04 de February de 2020 em Cultura

Plano operacional e programação do Carnaval 2020 são apresentados pela Prefeitura de Fortaleza

Gilberto Gil, Lenine e Mart'nalia são algumas das atrações nacionais confirmadas


pessoa com fantasia de maracatu e prefeito ao lado aplaudindo e olhando para ela
"A cada ano, o Ciclo Carnavalesco tem se consolidado como um período importante para a cultura e a economia da Capital", afirmou o Prefeito

O prefeito Roberto Cláudio divulgou, nesta terça-feira (04/02), em coletiva de imprensa no Teatro São José, a programação e o plano operacional do Carnaval 2020 da capital cearense. A festividade, que será realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro, contará com diversos polos e grandes atrações locais e nacionais para agradar todos os gostos e fomentar a cultura de Fortaleza.

Clique e confira a programação completa do Carnaval de Fortaleza 2020

“Temos percebido que, a cada ano, o Ciclo Carnavalesco tem se consolidado como um período importante para a cultura e a economia da Capital. Nele, celebramos uma tradição importante, damos uma nova dimensão de grandiosidade à festa e estimulamos as pessoas a ocuparem toda a Cidade. Além disso, proporcionamos na programação oficial ações e shows de artistas nacionais e locais de forma gratuita para celebrar o período”, afirmou o Prefeito.

Entre as atrações nacionais, fortalezenses e turistas contarão com a apresentação de nomes, como Gilberto Gil, Lenine, BaianaSystem, Mart’nália e Bloco do Silva. Em todo o Ciclo Carnavalesco, período do Pré-Carnaval ao Carnaval, serão 260 artistas da terra e cinco nacionais.

“Tivemos o cuidado de fazer uma programação com forte presença dos nomes locais, que nos orgulham por serem de uma safra de artistas que conseguem dar uma expressão muito criativa à nossa produção cultural. É uma programação que tem um forte componente do respeito à tradição e à cultura popular, com apoio aos maracatus e afoxés, e zelando pelo bem-estar da população por meio dos diversos impactos positivos que a festa proporciona, como na economia e na cultura”, declarou o titular da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Gilvan Paiva.

A festa acontecerá em10 polos oficiais, sendo eles o Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião, Mocinha, Praça Figueira de Melo (Infantil), Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (Infantil), Domingos Olímpio, e o Largo dos Tremembés (Estoril), que receberá uma apresentação de atração nacional infantil.

Na Avenida Domingos Olímpio, tradicional polo carnavalesco de Fortaleza, o público irá conferir cordões, maracatus, escolas de samba e afoxés nos dias 22 e 23 de fevereiro.

A cantora Giselle Café, que se apresentará no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e no Mercado dos Pinhões, disse estar na expectativa para levar com muita música e diversão ao público durante o Carnaval. “Era uma sonho antigo cantar nos grandes palcos da minha Cidade e nem acredito que já estou realizando pela segunda vez esse sonho ao lado do meu amigo e parceiro Haroldo Preto. Vamos levar as nossas vozes, nossos sonhos e transmitir nossa alegria com humor e qualidade musical. Isso não tem preço”, celebrou.

Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco 2020 presta uma homenagem ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário.  Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte. 

prefeito e pessoas sentadas à mesa com público sentado em frente assistindo
Representantes dos órgãos municipais envolvidos apresentaram o plano operacional para o Carnaval 2020

Operação especial de trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) irá organizar o trânsito no principais polos, com um efetivo diário de 176 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é garantir a segurança e disciplinar a circulação de veículos e pedestres.

Na Praia de Iracema, durante todos os dias de Carnaval, a partir de 14h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. A interdição na Av. Beira Mar compreenderá o trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. A Av. Historiador Raimundo Girão também estará bloqueada entre a Rua Ildefonso Albano e João Cordeiro.

O Polo da Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir de 14h.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promoverá a interdição da via, a partir de 14h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi.

No Mercado dos Pinhões, agentes estarão no local efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli, a partir das 7h.

No Benfica, o acesso à Praça da Gentilândia será interditado. A partir de 14h, a Rua Waldery Uchôa ficará bloqueada no trecho compreendido entre a Av. 13 de Maio e a Rua Paulino Nogueira. No mesmo horário, haverá também o bloqueio da Rua Paulino Nogueira, entre a Rua Marechal Deodoro e Rua Waldery Uchôa.

Nos demais polos (Aerolândia, Horto Municipal, Praça Figueira de Melo, Mercado São Sebastião e Lago dos Tremembés) viaturas em rota farão o monitoramento do trânsito conforme a programação do evento.

A AMC ressalta que os moradores que residem nas áreas bloqueadas estejam com seus respectivos comprovantes de endereço para que possam entrar com seus veículos em suas residências. Além disso, o órgão também disponibilizará um efetivo ordinário fiscalizando e atendendo as ocorrências.

A Prefeitura também recomenda a utilização de transportes públicos como meio de acesso aos eventos. Aos condutores que irão em seus veículos particulares, a AMC alerta para que fiquem atentos à sinalização das vias, assim como às normas de circulação e estacionamento, evitando principalmente, estacionar em locais proibidos, passeios, garagens e esquinas.

Transporte público

Miguel Guimarães, coordenador de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), informou que a Cidade contará com 75 carros reservas para o Carnaval 2020. Para facilitar o deslocamento dos foliões, os veículos serão distribuídos entre os locais de festa na Praia de Iracema e na Av. Domingos Olímpio.

Entre 19h e 02h, haverá sete linhas expressas saindo dos terminais direto para o Aterrinho da Praia de Iracema, reforçando as 27 linhas que já atendem o local regularmente. Outro local que terá o atendimento reforçado é a Avenida Domingos Olímpio, hoje atendida com 63 linhas. Durante o Carnaval, a via receberá reforço de 16 veículos das 20h às 4h.

Devido à interdição da Av. Domingos Olímpio, 25 linhas serão desviadas e devem trafegar preferencialmente pelas Ruas Meton de Alencar e Antônio Pompeu. Os usuários devem embarcar e desembarcar na Avenida Monsenhor Tabosa e na Avenida da Universidade.

Segurança

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) atuará com 732 agentes distribuídos nos principais pontos de folia da Capital durante o Carnaval.

Conforme o planejamento operacional, os guardas atuarão em locais tradicionais da festa, como o Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Arelolândia, Mercado São Sebastião, Mocinha, Benfica, Praça Figueira de Melo, Av. Domingos Olímpio e Horto Florestal Municipal. Além desses pontos, a GMF reforçará o trabalho nos sete terminais de ônibus e no salvamento aquático na orla de Fortaleza.

O trabalho dos guardas municipais consistirá no apoio às ações de fiscalização da Prefeitura, por parte da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além do patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus.

Para o evento, serão disponibilizados, também, 1.035 policias militares no período e 42 policiais civis, por dia de festa.

Postos Médicos Avançados

Sobre a estrutura montada para o atendimento, Romel Araújo, coordenador das redes Pré-Hospitalar e Hospitalare e Samu do Município, destacou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará três Postos Médicos Avançados (PMA), localizados no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e na Avenida Domingos Olímpio. Com serviços de triagem e avaliação médica, salas de medicações, observação, pequenas suturas e procedimentos, além de uma sala de estabilização com equipamentos de UTI.

Cada PMA contará com equipes formadas por um coordenador operacional, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. A operação também terá todo o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Fortaleza e da rede hospitalar do Município e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

IST/Aids

Durante o Ciclo Carnavalesco de 2020, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a distribuição orientada de preservativos e material educativo nos principais pontos estratégicos. Cerca de 100 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além de voluntários do Movimento Social da Luta contra a Aids, irão trabalhar nos fins de semana do Pré-Carnaval e Carnaval.

Durante o período festivo, serão distribuídos cerca de um milhão de preservativos, com o objetivo de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As ações acontecerão na Rodoviária Engenheiro João Tomé, no dia 21 de fevereiro, das 14 às 20 horas, e no dia 22 de fevereiro, de 8 às 12 horas. Também serão desenvolvidas atividades nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, das 16 às 20 horas, na Avenida Domingos Olímpio, no Aterrinho da Praia de Iracema e na Mocinha.

Operação de Limpeza

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor Ambiental realizarão a limpeza nas áreas dos eventos, abrangendo todos os polos do Carnaval. As ações seguem até o dia 26 de fevereiro.

A coleta de lixo domiciliar seguirá o calendário normal. Os moradores devem colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e horários já agendados.

Operação de Iluminação

Durante o Ciclo Carnavalesco, a SCSP vai operar nos polos oficiais e blocos contemplados, com reforço na iluminação com refletores e apoio com caixa de energia da Enel para ligação de equipamentos.

Proteção aos direitos de crianças e adolescentes

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promoverá ações de sensibilização às violações de direitos de crianças e adolescentes nos locais de maior fluxo dos foliões durante o Carnaval.

Com o apoio do Conselho Tutelar, dos programas Ponte de Encontro/Adolescente Cidadão e Rede Aquarela, serão disponibilizados 50 educadores sociais e profissionais especializados que ficarão de plantão das 18h à meia-noite, no Mercado dos Pinhões, Aterrinho da Praia de Iracema e Benfica realizando abordagem social, distribuindo pulseiras de identificação para as crianças e aplicando as devidas medidas socioeducativas para garantir a proteção dos menores de idade durante o Ciclo Carnavalesco.

O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da denúncia e da necessária proteção ao público infantojuvenil no combate ao abuso e à exploração sexual e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Disque 100.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente nos polos do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza com um efetivo de 24 fiscais e 80 auxiliares, além da coordenação e apoio. As equipes atuarão na fiscalização do comércio ambulante, do uso do espaço público sem autorização e no combate à poluição sonora.

Os cidadãos podem acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. A Agefis pede que, no momento da denúncia, sejam informados dados como o endereço completo, com rua e número, o horário exato ou aproximado da infração e se são casos pontuais ou frequentes.

Cadastro de ambulantes

Dando continuidade à programação do Ciclo Carnavalesco 2020, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, por meio da Secretaria Regional II, nesta segunda-feira (03/02), o cadastramento dos vendedores ambulantes que desejam trabalhar no Carnaval de Fortaleza 2020, no bairro Praia de Iracema. O cadastro segue até sexta-feira (07/02), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na sede da Regional II (Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, nº 1 – bairro Edson Queiroz).

No total, estão sendo ofertadas 242 vagas, sendo 200 para itinerantes e 42 para barracas, sendo 40 barracas para amplo sorteio e duas destinadas para pessoas com deficiência, ambas voltadas para o comércio de comidas e bebidas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR TODAS AS FOTOS DA COBERTURA

Plano operacional e programação do Carnaval 2020 são apresentados pela Prefeitura de Fortaleza

Gilberto Gil, Lenine e Mart'nalia são algumas das atrações nacionais confirmadas

pessoa com fantasia de maracatu e prefeito ao lado aplaudindo e olhando para ela
"A cada ano, o Ciclo Carnavalesco tem se consolidado como um período importante para a cultura e a economia da Capital", afirmou o Prefeito

O prefeito Roberto Cláudio divulgou, nesta terça-feira (04/02), em coletiva de imprensa no Teatro São José, a programação e o plano operacional do Carnaval 2020 da capital cearense. A festividade, que será realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro, contará com diversos polos e grandes atrações locais e nacionais para agradar todos os gostos e fomentar a cultura de Fortaleza.

Clique e confira a programação completa do Carnaval de Fortaleza 2020

“Temos percebido que, a cada ano, o Ciclo Carnavalesco tem se consolidado como um período importante para a cultura e a economia da Capital. Nele, celebramos uma tradição importante, damos uma nova dimensão de grandiosidade à festa e estimulamos as pessoas a ocuparem toda a Cidade. Além disso, proporcionamos na programação oficial ações e shows de artistas nacionais e locais de forma gratuita para celebrar o período”, afirmou o Prefeito.

Entre as atrações nacionais, fortalezenses e turistas contarão com a apresentação de nomes, como Gilberto Gil, Lenine, BaianaSystem, Mart’nália e Bloco do Silva. Em todo o Ciclo Carnavalesco, período do Pré-Carnaval ao Carnaval, serão 260 artistas da terra e cinco nacionais.

“Tivemos o cuidado de fazer uma programação com forte presença dos nomes locais, que nos orgulham por serem de uma safra de artistas que conseguem dar uma expressão muito criativa à nossa produção cultural. É uma programação que tem um forte componente do respeito à tradição e à cultura popular, com apoio aos maracatus e afoxés, e zelando pelo bem-estar da população por meio dos diversos impactos positivos que a festa proporciona, como na economia e na cultura”, declarou o titular da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Gilvan Paiva.

A festa acontecerá em10 polos oficiais, sendo eles o Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião, Mocinha, Praça Figueira de Melo (Infantil), Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (Infantil), Domingos Olímpio, e o Largo dos Tremembés (Estoril), que receberá uma apresentação de atração nacional infantil.

Na Avenida Domingos Olímpio, tradicional polo carnavalesco de Fortaleza, o público irá conferir cordões, maracatus, escolas de samba e afoxés nos dias 22 e 23 de fevereiro.

A cantora Giselle Café, que se apresentará no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e no Mercado dos Pinhões, disse estar na expectativa para levar com muita música e diversão ao público durante o Carnaval. “Era uma sonho antigo cantar nos grandes palcos da minha Cidade e nem acredito que já estou realizando pela segunda vez esse sonho ao lado do meu amigo e parceiro Haroldo Preto. Vamos levar as nossas vozes, nossos sonhos e transmitir nossa alegria com humor e qualidade musical. Isso não tem preço”, celebrou.

Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco 2020 presta uma homenagem ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário.  Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte. 

prefeito e pessoas sentadas à mesa com público sentado em frente assistindo
Representantes dos órgãos municipais envolvidos apresentaram o plano operacional para o Carnaval 2020

Operação especial de trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) irá organizar o trânsito no principais polos, com um efetivo diário de 176 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é garantir a segurança e disciplinar a circulação de veículos e pedestres.

Na Praia de Iracema, durante todos os dias de Carnaval, a partir de 14h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. A interdição na Av. Beira Mar compreenderá o trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. A Av. Historiador Raimundo Girão também estará bloqueada entre a Rua Ildefonso Albano e João Cordeiro.

O Polo da Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir de 14h.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promoverá a interdição da via, a partir de 14h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi.

No Mercado dos Pinhões, agentes estarão no local efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli, a partir das 7h.

No Benfica, o acesso à Praça da Gentilândia será interditado. A partir de 14h, a Rua Waldery Uchôa ficará bloqueada no trecho compreendido entre a Av. 13 de Maio e a Rua Paulino Nogueira. No mesmo horário, haverá também o bloqueio da Rua Paulino Nogueira, entre a Rua Marechal Deodoro e Rua Waldery Uchôa.

Nos demais polos (Aerolândia, Horto Municipal, Praça Figueira de Melo, Mercado São Sebastião e Lago dos Tremembés) viaturas em rota farão o monitoramento do trânsito conforme a programação do evento.

A AMC ressalta que os moradores que residem nas áreas bloqueadas estejam com seus respectivos comprovantes de endereço para que possam entrar com seus veículos em suas residências. Além disso, o órgão também disponibilizará um efetivo ordinário fiscalizando e atendendo as ocorrências.

A Prefeitura também recomenda a utilização de transportes públicos como meio de acesso aos eventos. Aos condutores que irão em seus veículos particulares, a AMC alerta para que fiquem atentos à sinalização das vias, assim como às normas de circulação e estacionamento, evitando principalmente, estacionar em locais proibidos, passeios, garagens e esquinas.

Transporte público

Miguel Guimarães, coordenador de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), informou que a Cidade contará com 75 carros reservas para o Carnaval 2020. Para facilitar o deslocamento dos foliões, os veículos serão distribuídos entre os locais de festa na Praia de Iracema e na Av. Domingos Olímpio.

Entre 19h e 02h, haverá sete linhas expressas saindo dos terminais direto para o Aterrinho da Praia de Iracema, reforçando as 27 linhas que já atendem o local regularmente. Outro local que terá o atendimento reforçado é a Avenida Domingos Olímpio, hoje atendida com 63 linhas. Durante o Carnaval, a via receberá reforço de 16 veículos das 20h às 4h.

Devido à interdição da Av. Domingos Olímpio, 25 linhas serão desviadas e devem trafegar preferencialmente pelas Ruas Meton de Alencar e Antônio Pompeu. Os usuários devem embarcar e desembarcar na Avenida Monsenhor Tabosa e na Avenida da Universidade.

Segurança

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) atuará com 732 agentes distribuídos nos principais pontos de folia da Capital durante o Carnaval.

Conforme o planejamento operacional, os guardas atuarão em locais tradicionais da festa, como o Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Arelolândia, Mercado São Sebastião, Mocinha, Benfica, Praça Figueira de Melo, Av. Domingos Olímpio e Horto Florestal Municipal. Além desses pontos, a GMF reforçará o trabalho nos sete terminais de ônibus e no salvamento aquático na orla de Fortaleza.

O trabalho dos guardas municipais consistirá no apoio às ações de fiscalização da Prefeitura, por parte da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além do patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus.

Para o evento, serão disponibilizados, também, 1.035 policias militares no período e 42 policiais civis, por dia de festa.

Postos Médicos Avançados

Sobre a estrutura montada para o atendimento, Romel Araújo, coordenador das redes Pré-Hospitalar e Hospitalare e Samu do Município, destacou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará três Postos Médicos Avançados (PMA), localizados no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e na Avenida Domingos Olímpio. Com serviços de triagem e avaliação médica, salas de medicações, observação, pequenas suturas e procedimentos, além de uma sala de estabilização com equipamentos de UTI.

Cada PMA contará com equipes formadas por um coordenador operacional, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. A operação também terá todo o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Fortaleza e da rede hospitalar do Município e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

IST/Aids

Durante o Ciclo Carnavalesco de 2020, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a distribuição orientada de preservativos e material educativo nos principais pontos estratégicos. Cerca de 100 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além de voluntários do Movimento Social da Luta contra a Aids, irão trabalhar nos fins de semana do Pré-Carnaval e Carnaval.

Durante o período festivo, serão distribuídos cerca de um milhão de preservativos, com o objetivo de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As ações acontecerão na Rodoviária Engenheiro João Tomé, no dia 21 de fevereiro, das 14 às 20 horas, e no dia 22 de fevereiro, de 8 às 12 horas. Também serão desenvolvidas atividades nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, das 16 às 20 horas, na Avenida Domingos Olímpio, no Aterrinho da Praia de Iracema e na Mocinha.

Operação de Limpeza

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor Ambiental realizarão a limpeza nas áreas dos eventos, abrangendo todos os polos do Carnaval. As ações seguem até o dia 26 de fevereiro.

A coleta de lixo domiciliar seguirá o calendário normal. Os moradores devem colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e horários já agendados.

Operação de Iluminação

Durante o Ciclo Carnavalesco, a SCSP vai operar nos polos oficiais e blocos contemplados, com reforço na iluminação com refletores e apoio com caixa de energia da Enel para ligação de equipamentos.

Proteção aos direitos de crianças e adolescentes

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promoverá ações de sensibilização às violações de direitos de crianças e adolescentes nos locais de maior fluxo dos foliões durante o Carnaval.

Com o apoio do Conselho Tutelar, dos programas Ponte de Encontro/Adolescente Cidadão e Rede Aquarela, serão disponibilizados 50 educadores sociais e profissionais especializados que ficarão de plantão das 18h à meia-noite, no Mercado dos Pinhões, Aterrinho da Praia de Iracema e Benfica realizando abordagem social, distribuindo pulseiras de identificação para as crianças e aplicando as devidas medidas socioeducativas para garantir a proteção dos menores de idade durante o Ciclo Carnavalesco.

O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da denúncia e da necessária proteção ao público infantojuvenil no combate ao abuso e à exploração sexual e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Disque 100.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente nos polos do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza com um efetivo de 24 fiscais e 80 auxiliares, além da coordenação e apoio. As equipes atuarão na fiscalização do comércio ambulante, do uso do espaço público sem autorização e no combate à poluição sonora.

Os cidadãos podem acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. A Agefis pede que, no momento da denúncia, sejam informados dados como o endereço completo, com rua e número, o horário exato ou aproximado da infração e se são casos pontuais ou frequentes.

Cadastro de ambulantes

Dando continuidade à programação do Ciclo Carnavalesco 2020, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, por meio da Secretaria Regional II, nesta segunda-feira (03/02), o cadastramento dos vendedores ambulantes que desejam trabalhar no Carnaval de Fortaleza 2020, no bairro Praia de Iracema. O cadastro segue até sexta-feira (07/02), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na sede da Regional II (Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, nº 1 – bairro Edson Queiroz).

No total, estão sendo ofertadas 242 vagas, sendo 200 para itinerantes e 42 para barracas, sendo 40 barracas para amplo sorteio e duas destinadas para pessoas com deficiência, ambas voltadas para o comércio de comidas e bebidas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR TODAS AS FOTOS DA COBERTURA