12 de November de 2018 em Educação

Prefeitura de Fortaleza comemora Dia do Diretor com debate sobre os desafios da gestão escolar

Foram apresentados os avanços na Educação nos últimos cinco anos


Escolas
Durante o evento, também foi lançada a campanha Novembro Gestor e o Selo Escola e Sustentabilidade (Foto: Marcos Moura)

O prefeito Roberto Cláudio homenageou, nesta segunda-feira (12/11), no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa, os diretores escolares da Rede Municipal de Ensino. Para comemorar o Dia do Diretor, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou uma mesa redonda para debater a gestão escolar e os desafios contemporâneos. Além disso, foram apresentados os avanços da gestão nos últimos cinco anos.

Fortaleza é um dos municípios onde mais cresce o número de matrículas em Tempo Integral. A política educacional que não existia até 2013, hoje acolhe mais de 60 mil alunos. Nas escolas de tempo integral, os estudantes contam com três refeições diárias e acompanhamento pessoal realizado pelos Professores Diretores de Turma, além de disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos.

Entre as ações executadas que contribuíram para a evolução da educação no Município, estão a seleção de gestores por mérito; valorização dos profissionais com realização de concurso público; colegiado de diretores; implantação superintendência escolar; melhoria na infraestrutura das escolas; além da ampliação da Educação de Tempo Integral, por meio das Escolas de Tempo Integral e da consolidação de programas de jornada ampliada.

“Boa parte dos avanços eu atribuo a essa gestão meritocrata que escolhe os profissionais da educação pela qualidade, pela vocação e não mais por indicação política. A gestão pedagógica e administrativa é essencial para que dentro de sala de aula, a aprendizagem aconteça de forma satisfatória”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

Além disso, Fortaleza está dando continuidade ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

“Nossos indicadores apontam que 93% das crianças estão com aprendizado desejado. Temos agora um novo desafio que é avançar série por série e para isso estamos dando mais autonomia financeira e administrativa para as escolas e fazendo com que os gestores continuem participando de formação continuada para que eles se desenvolvam ainda mais profissionalmente” avaliou a secretária de educação, Dalila Saldanha.

Durante as discussões da mesa redonda sobre gestão escolar e os desafios contemporâneos, os convidados foram o Deputado Federal eleito Idilvan Alencar; o secretário da Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes; o doutor em Educação, Casimiro Campos; e a diretora da Escola Tempo Integral (ETI) Veranice Franco. Eles abordaram a questão do processo pedagógico no mundo contemporâneo e a conscientização dos professores para que promovam a construção da cidadania em sala de aula.

“Debatemos as reformas curriculares, a avaliação escolar e como dar conta da aprendizagem dos alunos nesse novo momento. Um novo currículo vai permitir arejar a discussão dos novos temas. Não temos como fugir dos debates sobre etnias, minorias e raças. É uma situação delicada para os professores, mas a liberdade de ensino é fundamental e não podemos negar o pensamento crítico de todos que estão em sala de aula”, declarou o doutor em Educação, Casimiro Campos.

Durante o evento, também foi lançada a campanha Novembro Gestor e o Selo Escola e Sustentabilidade. O Novembro Gestor divulgará no portal da educação, experiências exitosas em gestão para que elas sejam replicadas com o objetivo de fortalecer as escolas a partir de projetos positivos. Já o Selo Escola e Sustentabilidade busca engajar dirigentes, professores, servidores e alunos em ações que reduzam seus impactos ao meio ambiente e que demonstrem responsabilidade com a melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar.

Prefeitura de Fortaleza comemora Dia do Diretor com debate sobre os desafios da gestão escolar

Foram apresentados os avanços na Educação nos últimos cinco anos

Escolas
Durante o evento, também foi lançada a campanha Novembro Gestor e o Selo Escola e Sustentabilidade (Foto: Marcos Moura)

O prefeito Roberto Cláudio homenageou, nesta segunda-feira (12/11), no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa, os diretores escolares da Rede Municipal de Ensino. Para comemorar o Dia do Diretor, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou uma mesa redonda para debater a gestão escolar e os desafios contemporâneos. Além disso, foram apresentados os avanços da gestão nos últimos cinco anos.

Fortaleza é um dos municípios onde mais cresce o número de matrículas em Tempo Integral. A política educacional que não existia até 2013, hoje acolhe mais de 60 mil alunos. Nas escolas de tempo integral, os estudantes contam com três refeições diárias e acompanhamento pessoal realizado pelos Professores Diretores de Turma, além de disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos.

Entre as ações executadas que contribuíram para a evolução da educação no Município, estão a seleção de gestores por mérito; valorização dos profissionais com realização de concurso público; colegiado de diretores; implantação superintendência escolar; melhoria na infraestrutura das escolas; além da ampliação da Educação de Tempo Integral, por meio das Escolas de Tempo Integral e da consolidação de programas de jornada ampliada.

“Boa parte dos avanços eu atribuo a essa gestão meritocrata que escolhe os profissionais da educação pela qualidade, pela vocação e não mais por indicação política. A gestão pedagógica e administrativa é essencial para que dentro de sala de aula, a aprendizagem aconteça de forma satisfatória”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

Além disso, Fortaleza está dando continuidade ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

“Nossos indicadores apontam que 93% das crianças estão com aprendizado desejado. Temos agora um novo desafio que é avançar série por série e para isso estamos dando mais autonomia financeira e administrativa para as escolas e fazendo com que os gestores continuem participando de formação continuada para que eles se desenvolvam ainda mais profissionalmente” avaliou a secretária de educação, Dalila Saldanha.

Durante as discussões da mesa redonda sobre gestão escolar e os desafios contemporâneos, os convidados foram o Deputado Federal eleito Idilvan Alencar; o secretário da Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes; o doutor em Educação, Casimiro Campos; e a diretora da Escola Tempo Integral (ETI) Veranice Franco. Eles abordaram a questão do processo pedagógico no mundo contemporâneo e a conscientização dos professores para que promovam a construção da cidadania em sala de aula.

“Debatemos as reformas curriculares, a avaliação escolar e como dar conta da aprendizagem dos alunos nesse novo momento. Um novo currículo vai permitir arejar a discussão dos novos temas. Não temos como fugir dos debates sobre etnias, minorias e raças. É uma situação delicada para os professores, mas a liberdade de ensino é fundamental e não podemos negar o pensamento crítico de todos que estão em sala de aula”, declarou o doutor em Educação, Casimiro Campos.

Durante o evento, também foi lançada a campanha Novembro Gestor e o Selo Escola e Sustentabilidade. O Novembro Gestor divulgará no portal da educação, experiências exitosas em gestão para que elas sejam replicadas com o objetivo de fortalecer as escolas a partir de projetos positivos. Já o Selo Escola e Sustentabilidade busca engajar dirigentes, professores, servidores e alunos em ações que reduzam seus impactos ao meio ambiente e que demonstrem responsabilidade com a melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar.