21 de September de 2017 em Mobilidade

Prefeitura realiza ações inovadoras de mobilidade para celebrar Dia Mundial sem Carro

As atividades também integram a programação da Semana da Mobilidade, apresentada pelo prefeito Roberto Cláudio na última segunda-feira (18/09)


Placa da ciclofaixa
Também na sexta-feira (22/09), a Prefeitura de Fortaleza implanta uma ciclofaixa temporária, conectando os bairros Barra do Ceará e Pirambu à rede cicloviária estabelecida, passando pelo Centro da Cidade
Durante o Dia Mundial sem Carro (22/09), a Prefeitura de Fortaleza realiza uma série de intervenções e ações para celebrar a data, um marco no calendário global da sustentabilidade. Logo cedo, um trecho da rua Barbosa de Freitas, entre a Avenida Santos Dumont e a rua Maria Tomásia, será interrompido para o trânsito de carros por algumas horas para demostrar quanto espaço público é necessário para transportar cinquenta pessoas, utilizando diferentes modais, como carros, ônibus e bicicletas. As atividades também integram a programação da Semana da Mobilidade, apresentada pelo prefeito Roberto Cláudio na última segunda-feira (18/09).

“Com essa atividade, queremos provocar uma reflexão sobre o uso que fazemos dos carros, especialmente. O interessante de experiências como essa, que já ocorreram em vários países, é mostrar que existem outras alternativas de transporte, que podem ser utilizados em alguns dias da semana ou mesmo em parte da jornada pro trabalho ou pra escola. Queremos convidar a sociedade para refletir sobre o tema”, explica o secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia. O trânsito de veículos na rua Barbosa de Freitas, no trecho entre a Avenida Santos Dumont e rua Marcos Macêdo, será desviado desde as primeiras horas da sexta-feira e até as 14 horas. Agentes de trânsito e operadores do Via Livre orientarão motoristas e garantirão acesso local para moradores e comerciantes na área da intervenção.

Durante esse intervalo, além da demonstração de uso de espaço público por diferentes modais, vários serviços públicos também serão disponibilizados na área próxima à esquina com a rua Maria Tomásia, como emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso, credenciamento de estacionamento especial para idosos e portadores de deficiência, distribuição de mudas regionais, além de testes rápidos e orientações de saúde sobre a importância do transporte ativo como estratégia na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, por exemplo.

Atividades educativas sobre a segurança no trânsito também serão realizadas por agentes da Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). “A gente quer que as pessoas conheçam, por meio de jogos de tabuleiro em formato de tapete, de óculos especiais que simulam a embriaguez e de outras orientações, que é possível reduzir o elevado número de acidentes de trânsito, se todos adotarem comportamentos responsáveis”, avalia o superintendente da AMC, Arcelino Lima. As atividades na rua Barbosa de Freitas têm o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

O Dia Mundial sem Carro surgiu na França, em 1997, e foi adotado por vários países e cidades no mundo, dando origem inclusive à Semana Europeia da Mobilidade – realizada no mesmo período da versão brasileira. Em todo mundo, o objetivo é que as pessoas possam repensar uso excessivo do automóvel e mostrar que outros modais ajudam a construir mais qualidade de vida nas cidades, com menos estresse e poluição.

Ciclofaixa temporária conecta Barra do Ceará e Pirambu

Também na sexta-feira (22/09), a Prefeitura de Fortaleza implanta uma ciclofaixa temporária, conectando os bairros Barra do Ceará e Pirambu à rede cicloviária estabelecida, passando pelo Centro da Cidade e interligando as ciclofaixas existentes nas avenidas Leste-Oeste e Beira Mar. A estrutura vai estar disponível para ciclistas de 6h às 11h. Com projeto coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a iniciativa faz parte do Programa de Expansão da Malha Cicloviária e é uma prévia de como poderá ficar o projeto definitivo dessa infraestrutura.

A ciclofaixa temporária vai partir da Avenida Leste-Oeste, na altura da Rua Jacinto Matos, em direção ao Centro da Cidade, convergindo à esquerda na Avenida Alberto Nepomuceno e em seguida à direita na Avenida Pessoa Anta. Seguindo em direção à Beira Mar, o percurso vai pela Avenida Almirante Barroso até se conectar à ciclofaixa existente nessa via, na altura da Rua Historiador Guarino Alves, seguindo para a Beira Mar. A ciclofaixa temporária funcionará com cones distribuídos junto ao canteiro central e com o apoio de equipes do Via Livre para organizar o tráfego.

Transporte público mais rápido do Centro

Ilustração mostra como pessoas se locomovem melhor de ônibus
O transporte público é apontado como o mais eficiente, tanto do ponto de vista da sustentabilidade, quanto da otimização do uso do espaço
Marcando o Dia Mundial Sem Carro, a rua General Sampaio, no Centro, recebe faixa exclusiva de ônibus no trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Rua Castro e Silva, chegando a 1,2 quilômetro de faixa. Com a implantação, Fortaleza passa a contar com 100,10 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. De acordo com um estudo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a velocidade operacional dos ônibus chegava a 2,3 Km/h antes da intervenção. Com a faixa, os ônibus que vêm da Avenida da Universidade em direção ao Centro serão beneficiados, atendendo a 64 mil passageiros/dia que trafegam em 145 ônibus/hora, oriundos das 23 linhas de transporte coletivo que passam a trafegar pela via. As linhas 355 – Siqueira/José Bastos, 390 – Parangaba/João Pessoa passam a operar na Rua General Sampaio.

Em todo mundo, o transporte público é apontado como o mais eficiente, tanto do ponto de vista da sustentabilidade, quanto da otimização do uso do espaço. De acordo com um cálculo realizado pela National Association of Public Transportation Officials (associação norte-americana de profissionais de trânsito e transporte, ou NACTO na sigla em inglês), um mesmo grupo de 50 pessoas ocupa 400 metros quadrados para se deslocar em carros particulares, considerando a taxa de ocupação de 1,5 passageiros por veículo – estimada em Fortaleza. Já utilizando o transporte público, o mesmo número de pessoas usa apenas 36 metros quadrados, ou seja, 10 vezes menos espaço. Hoje, cerca de 70% da população utiliza o sistema de ônibus municipal como principal meio de deslocamento pela cidade. Para estimular o uso do meio de transporte.

Plano de Caminhabilidade

Ainda aproveitando o marco global, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) promove uma oficina para dar início a construção do Plano Municipal de Caminhabilidade durante o Fórum de Mudanças Climáticas, às 14 horas, no auditório do órgão. O Plano tem como objetivo incentivar os deslocamentos a pé, por meio da qualificação dos passeios nas calçadas, garantindo a completude nos bairros, relacionando moradia e trabalho.

“A ideia é oportunizar o acesso aos locais de trabalho, parques, ruas e praças, priorizando a mobilidade dos transeuntes nas centralidades com modais de segurança nas travessias”, comenta a secretária Águeda Muniz. Com o Plano Municipal de Caminhabilidade, a gestão pretende colaborar para a construção de uma Fortaleza mais acessível, compartilhada e gentil. O Plano tem como embasamento legal a Lei Federal de Acessibilidade e o Projeto de Lei do Código da Cidade.

AMC realiza ação educativa em bares e restaurantes

Como parte da Semana da Mobilidade, a AMC realiza ação educativa em bares e restaurantes da cidade para conscientizar condutores sobre os riscos de misturar álcool e direção. A mobilização ocorre nesta sexta-feira (22/09), a partir das 19h30, no Mercado dos Pinhões.
 A intervenção, intitulada “AMC nos Bares”, alerta quanto à importância de um tráfego seguro e busca incentivar a adoção de atitudes responsáveis no trânsito.

Durante a abordagem, sempre feita de forma lúdica e descontraída pela Gerência de Educação do órgão, os clientes recebem dicas de prevenção de acidentes e são orientados a indicar o “motorista da rodada”, ou seja, aquele que está apto a conduzir o veículo sem ter ingerido bebida alcoólica. A novidade desta edição é a utilização de óculos que simulam o efeito do álcool no organismo, permitindo perceber os riscos de beber e dirigir. Os equipamentos foram doados pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e serão utilizados nas ações educativas da AMC.

Pedalar e caminhar ajudam a prevenir doenças

A falta de atividade física tem sido considerada um problema de saúde pública, e é considerado um fator de risco de alto risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância da prática regular de exercícios físicos, como caminhar e pedalar, na prevenção e tratamento da hipertensão arterial e redução da morbimortalidade cardiovascular. De acordo com a gerente da Célula de Atenção Especializada da SMS e cardiologista, Ana Lucia Leitão “o exercício físico reduz o risco de diabetes tipo II e o câncer do cólon. Reduz ainda, a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, entre outros benefícios”, destacou.

Prefeitura realiza ações inovadoras de mobilidade para celebrar Dia Mundial sem Carro

As atividades também integram a programação da Semana da Mobilidade, apresentada pelo prefeito Roberto Cláudio na última segunda-feira (18/09)

Placa da ciclofaixa
Também na sexta-feira (22/09), a Prefeitura de Fortaleza implanta uma ciclofaixa temporária, conectando os bairros Barra do Ceará e Pirambu à rede cicloviária estabelecida, passando pelo Centro da Cidade
Durante o Dia Mundial sem Carro (22/09), a Prefeitura de Fortaleza realiza uma série de intervenções e ações para celebrar a data, um marco no calendário global da sustentabilidade. Logo cedo, um trecho da rua Barbosa de Freitas, entre a Avenida Santos Dumont e a rua Maria Tomásia, será interrompido para o trânsito de carros por algumas horas para demostrar quanto espaço público é necessário para transportar cinquenta pessoas, utilizando diferentes modais, como carros, ônibus e bicicletas. As atividades também integram a programação da Semana da Mobilidade, apresentada pelo prefeito Roberto Cláudio na última segunda-feira (18/09).

“Com essa atividade, queremos provocar uma reflexão sobre o uso que fazemos dos carros, especialmente. O interessante de experiências como essa, que já ocorreram em vários países, é mostrar que existem outras alternativas de transporte, que podem ser utilizados em alguns dias da semana ou mesmo em parte da jornada pro trabalho ou pra escola. Queremos convidar a sociedade para refletir sobre o tema”, explica o secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia. O trânsito de veículos na rua Barbosa de Freitas, no trecho entre a Avenida Santos Dumont e rua Marcos Macêdo, será desviado desde as primeiras horas da sexta-feira e até as 14 horas. Agentes de trânsito e operadores do Via Livre orientarão motoristas e garantirão acesso local para moradores e comerciantes na área da intervenção.

Durante esse intervalo, além da demonstração de uso de espaço público por diferentes modais, vários serviços públicos também serão disponibilizados na área próxima à esquina com a rua Maria Tomásia, como emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso, credenciamento de estacionamento especial para idosos e portadores de deficiência, distribuição de mudas regionais, além de testes rápidos e orientações de saúde sobre a importância do transporte ativo como estratégia na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, por exemplo.

Atividades educativas sobre a segurança no trânsito também serão realizadas por agentes da Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). “A gente quer que as pessoas conheçam, por meio de jogos de tabuleiro em formato de tapete, de óculos especiais que simulam a embriaguez e de outras orientações, que é possível reduzir o elevado número de acidentes de trânsito, se todos adotarem comportamentos responsáveis”, avalia o superintendente da AMC, Arcelino Lima. As atividades na rua Barbosa de Freitas têm o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

O Dia Mundial sem Carro surgiu na França, em 1997, e foi adotado por vários países e cidades no mundo, dando origem inclusive à Semana Europeia da Mobilidade – realizada no mesmo período da versão brasileira. Em todo mundo, o objetivo é que as pessoas possam repensar uso excessivo do automóvel e mostrar que outros modais ajudam a construir mais qualidade de vida nas cidades, com menos estresse e poluição.

Ciclofaixa temporária conecta Barra do Ceará e Pirambu

Também na sexta-feira (22/09), a Prefeitura de Fortaleza implanta uma ciclofaixa temporária, conectando os bairros Barra do Ceará e Pirambu à rede cicloviária estabelecida, passando pelo Centro da Cidade e interligando as ciclofaixas existentes nas avenidas Leste-Oeste e Beira Mar. A estrutura vai estar disponível para ciclistas de 6h às 11h. Com projeto coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a iniciativa faz parte do Programa de Expansão da Malha Cicloviária e é uma prévia de como poderá ficar o projeto definitivo dessa infraestrutura.

A ciclofaixa temporária vai partir da Avenida Leste-Oeste, na altura da Rua Jacinto Matos, em direção ao Centro da Cidade, convergindo à esquerda na Avenida Alberto Nepomuceno e em seguida à direita na Avenida Pessoa Anta. Seguindo em direção à Beira Mar, o percurso vai pela Avenida Almirante Barroso até se conectar à ciclofaixa existente nessa via, na altura da Rua Historiador Guarino Alves, seguindo para a Beira Mar. A ciclofaixa temporária funcionará com cones distribuídos junto ao canteiro central e com o apoio de equipes do Via Livre para organizar o tráfego.

Transporte público mais rápido do Centro

Ilustração mostra como pessoas se locomovem melhor de ônibus
O transporte público é apontado como o mais eficiente, tanto do ponto de vista da sustentabilidade, quanto da otimização do uso do espaço
Marcando o Dia Mundial Sem Carro, a rua General Sampaio, no Centro, recebe faixa exclusiva de ônibus no trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Rua Castro e Silva, chegando a 1,2 quilômetro de faixa. Com a implantação, Fortaleza passa a contar com 100,10 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. De acordo com um estudo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a velocidade operacional dos ônibus chegava a 2,3 Km/h antes da intervenção. Com a faixa, os ônibus que vêm da Avenida da Universidade em direção ao Centro serão beneficiados, atendendo a 64 mil passageiros/dia que trafegam em 145 ônibus/hora, oriundos das 23 linhas de transporte coletivo que passam a trafegar pela via. As linhas 355 – Siqueira/José Bastos, 390 – Parangaba/João Pessoa passam a operar na Rua General Sampaio.

Em todo mundo, o transporte público é apontado como o mais eficiente, tanto do ponto de vista da sustentabilidade, quanto da otimização do uso do espaço. De acordo com um cálculo realizado pela National Association of Public Transportation Officials (associação norte-americana de profissionais de trânsito e transporte, ou NACTO na sigla em inglês), um mesmo grupo de 50 pessoas ocupa 400 metros quadrados para se deslocar em carros particulares, considerando a taxa de ocupação de 1,5 passageiros por veículo – estimada em Fortaleza. Já utilizando o transporte público, o mesmo número de pessoas usa apenas 36 metros quadrados, ou seja, 10 vezes menos espaço. Hoje, cerca de 70% da população utiliza o sistema de ônibus municipal como principal meio de deslocamento pela cidade. Para estimular o uso do meio de transporte.

Plano de Caminhabilidade

Ainda aproveitando o marco global, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) promove uma oficina para dar início a construção do Plano Municipal de Caminhabilidade durante o Fórum de Mudanças Climáticas, às 14 horas, no auditório do órgão. O Plano tem como objetivo incentivar os deslocamentos a pé, por meio da qualificação dos passeios nas calçadas, garantindo a completude nos bairros, relacionando moradia e trabalho.

“A ideia é oportunizar o acesso aos locais de trabalho, parques, ruas e praças, priorizando a mobilidade dos transeuntes nas centralidades com modais de segurança nas travessias”, comenta a secretária Águeda Muniz. Com o Plano Municipal de Caminhabilidade, a gestão pretende colaborar para a construção de uma Fortaleza mais acessível, compartilhada e gentil. O Plano tem como embasamento legal a Lei Federal de Acessibilidade e o Projeto de Lei do Código da Cidade.

AMC realiza ação educativa em bares e restaurantes

Como parte da Semana da Mobilidade, a AMC realiza ação educativa em bares e restaurantes da cidade para conscientizar condutores sobre os riscos de misturar álcool e direção. A mobilização ocorre nesta sexta-feira (22/09), a partir das 19h30, no Mercado dos Pinhões.
 A intervenção, intitulada “AMC nos Bares”, alerta quanto à importância de um tráfego seguro e busca incentivar a adoção de atitudes responsáveis no trânsito.

Durante a abordagem, sempre feita de forma lúdica e descontraída pela Gerência de Educação do órgão, os clientes recebem dicas de prevenção de acidentes e são orientados a indicar o “motorista da rodada”, ou seja, aquele que está apto a conduzir o veículo sem ter ingerido bebida alcoólica. A novidade desta edição é a utilização de óculos que simulam o efeito do álcool no organismo, permitindo perceber os riscos de beber e dirigir. Os equipamentos foram doados pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e serão utilizados nas ações educativas da AMC.

Pedalar e caminhar ajudam a prevenir doenças

A falta de atividade física tem sido considerada um problema de saúde pública, e é considerado um fator de risco de alto risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância da prática regular de exercícios físicos, como caminhar e pedalar, na prevenção e tratamento da hipertensão arterial e redução da morbimortalidade cardiovascular. De acordo com a gerente da Célula de Atenção Especializada da SMS e cardiologista, Ana Lucia Leitão “o exercício físico reduz o risco de diabetes tipo II e o câncer do cólon. Reduz ainda, a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, entre outros benefícios”, destacou.