A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA), realizou, neste sábado (13/9), a quinta Parada Pet deste ano, com uma série de ações para os pets e seus tutores. Durante o evento, foram realizadas 111 consultas veterinárias, a aplicação de 220 vacinas em animais e 145 vermifugações. Além disso, 13 pets foram adotados. A manhã de atividades também incluiu orientações sobre os direitos dos animais, saúde e bem-estar.
Para os tutores, ocorreu aplicação de 138 doses de imunizantes, incluindo vacinas contra hepatite B, tétano (DT), tríplice viral, influenza (H1N1) e, especificamente para adolescentes, meningite e HPV.
Segundo o secretário da Proteção Animal de Fortaleza, Apollo Vicz, além de facilitar o acesso a uma série de serviços para os pets e os tutores, o evento se consolida como um importante espaço de conscientização popular sobre os direitos dos animais.
“A Parada Pet é um sucesso por reunir uma grande diversidade de serviços, como vacinação antirrábica, vermifugação, palestras sobre posse responsável e orientações sobre os direitos dos animais. É uma ação de prevenção e de conscientização e é uma oportunidade para valorizarmos os esforços dos protetores que trabalham pela causa animal em nossa cidade”, destacou o secretário.
A cachorrinha Meg, de dois anos e seis meses, participou da Parada Pet usufruindo dos serviços de vacinação, vermifugação e consulta. Para a atendente Angela Maria Menezes, tutora de Meg, o evento é sinônimo de mais tranquilidade.
“Hoje em dia as coisas estão financeiramente tão difíceis. A gente já trabalha, luta tanto e não pode deixar de dar atenção para eles, que também precisam de todo cuidado. Aqui, dá pra garantir o necessário. A veterinária foi muito atenciosa, fez várias perguntas, explicou tudo direitinho”, contou.
De acordo a veterinária Juliana Xavier Guimarães, uma das profissionais responsáveis por atender os pets no evento, as consultas são uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e orientar os tutores.
“Esse tipo de evento contribui muito para a prevenção, porque, além das vacinas e da vermifugação, as consultas podem ser preventivas. E é uma oportunidade de falarmos sobre zoonoses, dos riscos que elas oferecem tanto para a saúde dos animais quanto para dos humanos. A nossa intenção é promover a saúde única”, explicou a veterinária.
Vacinação humana
Somando as vacinas contra hepatite B, tétano (DT), tríplice viral, influenza (H1N1), meningite e HPV, foram aplicadas, durante o evento, 138 doses de imunizantes.
A estudante Yolaine Vasconcelos aproveitou o evento para se vacinar e ficou satisfeita com o serviço. “Foi rápido e cuidadoso. Fui bem atendida, e o sistema é bom, funcionou bem direitinho. Uma colega me contou que ia ter e eu vim logo. Essa ideia de ser no sábado é muito boa, ainda mais no mesmo evento que tem atendimento para os animais”, avaliou.
Coordenando o serviço de vacinação de humanos, o enfermeiro Francisco Oleandro Rodrigues destacou a praticidade do serviço. “As pessoas não têm aquele tempo de ir na unidade básica de saúde, de tomar suas vacinas, então, no sábado, além da pessoa aproveitar para cuidar do seu pet, vem tomar a vacina, fortalecendo a imunização."
