
A Prefeitura de Fortaleza está intensificando os serviços de manutenção e limpeza no Parque Rachel de Queiroz, um dos principais espaços de lazer e convivência da população no bairro Presidente Kennedy. Nesta quarta-feira (18/06), equipes iniciaram a substituição e o reparo de equipamentos danificados nos parquinhos infantis e na academia ao ar livre, além de realizarem nova limpeza do canal que corta o equipamento. Os serviços acontecem por meio da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor) e da Secretaria Regional (SER) 3, além da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Esse tipo de manutenção ocorre de forma contínua, conforme as necessidades identificadas pelas equipes técnicas, visando garantir mais conforto, segurança e qualidade para os frequentadores, especialmente crianças e idosos que utilizam esses equipamentos.

Já a limpeza do canal foi iniciada no final de maio e deve seguir até o final deste mês de junho, sendo esta a segunda ação do tipo no local. A primeira limpeza ocorreu entre 14 de fevereiro e 21 de março.
Aparecida Nogueira, autônoma, mãe de criança atípica e moradora de um residencial ao lado do Parque Raquel de Queiroz, enfatiza a importância desse trabalho. "Essa é uma área de lazer para as nossas crianças, é um parque muito movimentado, e a Prefeitura tem cada vez mais nos ajudado a manter bem cuidado espaços de lazer democráticos e acessíveis", destaca.
O vigilante Henrique Pessoa, morador do bairro Presidente Kennedy desde 1979, também elogia a iniciativa. “Acho que fazer a manutenção faz com que as crianças possam brincar à vontade, e essa limpeza é necessária. A gente reconhece o trabalho que o prefeito está fazendo. Todo mundo dá valor”, reforça.
O secretário da Regional 3, Edilardo Eufrásio, aponta que essas ações fazem parte do compromisso da gestão municipal com a manutenção da estrutura do parque em condições adequadas de uso para os fortalezenses. “O Parque Rachel de Queiroz é um verdadeiro símbolo da nossa Regional, um espaço que impulsiona a economia local e oferece lazer e bem-estar a centenas de pessoas todos os dias. Por isso, é essencial que os usuários tenham consciência de que esse patrimônio é coletivo. A preservação depende do cuidado e da colaboração de cada cidadão”, destaca.
Serviços contínuos
O Parque Rachel de Queiroz conta com uma equipe fixa de limpeza, que atua de segunda a sábado, realizando serviços de capina e varrição pela manhã e à noite.
Além disso, o complexo de banheiros públicos do Rachel de Queiroz também recebe higienização e reposição de insumos continuamente, bem como manutenções periódicas para substituição de equipamentos e melhorias nas instalações.
A gestão municipal reforça que depredações de logradouros, mobiliário urbano e banheiros públicos configuram infração grave, conforme o Código da Cidade (Lei Complementar nº 270, de 2 de agosto de 2019). Segundo o artigo 884 da legislação, ações desse tipo estão sujeitas a penalidades como multa, obrigação de reparação e reposição do bem danificado.
A população pode denunciar atos de vandalismo diretamente aos agentes de segurança, como guardas municipais e policiais, ou por meio do telefone 190. A colaboração de todos é essencial para preservar os equipamentos públicos e garantir um ambiente adequado para o uso coletivo.
