A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (26/02), a aula inaugural do Centro de Línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), marcando o início do semestre letivo e acolhendo os novos estudantes da instituição. O encontro ocorreu no auditório do órgão, em horários organizados por turma, para garantir a recepção adequada aos alunos. Enquanto acompanhava as atividades, o prefeito Evandro Leitão reforçou o compromisso da gestão com o acesso à educação de qualidade.
“Temos trabalhado para fortalecer o Imparh, recuperar sua estrutura e ampliar o número de vagas, porque acreditamos que investir em capital humano é abrir portas e gerar oportunidades para os fortalezenses. Nosso compromisso é seguir valorizando essa instituição que é referência na formação em línguas e levar cada vez mais educação de qualidade para a nossa população”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Na ocasião, o prefeito também saudou os recém-chegados e reconheceu a dedicação deles ao próprio desenvolvimento. “Quero dar as boas-vindas a cada um de vocês que inicia hoje essa caminhada no Imparh. Sabemos que conciliar estudo, trabalho e a rotina diária não é fácil, e por isso a decisão de aprender um novo idioma já demonstra o compromisso de vocês com o próprio futuro, desejo sucesso e quero estar aqui para celebrar, quando se formarem”, destacou Evandro.
Neste primeiro período de 2026, o Centro de Línguas recebe 770 estudantes novatos, além de 140 ingressantes nos cursos de extensão. Durante a programação, os participantes tiveram acesso a orientações acadêmicas, informações sobre a metodologia das aulas e o funcionamento dos cursos, além de conhecerem a equipe pedagógica e os serviços ofertados pelo Imparh.
Segundo o professor Evaldo Lima, presidente do Imparh, o processo de acolhimento dos novos alunos também simboliza a construção de pontes, o respeito à diversidade cultural e o fortalecimento de uma cultura de paz, valores que fazem parte da trajetória de 53 anos da instituição. "O Centro de Línguas do Imparh é uma referência na formação de estudantes em Fortaleza e amplia horizontes por meio do ensino de idiomas, que abre muitas possibilidades. Em um mundo tão repleto de dificuldades de diálogo, de contradição e de intolerância, a busca de um novo idioma também é possibilidade da construção de pontes, e receber bem esses novos estudantes é uma forma de fortalecer esse potencial”, observou.
A aula inaugural integra as ações de acolhimento promovidas pela instituição no início de cada semestre, com o objetivo de facilitar a adaptação dos alunos e fortalecer o vínculo com o ambiente educacional. O momento também contribui para apresentar a estrutura disponível e esclarecer dúvidas sobre o percurso formativo.
Acolhimento que tranquiliza e anima
O também novato João Gabriel do Nascimento vai estudar inglês pela primeira vez. Para ele, o acolhimento realizado pelos profissionais do Imparh ajuda a tranquilizar os alunos e facilita bastante a adaptação. “Aqui é tudo novo pra mim, me sinto um pouco nervoso, porque é muita coisa nova que a gente não tem contato, a língua é muito diferente, mas, ao mesmo tempo, eu estou ansioso para descobrir o que vem pela frente no curso, que eu sei que é muito bom.”
A autônoma Francisca Andreia Gomes está começando o curso de italiano no Imparh. Ela contou que sempre teve interesse no estudo de idiomas e se sente muito animada para viver a experiência na instituição. “É um ambiente muito acolhedor, com pessoas muito acolhedoras. Eu me sinto respeitada, ouvida, acolhida, e estou gostando bastante. Me sinto muito feliz de estar aprendendo algo novo, que vai servir para o meu futuro e será muito importante para mim.”
Para Andreza de Araújo Barbosa, professora escolar, o Imparh é também um lugar para voltar. Quando estava na faculdade ela precisou interromper o curso no Imparh por questões pessoais. Este ano, ela conseguiu retornar. Participou do teste de nível e passou para o segundo semestre. "Eu estou com aquele sentimento de que agora é um ano novo, com novos alunos, pessoas mais novas e outras mais velhas, e é um sentimento de alegria, porque eu nunca quis abandonar o curso, mas por conta da correria na época, foi necessário. Mas agora, retornando, eu estou bem contente de ver que a turma é bem empenhada, são muito dedicados, o professor é maravilhoso e o pessoal da secretária soube nos orientar bem sobre a dinâmica do curso."
