A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), iniciou, nesta semana, uma nova rodada de cursos de inclusão produtiva destinados a usuários e profissionais da rede socioassistencial. As turmas já estão completas, e as vagas foram preenchidas por meio de inscrições realizadas em equipamentos de assistência social do município.
Realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a iniciativa visa ampliar oportunidades de trabalho e renda para a população em vulnerabilidade social da capital cearense.
Nesta rodada, estão sendo realizados cursos de Cuidado com a Pessoa Idosa e Bem-Estar e Relaxamento. Os critérios de inscrição contemplavam baixa exigência de escolaridade para facilitar o acesso de pessoas que enfrentam maiores barreiras educacionais.
Ao todo, foram criadas e preenchidas 14 turmas, com previsão de capacitar, aproximadamente, 280 pessoas. As aulas vão ocorrer entre outubro e dezembro deste ano, em locais estratégicos, como Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e a sede do Senac, buscando fortalecer o vínculo entre a capacitação profissional e o território de residência dos participantes.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura em integrar políticas públicas de trabalho, renda e assistência social, oferecendo oportunidades concretas de transformação social. A iniciativa é também um passo no fortalecimento das ações intersetoriais de combate à pobreza e prevenção da violência, utilizando a formação profissional e a inclusão social como pilares para o desenvolvimento humano e sustentável em Fortaleza.
