27 de March de 2018 em Mobilidade

Prefeitura de Fortaleza inicia operação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Godofredo Maciel

A expectativa é que haja um aumento inicial de, pelo menos, 40% na velocidade operacional dos coletivos


 

Avenida
Fortaleza passa a contar com 107,4 km de faixas exclusivas para ônibus (Foto: Alex de Alencastro)

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quarta-feira (28/03), a operação da nova faixa exclusiva de ônibus da Avenida Godofredo Maciel, otimizando o deslocamento de usuários do transporte coletivo na região do bairro Maraponga e adjacências. Com a consolidação da nova infraestrutura, Fortaleza passa a contar agora com 107,4 km de faixas exclusivas para ônibus, o que representa um crescimento de 3.254% em priorização ao transporte público nos últimos três anos da atual gestão municipal. A expectativa é que haja um aumento inicial de, pelo menos, 40% na velocidade operacional dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas.

Com projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em articulação com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a faixa exclusiva está situada ao longo da Avenida Godofredo Maciel, uma das mais movimentadas do bairro Maraponga, no trecho compreendido entre a Rua Germano Franck e a Av. Presidente Costa e Silva (Perimetral), tendo sido implantado 3,7 quilômetros de priorização ao transporte público na faixa da direita em cada sentido da via, contabilizando um total de 7,4 km de faixa exclusiva.

A medida beneficiará cerca de 55 mil passageiros, distribuídos em 17 linhas que realizam 1.091 viagens por dia, gerando fluxo de 97 ônibus/hora, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros, possibilitando um ir e vir mais rápido e seguro.

Além da faixa exclusiva, os abrigos de concreto também foram substituídos por metálicos e a AMC renovou toda a sinalização horizontal e vertical da via. Assim como as demais, a faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel funcionará de segunda a sexta-feira, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h.

O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, que também é coordenador do PAITT, explica que “com as faixas exclusivas de ônibus, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Dessa forma, esse amplo projeto proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes”.

Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do prefeito Roberto Cláudio vem seguindo a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando os objetivos.

Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por vias com faixas exclusivas implantadas, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Avenida Santos Dumont, por exemplo, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Na mais recente faixa exclusiva, implantada na Rua General Sampaio, no Centro, foi registrado um ganho de velocidade operacional de 108%.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%, a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos, além de muitas outras vias. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Para o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a intervenção vem possibilitando uma mudança de cultura na qual o coletivo é priorizado. “Hoje, após a implantação de mais de 100 quilômetros de faixas exclusivas na Cidade, podemos dizer que Fortaleza dá exemplo para várias partes do mundo com o motorista conduzindo seus veículos nas faixas adequadas”, afirmou.

Com a nova faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel, Fortaleza dispõe agora de cerca de 107,4 km de deslocamento reservado para os ônibus. No início da atual gestão, a cidade contava com apenas 3,3 quilômetros de deslocamento exclusivo para os ônibus, que era composto pelos percursos de contra-fluxo das avenidas João Pessoa e Francisco Sá, evidenciando assim o crescimento de 3.254% em priorização ao transporte público na atual gestão municipal.

Em fase de estudos, um conjunto de ações para o Centro de Fortaleza vai incluir a implantação de novas faixas exclusivas, com projeto inicial de cerca de 8,2 km de faixas exclusivas a serem implantadas na região, beneficiando assim mais de 300 mil usuários do transporte público que circulam naquela região por dia, com ações alinhadas ao Plano Fortaleza 2040. Também seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da Capital.

Prefeitura de Fortaleza inicia operação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Godofredo Maciel

A expectativa é que haja um aumento inicial de, pelo menos, 40% na velocidade operacional dos coletivos

 

Avenida
Fortaleza passa a contar com 107,4 km de faixas exclusivas para ônibus (Foto: Alex de Alencastro)

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quarta-feira (28/03), a operação da nova faixa exclusiva de ônibus da Avenida Godofredo Maciel, otimizando o deslocamento de usuários do transporte coletivo na região do bairro Maraponga e adjacências. Com a consolidação da nova infraestrutura, Fortaleza passa a contar agora com 107,4 km de faixas exclusivas para ônibus, o que representa um crescimento de 3.254% em priorização ao transporte público nos últimos três anos da atual gestão municipal. A expectativa é que haja um aumento inicial de, pelo menos, 40% na velocidade operacional dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas.

Com projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em articulação com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a faixa exclusiva está situada ao longo da Avenida Godofredo Maciel, uma das mais movimentadas do bairro Maraponga, no trecho compreendido entre a Rua Germano Franck e a Av. Presidente Costa e Silva (Perimetral), tendo sido implantado 3,7 quilômetros de priorização ao transporte público na faixa da direita em cada sentido da via, contabilizando um total de 7,4 km de faixa exclusiva.

A medida beneficiará cerca de 55 mil passageiros, distribuídos em 17 linhas que realizam 1.091 viagens por dia, gerando fluxo de 97 ônibus/hora, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros, possibilitando um ir e vir mais rápido e seguro.

Além da faixa exclusiva, os abrigos de concreto também foram substituídos por metálicos e a AMC renovou toda a sinalização horizontal e vertical da via. Assim como as demais, a faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel funcionará de segunda a sexta-feira, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h.

O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, que também é coordenador do PAITT, explica que “com as faixas exclusivas de ônibus, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Dessa forma, esse amplo projeto proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes”.

Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do prefeito Roberto Cláudio vem seguindo a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando os objetivos.

Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por vias com faixas exclusivas implantadas, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Avenida Santos Dumont, por exemplo, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Na mais recente faixa exclusiva, implantada na Rua General Sampaio, no Centro, foi registrado um ganho de velocidade operacional de 108%.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%, a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos, além de muitas outras vias. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Para o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a intervenção vem possibilitando uma mudança de cultura na qual o coletivo é priorizado. “Hoje, após a implantação de mais de 100 quilômetros de faixas exclusivas na Cidade, podemos dizer que Fortaleza dá exemplo para várias partes do mundo com o motorista conduzindo seus veículos nas faixas adequadas”, afirmou.

Com a nova faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel, Fortaleza dispõe agora de cerca de 107,4 km de deslocamento reservado para os ônibus. No início da atual gestão, a cidade contava com apenas 3,3 quilômetros de deslocamento exclusivo para os ônibus, que era composto pelos percursos de contra-fluxo das avenidas João Pessoa e Francisco Sá, evidenciando assim o crescimento de 3.254% em priorização ao transporte público na atual gestão municipal.

Em fase de estudos, um conjunto de ações para o Centro de Fortaleza vai incluir a implantação de novas faixas exclusivas, com projeto inicial de cerca de 8,2 km de faixas exclusivas a serem implantadas na região, beneficiando assim mais de 300 mil usuários do transporte público que circulam naquela região por dia, com ações alinhadas ao Plano Fortaleza 2040. Também seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da Capital.