmente às demandas relacionadas à arborização pública. Os serviçospodem ser solicitados pelo canal 156 (telefone e aplicativo) ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para o recolhimento de árvores caídas em vias e logradouros públicos da Capital, a UrbFor disponibiliza um número de whatsapp exclusivo para este serviço, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h: 98682.2269. Os cidadãos podem enviar o nome da via, o número e, se possível, uma imagem da árvore, de forma que as equipes possam identificar o local de recolhimento com maior celeridade.

Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)

O cidadão poderá solicitar informações sobre os serviços, realizar reclamações ou denúncias para a Ouvidoria Geral, através do Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom), no endereço eletrônico https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal. O atendimento acontece também pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para esclarecer dúvidas quanto ao acesso está sendo disponibilizado o seguinte número: (85) 98814.4478.

Já os pedidos de informações, de pessoa física ou jurídica, direcionadas para compor trabalhos acadêmicos ou dados econômicos da gestão municipal, entre outros, podem ser solicitados através do site https://acessoainformacao.fortaleza.ce.gov.br. A CGM disponibiliza também o portal da transparência, no endereço https://transparencia.fortaleza.ce.gov.br/, para consulta de informações relacionadas a despesas, receitas, orçamentos, contratos e convênios, além das licitações e repasse de recursos Estadual e Federal.

Em caso de dúvidas quanto a questões relacionadas ao portal da transparência, está disponível o seguinte número (85) 98970.6401. As demandas relacionadas ao gabinete e coordenadorias da CGM podem ser encaminhadas para o seguinte número de telefone (85) 98439.8452.

Imparh

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) informa que, em virtude do Decreto vigente, estão suspensos os serviços de atendimento ao público realizados pelo órgão até o dia 28 de fevereiro de 2021.

O atendimento ao público deverá ser realizado, preferencialmente, por meio eletrônico, no endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., podendo, excepcionalmente e quando justificado, ser realizado de forma presencial e individual.

Esporte e Lazer

Até o dia 28 de fevereiro de 2021 fica proibido, a partir das 17h, a prática de atividades físicas nos espaços gerenciados pela Secel, como Areninhas, Ginásios, Quadras Externas, Quadras da Avenida Beira-mar e outros. O atendimento e a ouvidoria da Secel acontecem apenas de maneira remota.

Seuma

A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que não haverá atendimento presencial na sede da Seuma e no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nac) até o dia 28 de fevereiro de 2021.

No entanto, a Central de Atendimento Seuma está disponível nos números (85) 98814-3848 e (85) 98970-6148, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, assim como a Ouvidoria, no telefone 98814-8056.

Os serviços terão continuidade também por meio do Programa Fortaleza Online e da Plataforma Licenciamento Digital. Por meio deles é possível emitir as principais licenças, autorizações e serviços municipais.

Secultfor

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) conta com novos canais de atendimento da sede e dos equipamentos culturais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira o link com os canais de atendimento da Secultfor.


 

Prefeitura de Fortaleza altera serviços de atendimento ao público de acordo com restrições do decreto vigente

Serviços essenciais seguem funcionando e atendimentos presenciais estão suspensos ou limitados a agendamento

Conforme a vigência do atual decreto nº 14.931, publicado no Diário Oficial do Município, de modo a evitar a formação de aglomerações e a saturação do sistema de saúde, diversos serviços de atendimento dos órgãos da Prefeitura de Fortaleza foram alterados para se adequar às medidas restritivas. As alterações seguem até o próximo domingo (28/02).

Confira quais são os serviços e os horários de funcionamento:

Trânsito

Como se trata de serviço essencial, o controle do trânsito e patrulhamento das ruas continua funcionando normalmente. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuarão nas barreiras sanitárias, controlando o acesso de veículos na entrada e saída da cidade. Além desse trabalho, o órgão também dará suporte às ações em pontos que vierem a registrar aglomerações e ocupação irregular nos equipamentos públicos a partir das 17h.

Para resolver qualquer pendência relacionada ao trânsito, como recorrer de multa, antecipar penalidade, solicitar credencial de idosos e deficientes, dentre outros serviços, a orientação é optar pelos meios digitais: aplicativo AMC Móvel ou site centralamc.com.br

Quem desejar se deslocar para atendimento preferencial, apenas a central de atendimento do shopping Del Paseo estará fechada. As outras continuam abertas. No shopping RioMar, funcionará de segunda a sexta, de 9 às 20h, e aos sábados, de 9 às 17h. Já a do Benfica, apenas nos dias úteis, de 8 às 18h. Nos vapt-vupts do Antônio Bezerra e Messejana, também de segunda a sexta, de 8 às 17h.

Ciclofaixa de lazer

Nos próximos domingo (28/02) não haverá ciclofaixa de lazer. O objetivo é evitar o contágio pelo coronavírus, que tem triplicado o número de internações no estado.

Etufor

Com o novo decreto, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) funcionará com escalas reduzidas, porém sem prejudicar o atendimento ao público. Os atendimentos que podem ser adiados ou que não sejam urgentes neste momento, devem ser evitados. As atividades de gestão do transporte e fiscalização, cadastro, carteiras de estudante, logística e protocolo de documentos de órgãos/entidades externas ficarão submetidas ao regime de trabalho presencial. Excepcionalmente, o usuário pode comparecer à Etufor, mediante agendamento pelo site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br

- Solicitação de Carteiras estudantis

O atendimento para solicitação de carteiras estudantis deve ser feito prioritariamente pelo site http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br. O atendimento presencial deve ser evitado, sendo restritas à 2ª via do documento ou biometria facial. A biometria também pode ser feita pelo site. Para agendar atendimento na sede da Etufor, nas lojas dos shopping Riomar Kennedy ou Aldeota, o estudante deve acessar http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br

Deve ser evitado o atendimento para Bilhetinho, Bilhete Único e Cartão do Idoso, porém caso seja necessário será feito somente mediante agendamento. Dúvidas: 3101.3090

- Divisão de Cadastro

A emissão de carteira padrão para motoristas de todos os modais continua sendo realizada, com equipe em regime de escala. Dúvidas: 3452.9240.

- Divisão de Fiscalização e Vistorias

O atendimento para vistorias será mantido mediante agendamento pelo site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br. O calendário para vistorias de veículos que operam por aplicativo placa final “1” deve começar em março. Já aqueles que nunca fizeram podem agendar a qualquer momento. As vistorias de táxis, mototáxis, transporte escolar foram adiadas, não sendo, portanto, realizadas no momento. Dúvidas: 3452.9320.

- Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social

O atendimento para emissão de 1ª via de cartão gratuidade pode ser feito mediante agendamento por telefone 3131.7834 ou 3105.3096 ou pelo site. Os cartões gratuidade não serão bloqueados por validade, portanto, não terá atendimento para revalidação. Só serão atendidos usuários que queiram solicitar a 1ª via, ou tiverem o cartão bloqueado por outros motivos, desde que agendados.

- Protocolo

O protocolo de documentos de órgãos/entidades externas ficará submetido ao regime de trabalho presencial. Dúvidas: 3452.9228

SDE

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) suspendeu as atividades presenciais no Espaço da Cidadania, Centro de Referência do Empreendedor e nas Salas do Empreendedor, atendendo a orientação do Decreto nº 14.931, publicado no Diário Oficial do Município, em função das novas medidas de enfrentamento à Covid-19 anunciadas pelo Governo do Estado.

Atendimento geral da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico pelo 0800 081 4141

Sine Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza suspendeu as atividades presenciais nas unidades do Sine Municipal, atendendo a orientação do Decreto nº 14.931 em função das novas medidas de enfrentamento à Covid-19. No entanto, para auxiliar os trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego e buscar oportunidades de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 9.8513-4385 (não recebe ligações), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Sefin

Até o dia 28 de fevereiro de 2021, a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) disponibiliza os serviços de atendimento ao contribuinte por meio do site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br.

Pelo Canal Fale com a Sefin é possível esclarecer dúvidas e solucionar problemas de qualquer natureza com resposta em, no máximo, 24 horas.

Pelo link https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/Canal/16/Generico/1204/Ler o contribuinte encontrará todos os links de serviços disponíveis, como IPTU, cadastro, consultas e demais impostos.

Ecopontos e coleta domiciliar

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que os 86 Ecopontos disponíveis na cidade permanecerão funcionando normalmente, oferecendo os benefícios dos programas Recicla Fortaleza e E-Carroceiro. A coleta domiciliar de lixo também estará em plena atividade, seguindo os cronogramas preestabelecidos para cada região.

Clínica Veterinária 

A Clínica Veterinária seguirá realizando atendimentos gratuitos a cães e gatos da cidade. Como medidas de prevenção à Covid, será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos, será obrigatório o uso de máscara, não poderá entrar mais de uma pessoa na sala de atendimento ou consultório, está proibida a presença de crianças e será seguida a orientação geral de manter o distanciamento entre as pessoas.

Nesse sentido, a Clínica Veterinária, que fica na Av. da Saudade, esquina com a Av. dos Paroáras, no bairro Passaré (Regional 8), vai disponibilizar 20 cadeiras para o público na parte interna do prédio, com o controle de atendimento de um atendimento por vez. 

Iluminação pública

Os serviços de manutenção da iluminação pública também permanecerão funcionando. Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 e solicite serviço.

Urbanismo e paisagismo

Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) seguirá atendendo normalmente às demandas relacionadas à arborização pública. Os serviçospodem ser solicitados pelo canal 156 (telefone e aplicativo) ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para o recolhimento de árvores caídas em vias e logradouros públicos da Capital, a UrbFor disponibiliza um número de whatsapp exclusivo para este serviço, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h: 98682.2269. Os cidadãos podem enviar o nome da via, o número e, se possível, uma imagem da árvore, de forma que as equipes possam identificar o local de recolhimento com maior celeridade.

Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)

O cidadão poderá solicitar informações sobre os serviços, realizar reclamações ou denúncias para a Ouvidoria Geral, através do Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom), no endereço eletrônico https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal. O atendimento acontece também pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para esclarecer dúvidas quanto ao acesso está sendo disponibilizado o seguinte número: (85) 98814.4478.

Já os pedidos de informações, de pessoa física ou jurídica, direcionadas para compor trabalhos acadêmicos ou dados econômicos da gestão municipal, entre outros, podem ser solicitados através do site https://acessoainformacao.fortaleza.ce.gov.br. A CGM disponibiliza também o portal da transparência, no endereço https://transparencia.fortaleza.ce.gov.br/, para consulta de informações relacionadas a despesas, receitas, orçamentos, contratos e convênios, além das licitações e repasse de recursos Estadual e Federal.

Em caso de dúvidas quanto a questões relacionadas ao portal da transparência, está disponível o seguinte número (85) 98970.6401. As demandas relacionadas ao gabinete e coordenadorias da CGM podem ser encaminhadas para o seguinte número de telefone (85) 98439.8452.

Imparh

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) informa que, em virtude do Decreto vigente, estão suspensos os serviços de atendimento ao público realizados pelo órgão até o dia 28 de fevereiro de 2021.

O atendimento ao público deverá ser realizado, preferencialmente, por meio eletrônico, no endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., podendo, excepcionalmente e quando justificado, ser realizado de forma presencial e individual.

Esporte e Lazer

Até o dia 28 de fevereiro de 2021 fica proibido, a partir das 17h, a prática de atividades físicas nos espaços gerenciados pela Secel, como Areninhas, Ginásios, Quadras Externas, Quadras da Avenida Beira-mar e outros. O atendimento e a ouvidoria da Secel acontecem apenas de maneira remota.

Seuma

A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que não haverá atendimento presencial na sede da Seuma e no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nac) até o dia 28 de fevereiro de 2021.

No entanto, a Central de Atendimento Seuma está disponível nos números (85) 98814-3848 e (85) 98970-6148, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, assim como a Ouvidoria, no telefone 98814-8056.

Os serviços terão continuidade também por meio do Programa Fortaleza Online e da Plataforma Licenciamento Digital. Por meio deles é possível emitir as principais licenças, autorizações e serviços municipais.

Secultfor

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) conta com novos canais de atendimento da sede e dos equipamentos culturais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira o link com os canais de atendimento da Secultfor.