A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está promovendo ações de cuidado com a saúde bucal voltadas às pessoas em situação de rua. A iniciativa integra a campanha Semana Branca 2025, que tem como foco a promoção da saúde bucal. As ações seguem até a próxima sexta-feira (26/9). Durante esse período, dentistas e técnicos em saúde bucal realizam os atendimentos com o apoio da estrutura do programa Consultório na Rua.
Os atendimentos incluem escovação supervisionada, aplicação de flúor, rastreamento de câncer de boca e doação de escovas de dente. Além disso, haverá ação educativa sobre prevenção e os cuidados durante o sexo oral, com entrega de preservativos.
Os pacientes que necessitarem de cuidados especializados serão encaminhados aos postos de saúde ou aos Centros de Especialidade Odontológica (CEO), equipamentos que ofertam procedimentos clínicos odontológicos. Fortaleza conta com 134 postos e 04 CEOs gerenciados pelo poder público municipal.
A definição dos locais de atendimento das equipes de saúde bucal durante a Semana Branca levou em consideração o cronograma das equipes do Consultório na Rua, que é realizado de acordo com mapeamento das áreas de maior incidência de pessoas em situação de rua.
Para a gerente de Saúde Bucal de Fortaleza, Sinhara Garcia, a Semana Branca é um momento de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, especialmente para a população em situação de rua, que é o público-alvo da campanha deste ano. "As equipes de saúde bucal da Capital estão unindo esforços com as do Consultório na Rua para levar cuidados odontológicos às pessoas em situação de rua. A Semana Branca é uma oportunidade importante para conscientizar a todos sobre a relevância desses cuidados", enfatiza.
Semana Branca
Instituída pela Lei nº 10.666, de janeiro de 2018, a Semana Branca visa à promoção da saúde bucal por meio da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças e condições odontológicas, como cáries, periodontopatias, má oclusão e câncer bucal.
A edição de 2025 busca fortalecer a promoção da saúde, a equidade e a cidadania, reafirmando o compromisso com uma saúde pública integral e inclusiva.
