Prefeitura de Fortaleza inaugura Núcleo de Acolhimento da Sefin no Grand Shopping Messejana

02 de setembro de 2019 em Finanças

Este é o 10º posto de atendimento, além da sede no Centro da Cidade

Quatro homens em pé posando para foto entre os guichês de atendimento

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, na manhã desta segunda-feira (02/09), mais um Núcleo de Acolhimento ao Cidadão (NAC) da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), no Grand Shopping Messejana. Este é o décimo posto de atendimento da Sefin, além da sede no Centro da Cidade. A descentralização do atendimento busca proporcionar mais comodidade e acessibilidade aos contribuintes.

"A ideia nasceu quando observamos um fluxo muito grande na sede da Sefin do Centro e os núcleos foram sendo criados primeiro nas Regionais. Vimos então que os shoppings abriram as portas para este tipo de serviço. Eles nos procuraram e resolvemos criar lá também. É um ambiente melhor, mais confortável para favorecer esse atendimento ao contribuinte", declarou o titular da Sefin, Jurandir Gurgel.

homem posando para a foto
Gilvan de Oliveira precisava regularizar o IPTU e já utilizou o serviço do novo NAC

O serviço já era oferecido nas Secretarias Regionais, em dois postos Vapt Vupt e no shopping Del Paseo. "O Núcelo de Acolhimento ao Cidadão, localizado em Messejana, na Regional VI, vai aproximar ainda mais os contribuintes do poder público. Será um grande benefício para a comunidade", comenta a secretária da Regional VI, Darlene Braga.

Na unidade, serão oferecidos serviços relacionados a IPTU, ISS e ITBI, como emissão de boletos, inscrição de ISS de pessoas físicas e jurídicas, pedido de declaração de guia do ITBI e parcelamento de dívida dos impostos. O supervisor de vendas, Gilvan de Oliveira, precisava regularizar o IPTU e já utilizou o serviço do novo NAC. "Eu tinha um débito em aberto e queria ficar regular com a Prefeitura. Costumava ir à sede da Sefin no Centro. Soube que estavam oferecendo o serviço aqui. Como fica perto da minha casa, resolvi vir. Foi rápido e muito bom o atendimento", disse.

Além do novo Núcleo no Grand Shopping Messejana, que funcionará das 10h às 16h, a Sefin oferece serviços em todas as Secretarias Regionais, das 9h às 15h; no shopping Del Paseo, das 10h às 17h30; nos Vapt Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, das 8h às 17h, e na sede da Sefin, das 08h às 16h30.

Mulher e homem segurando cartaz com valor de cheque de 30 mil reais e pessoas aplaudindo ao fundo
"Eu me cadastrei em 2017 e minhas notas eram registradas automaticamente. Ligaram para mim para dar a notícia do prêmio", conta a socióloga Maria do Carmo

Programa Nota Fortaleza

A Prefeitura também entregou, nesta segunda-feira (02/09), os prêmios do 63º sorteio do Nota Fortaleza. O Programa tem como objetivo estimular no cidadão o hábito de pedir notas fiscais aos prestadores de serviços. Desta forma, ele contribui para o retorno dos impostos em investimentos da Prefeitura na Cidade.

"O programa procura criar uma consciência na população sobre a importância de solicitar a nota fiscal, porque é justamente este imposto que retorna para a Cidade em forma de bens e serviços. Pouca gente tem o conhecimento de que é preciso pedir nota em salões de beleza, postos de gasolina, pet shops, oficinas e academias. Então é importante essa premiação para dar essa visibilidade", explica Karina Oliveira, auditora do Tesouro Municipal.

Atualmente, o programa possui 140.689 inscritos. Para participar, é só se cadastrar no site do Programa e solicitar a nota fiscal de serviços com o CPF. Todo o processo é virtual. A cada R$ 30,00 em serviços, é gerado um bilhete que dará o direito de concorrer ao sorteio.

A socióloga Maria do Carmo é cadastrada no programa e foi contemplada com o prêmio. "Eu já tinha o hábito de exigir a nota, mas foi uma amiga que me falou do programa da Prefeitura. Eu me cadastrei em 2017 e minhas notas eram registradas automaticamente. Ligaram para mim para dar a notícia do prêmio. Eu fiquei surpresa, mas entrei no site e conferi meu nome", lembra.

Serviço:
Núcleo de Acolhimento ao Cidadão (NAC) - Sefin Grand Shopping Messejana