21 de February de 2017 em Cultura

Prefeitura divulga plano operacional do Carnaval 2017

A festa terá atrações em oito polos oficiais


Coletiva
A AMC organizará o trânsito nos principais polos: Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público e Av. Domingos Olímpio (Foto: Queiroz Netto)

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, na manhã desta terça-feira (21/02), por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o plano operacional do Ciclo Carnavalesco 2017, além da programação detalhada do período, que começará neste sábado (25/02), em diversos polos da cidade, e seguirá até a próxima terça-feira (28/02).

Clique aqui para conferir a programação completa do Carnaval de Fortaleza 2017.

Além do Aterrinho, a festa contará com atrações no Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Domingos Olímpio, além de marchinhas de Carnaval no Mercado da Pontes Vieira e no Mercado dos Peixes. A Prefeitura apoia ainda outros projetos, por meio do Edital de Apoio ao Blocos de Rua, que farão apresentações em diversos espaços públicos da capital cearense.

De acordo com o secretário de Cultura Evaldo Lima, 58 blocos de rua foram contemplados oficialmente, e o investimento desse apoio gira em torno de 530 mil reais via edital público. Já o edital de apoio das agremiações que desfilam na Avenida Domingos Olímpio teve investimento de R$ 894 mil para 35 agremiações. Fortaleza é a quinta capital mais procurada do País para o Carnaval, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio do Brasil. “Cerca de 120 mil turistas devem visitar a Cidade. A Infraero contabiliza 34 voos extras no período, e isso se deve ao compromisso do poder público e a tradição do Carnaval de Fortaleza", comentou o secretário.

O Ciclo Carnavalesco 2017 é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e patrocínio oficial da marca Skol. O tema deste ano são os “100 anos do Samba”, com homenagem ao jornalista e pesquisador, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez).

No Aterrinho da Praia de Iracema, passarão diversos artistas locais e nacionais. No sábado (25/02), a cantora Teresa Cristina interpretará as canções de Cartola. No domingo (26/02), será a vez da “rainha do carimbó chamegado”, Dona Onete, diretamente do Pará, subir ao palco. Na segunda-feira (27/02), o paraibano Chico César, com o seu novo álbum “Estado de Poesia”, mostra sua versatilidade em composições harmônicas. Encerrando a programação, no domingo (28/02), a cantora Maria Rita animará os foliões com o melhor do samba.

Carnaval da Domingos Olímpio
O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio começará a partir de sábado (28). A via receberá a mesma estrutura de arquibancadas do ano passado, que também é utilizada no Autódromo de Interlagos (SP) e no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Trata-se de uma arquibancada mais segura e com um design diferenciado em relação aos anos anteriores. No total, há acomodação para 4.800 lugares por dia. Haverá também espaço para portadores de necessidades especiais.

Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) organizará o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na cidade: Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público e Av. Domingos Olímpio. Um efetivo de 600 agentes do órgão, bem como do Via Livre, estará trabalhando, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, para garantir a segurança e boa circulação dos veículos e pedestres. Os polos contam com o auxílio de 150 agentes de trânsito por dia, de sábado a terça-feira.

Durante todos os dias de Carnaval, a partir de 15h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. Para tanto, dez agentes de trânsito atuam e fecham a Av. Beira Mar no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano.

O Largo da Dona Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro, entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir do mesmo horário.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão irá promover a interdição da via, a partir de 15h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. O objetivo da operação é otimizar a fluidez e segurança viária local, bem como resguardar a integridade das agremiações carnavalescas. A festa acontecerá de domingo a terça-feira.

Os desvios sugeridos são os seguintes:
- Sentido oeste da Av. Domingos Olímpio: Pela Rua Antônio Pompeu
- Sentido leste da Av. Domingos Olímpio: Av. da Universidade/Rua Meton de Alencar
- Desvio de tráfego do fluxo sentido norte: Rua Joaquim Magalhães/Av. Aguanambi
- Desvio de tráfego do fluxo sentido sul: Rua Antônio Pompeu

No Mercado dos Pinhões, seis agentes atuam diariamente, efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli. Todos os demais polos carnavalescos, como Passeio Público, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Peixes, Mercado da Pontes Vieira e Estoril contam com o apoio de uma viatura da AMC, que reforçará a segurança viária no entorno dos eventos. Além da operação, a fiscalização e o atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente durante todo o feriado. A população pode acionar a AMC através do número 190.

Faixa exclusiva na Av. Domingos Olímpio será liberada
Para viabilizar a realização do desfile de Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) interdita provisoriamente uma faixa de tráfego no sentido leste-oeste da Av. Domingos Olímpio. Com isso, os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados para coibir o desrespeito à faixa exclusiva de ônibus ficarão temporariamente desativados até o encerramento do período carnavalesco.

A desativação ocorrerá nos dois sentidos da Av. Domingos Olímpio, no trecho compreendido entre as avenidas Aguanambi e Universidade, onde está instalada a arquibancada para o desfile carnavalesco. O funcionamento da fiscalização eletrônica no trecho será retomado após a completa desmontagem das arquibancadas. As opções de rota para o motorista que quiser evitar a Av. Domingos Olímpio são as avenidas Duque de Caxias e Av. Pontes Vieira.

Transporte
Para facilitar o transporte, os foliões devem utilizar as linhas regulares do Sistema Integrado de Transporte que, por meio da integração física e tarifária, possibilita à população se deslocar de qualquer ponto da Cidade para os polos carnavalescos. Com ônibus expresso saindo direto dos sete terminais para a Praia de Iracema, entre os dias 25 e 28/02, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reserva 20 veículos para a área do Aterrinho, de 19h às 2h. Para o atendimento do Carnaval de Rua na Av. Domingos Olímpio, a frota será reforçada com 16 veículos reservas de 20h às 4h no mesmo período.

Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde montará a seguinte estrutura para o Carnaval de Fortaleza: dois Postos Médicos Avançados (PMA), localizado no Aterrinho da Praia de Iracema e outro na Avenida Domingo Olímpio. O atendimento acontecerá por meio de um acolhimento com classificação de risco, espaço para observação, área para pequena cirurgia, estabilização e duas ambulâncias de Suporte Básico do Samu (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado do Samu (USA). O PMA é composto pelos seguintes profissionais: coordenador operacional, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais. O PMA abrirá uma hora antes do evento começar e fechará uma hora após o término. O índice de resolução dos casos no PMA é de 98%. O Instituto Dr. José Frota será a referência para os agravos que necessitarem de atendimento hospitalar.

Ambulantes
Uma equipe composta por aproximadamente 66 agentes de fiscalização e controle urbano estará posicionada na orla da Praia de Iracema e Avenida-Beira Mar para ordenar o comércio ambulante e orientar os comerciantes sobre a utilização correta e igualitária do espaço público.

A Secretaria Regional II, realiza diariamente a fiscalização nesta área, porém, devido ao evento e à quantidade de vagas para o comércio informal que ele gera, o trabalho é intensificado, para que não haja crimes contra a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza.

Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disponibilizará, durante o Carnaval, 56 guardas na Domingos Olímpio. Deste total, 40 guardas estarão no primeiro turno, que segue de 8h às 18h, e 16 guardas no segundo turno, de 18h até o término do evento.

O Aterrinho contará com 28 guardas (20 no primeiro turno e oito no segundo turno). Já na Mocinha, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia e Passeio Público, serão disponibilizados oito guardas em cada local, durante os quatro dias de festa.

Será disponibilizado ainda guardas, a partir das 8h, para apoio no Aterrinho e Domingos Olímpio. A Guarda Municipal não fará bloqueios de trânsito.

Proteção de crianças e adolescentes
Durante o Carnaval, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome e com o Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário do Estado do Ceará, promoverá ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes.

Cerca de 30 profissionais da Prefeitura de Fortaleza e outros 50 Agentes de Proteção realizarão atividades de prevenção, que ocorrerão nos locais de maior fluxo de brincantes, como na Av. Domingos Olímpio e no Aterrinho da Praia de Iracema. As intervenções têm o intuito combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas. Serão distribuídos material educativo e pulseiras de identificação de crianças.

Para denunciar qualquer tipo de violação de direito de criança e adolescente é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238.1828 ou 98970.5479, ou ligar para o Dique 100.

Ciclofaixa de Lazer
Em decorrência do período carnavalesco, não será realizada Ciclofaixa de Lazer neste domingo (26/02), assim como ocorreu em igual período do ano passado. Já no domingo seguinte (05/03), a Ciclofaixa de Lazer retoma às atividades normais, realizando a sua 121ª edição, com três opções de rotas saindo dos bairros Montese, São Gerardo e Cocó em direção ao Passeio Público, no Centro, como opção de lazer seguro para todas as idades e deslocamento cicloviário aos domingos. A programação será anunciada na próxima semana.

Acesse as redes sociais:
Facebook: Ciclo Carnavalesco 2017
Instagram: @ciclocarnavalesco

Prefeitura divulga plano operacional do Carnaval 2017

A festa terá atrações em oito polos oficiais

Coletiva
A AMC organizará o trânsito nos principais polos: Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público e Av. Domingos Olímpio (Foto: Queiroz Netto)

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, na manhã desta terça-feira (21/02), por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o plano operacional do Ciclo Carnavalesco 2017, além da programação detalhada do período, que começará neste sábado (25/02), em diversos polos da cidade, e seguirá até a próxima terça-feira (28/02).

Clique aqui para conferir a programação completa do Carnaval de Fortaleza 2017.

Além do Aterrinho, a festa contará com atrações no Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Domingos Olímpio, além de marchinhas de Carnaval no Mercado da Pontes Vieira e no Mercado dos Peixes. A Prefeitura apoia ainda outros projetos, por meio do Edital de Apoio ao Blocos de Rua, que farão apresentações em diversos espaços públicos da capital cearense.

De acordo com o secretário de Cultura Evaldo Lima, 58 blocos de rua foram contemplados oficialmente, e o investimento desse apoio gira em torno de 530 mil reais via edital público. Já o edital de apoio das agremiações que desfilam na Avenida Domingos Olímpio teve investimento de R$ 894 mil para 35 agremiações. Fortaleza é a quinta capital mais procurada do País para o Carnaval, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio do Brasil. “Cerca de 120 mil turistas devem visitar a Cidade. A Infraero contabiliza 34 voos extras no período, e isso se deve ao compromisso do poder público e a tradição do Carnaval de Fortaleza", comentou o secretário.

O Ciclo Carnavalesco 2017 é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e patrocínio oficial da marca Skol. O tema deste ano são os “100 anos do Samba”, com homenagem ao jornalista e pesquisador, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez).

No Aterrinho da Praia de Iracema, passarão diversos artistas locais e nacionais. No sábado (25/02), a cantora Teresa Cristina interpretará as canções de Cartola. No domingo (26/02), será a vez da “rainha do carimbó chamegado”, Dona Onete, diretamente do Pará, subir ao palco. Na segunda-feira (27/02), o paraibano Chico César, com o seu novo álbum “Estado de Poesia”, mostra sua versatilidade em composições harmônicas. Encerrando a programação, no domingo (28/02), a cantora Maria Rita animará os foliões com o melhor do samba.

Carnaval da Domingos Olímpio
O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio começará a partir de sábado (28). A via receberá a mesma estrutura de arquibancadas do ano passado, que também é utilizada no Autódromo de Interlagos (SP) e no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Trata-se de uma arquibancada mais segura e com um design diferenciado em relação aos anos anteriores. No total, há acomodação para 4.800 lugares por dia. Haverá também espaço para portadores de necessidades especiais.

Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) organizará o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na cidade: Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público e Av. Domingos Olímpio. Um efetivo de 600 agentes do órgão, bem como do Via Livre, estará trabalhando, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, para garantir a segurança e boa circulação dos veículos e pedestres. Os polos contam com o auxílio de 150 agentes de trânsito por dia, de sábado a terça-feira.

Durante todos os dias de Carnaval, a partir de 15h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. Para tanto, dez agentes de trânsito atuam e fecham a Av. Beira Mar no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano.

O Largo da Dona Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro, entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir do mesmo horário.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão irá promover a interdição da via, a partir de 15h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. O objetivo da operação é otimizar a fluidez e segurança viária local, bem como resguardar a integridade das agremiações carnavalescas. A festa acontecerá de domingo a terça-feira.

Os desvios sugeridos são os seguintes:
- Sentido oeste da Av. Domingos Olímpio: Pela Rua Antônio Pompeu
- Sentido leste da Av. Domingos Olímpio: Av. da Universidade/Rua Meton de Alencar
- Desvio de tráfego do fluxo sentido norte: Rua Joaquim Magalhães/Av. Aguanambi
- Desvio de tráfego do fluxo sentido sul: Rua Antônio Pompeu

No Mercado dos Pinhões, seis agentes atuam diariamente, efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli. Todos os demais polos carnavalescos, como Passeio Público, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Peixes, Mercado da Pontes Vieira e Estoril contam com o apoio de uma viatura da AMC, que reforçará a segurança viária no entorno dos eventos. Além da operação, a fiscalização e o atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente durante todo o feriado. A população pode acionar a AMC através do número 190.

Faixa exclusiva na Av. Domingos Olímpio será liberada
Para viabilizar a realização do desfile de Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) interdita provisoriamente uma faixa de tráfego no sentido leste-oeste da Av. Domingos Olímpio. Com isso, os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados para coibir o desrespeito à faixa exclusiva de ônibus ficarão temporariamente desativados até o encerramento do período carnavalesco.

A desativação ocorrerá nos dois sentidos da Av. Domingos Olímpio, no trecho compreendido entre as avenidas Aguanambi e Universidade, onde está instalada a arquibancada para o desfile carnavalesco. O funcionamento da fiscalização eletrônica no trecho será retomado após a completa desmontagem das arquibancadas. As opções de rota para o motorista que quiser evitar a Av. Domingos Olímpio são as avenidas Duque de Caxias e Av. Pontes Vieira.

Transporte
Para facilitar o transporte, os foliões devem utilizar as linhas regulares do Sistema Integrado de Transporte que, por meio da integração física e tarifária, possibilita à população se deslocar de qualquer ponto da Cidade para os polos carnavalescos. Com ônibus expresso saindo direto dos sete terminais para a Praia de Iracema, entre os dias 25 e 28/02, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reserva 20 veículos para a área do Aterrinho, de 19h às 2h. Para o atendimento do Carnaval de Rua na Av. Domingos Olímpio, a frota será reforçada com 16 veículos reservas de 20h às 4h no mesmo período.

Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde montará a seguinte estrutura para o Carnaval de Fortaleza: dois Postos Médicos Avançados (PMA), localizado no Aterrinho da Praia de Iracema e outro na Avenida Domingo Olímpio. O atendimento acontecerá por meio de um acolhimento com classificação de risco, espaço para observação, área para pequena cirurgia, estabilização e duas ambulâncias de Suporte Básico do Samu (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado do Samu (USA). O PMA é composto pelos seguintes profissionais: coordenador operacional, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais. O PMA abrirá uma hora antes do evento começar e fechará uma hora após o término. O índice de resolução dos casos no PMA é de 98%. O Instituto Dr. José Frota será a referência para os agravos que necessitarem de atendimento hospitalar.

Ambulantes
Uma equipe composta por aproximadamente 66 agentes de fiscalização e controle urbano estará posicionada na orla da Praia de Iracema e Avenida-Beira Mar para ordenar o comércio ambulante e orientar os comerciantes sobre a utilização correta e igualitária do espaço público.

A Secretaria Regional II, realiza diariamente a fiscalização nesta área, porém, devido ao evento e à quantidade de vagas para o comércio informal que ele gera, o trabalho é intensificado, para que não haja crimes contra a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza.

Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disponibilizará, durante o Carnaval, 56 guardas na Domingos Olímpio. Deste total, 40 guardas estarão no primeiro turno, que segue de 8h às 18h, e 16 guardas no segundo turno, de 18h até o término do evento.

O Aterrinho contará com 28 guardas (20 no primeiro turno e oito no segundo turno). Já na Mocinha, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia e Passeio Público, serão disponibilizados oito guardas em cada local, durante os quatro dias de festa.

Será disponibilizado ainda guardas, a partir das 8h, para apoio no Aterrinho e Domingos Olímpio. A Guarda Municipal não fará bloqueios de trânsito.

Proteção de crianças e adolescentes
Durante o Carnaval, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome e com o Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário do Estado do Ceará, promoverá ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes.

Cerca de 30 profissionais da Prefeitura de Fortaleza e outros 50 Agentes de Proteção realizarão atividades de prevenção, que ocorrerão nos locais de maior fluxo de brincantes, como na Av. Domingos Olímpio e no Aterrinho da Praia de Iracema. As intervenções têm o intuito combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas. Serão distribuídos material educativo e pulseiras de identificação de crianças.

Para denunciar qualquer tipo de violação de direito de criança e adolescente é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238.1828 ou 98970.5479, ou ligar para o Dique 100.

Ciclofaixa de Lazer
Em decorrência do período carnavalesco, não será realizada Ciclofaixa de Lazer neste domingo (26/02), assim como ocorreu em igual período do ano passado. Já no domingo seguinte (05/03), a Ciclofaixa de Lazer retoma às atividades normais, realizando a sua 121ª edição, com três opções de rotas saindo dos bairros Montese, São Gerardo e Cocó em direção ao Passeio Público, no Centro, como opção de lazer seguro para todas as idades e deslocamento cicloviário aos domingos. A programação será anunciada na próxima semana.

Acesse as redes sociais:
Facebook: Ciclo Carnavalesco 2017
Instagram: @ciclocarnavalesco