Estão previstas 15.293 visitas domiciliares, em um raio de 217 quarteirões. Durante a programação, são promovidas também visitas nos estabelecimentos comerciais, distribuição de panfletos e o recolhimento de materiais que podem se tornar focos do mosquito. A população poderá esclarecer dúvidas e conhecer o ciclo evolutivo do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a ação, a população terá acesso a outros serviços, como orientação jurídica, cadastro nos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, cadastro do Bilhete Único, Cartão do Idoso e carteira estudantil, jogos educativos infantis, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação antirrábica e teste de Calazar, orientação sobre saúde bucal com distribuição de escovas e fio dental, distribuição de mudas, apresentações artísticas e muito mais.
De janeiro a setembro, já ocorreram 1.498.637 visitas domiciliares e 32.517 focos foram eliminados. A inspeção em pontos estratégicos chegou à marca de 23.246, além do recolhimento de 920 toneladas de resíduos sólidos. O fumacê também pulverizou inseticida em 6.456 quarteirões.
As práticas preventivas adotadas para as medidas de controle do mosquito contam com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e entidades não governamentais que fazem parte do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses.
Saiba mais
A Operação Inverno faz parte do Plano de Sustentabilidade previsto para o período que antecede a quadra chuvosa de 2020, de outubro a dezembro. O objetivo é intensificar a prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, buscando reduzir o número de criadouros do mosquito e sensibilizar a população sobre as práticas preventivas a serem adotadas.
Serviço:
Mutirão Operação Inverno no Jangurussu
Data: 29/11 (sexta-feira)
Hora: 8h
Local: Av. Governador Leonel Brizola s/n – Jangurussu (Cuca do Jangurussu)