12 de May de 2016 em Social

Procon Fortaleza alcança 76% de resolutividade nas audiências pela internet

A audiência virtual é uma videoconferência realizada entre o consumidor e o fornecedor, com a mediação do Procon Fortaleza


Reformulado desde outubro do ano passado, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros

O Procon Fortaleza alcançou o índice de 76,64% de resolutividade nas audiências virtuais, ferramenta que permite a abertura de reclamação pela internet, sem sair de casa ou do trabalho, e de qualquer cidade, caso o consumidor esteja em trânsito. A ferramenta está disponível no Portal da Prefeitura de Fortaleza, no endereço www.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link Atendimento Virtual.

Reformulado desde outubro do ano passado, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros. Desse total, 137 resultaram em audiência virtual, sendo que em 105 a demanda do consumidor foi resolvida, o que confere o percentual de 76,64% de resolutividade. Nos demais casos, ocorreu apenas esclarecimento sobre a relação de consumo, duplicidade na reclamação ou o problema foi resolvido antes mesmo de ser realizada a audiência por meio da Carta de Informações Preliminares (CIP).

As principais reclamações dos consumidores pela ferramenta virtual são contra operadoras de telefonia fixa e móvel, bancos, fabricantes de aparelhos celulares e ainda problemas com escolas e faculdades particulares.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o consumidor turista também é beneficiado com a audiência virtual. "Mesmo depois que retorne à cidade residente, o consumidor turista tem a garantia de que sua reclamação terá continuidade e pode ser acompanhada de onde ele estiver", esclareceu.

A Diretora também ressalta que a audiência virtual representa um ganho para o meio ambiente, pois todo o processo é virtual, não havendo necessidade de utilização de papel.

Saiba mais
A audiência virtual é uma videoconferência realizada entre o consumidor e o fornecedor, com a mediação do Procon Fortaleza, gravada e transformada em arquivo virtual, sendo anexada ao processo como peça de conciliação. Essa ferramenta permite que o consumidor realize a audiência, sem a necessidade de se deslocar pessoalmente para as unidades físicas do Procon.

Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor deve residir em Fortaleza ou ser consumidor turista em trânsito. É preciso ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador ou notebook. Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória (que pode ser alterada), para acessar o portal e cadastrar sua reclamação.

Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade". Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.

Procon Fortaleza alcança 76% de resolutividade nas audiências pela internet

A audiência virtual é uma videoconferência realizada entre o consumidor e o fornecedor, com a mediação do Procon Fortaleza

Reformulado desde outubro do ano passado, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros

O Procon Fortaleza alcançou o índice de 76,64% de resolutividade nas audiências virtuais, ferramenta que permite a abertura de reclamação pela internet, sem sair de casa ou do trabalho, e de qualquer cidade, caso o consumidor esteja em trânsito. A ferramenta está disponível no Portal da Prefeitura de Fortaleza, no endereço www.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link Atendimento Virtual.

Reformulado desde outubro do ano passado, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros. Desse total, 137 resultaram em audiência virtual, sendo que em 105 a demanda do consumidor foi resolvida, o que confere o percentual de 76,64% de resolutividade. Nos demais casos, ocorreu apenas esclarecimento sobre a relação de consumo, duplicidade na reclamação ou o problema foi resolvido antes mesmo de ser realizada a audiência por meio da Carta de Informações Preliminares (CIP).

As principais reclamações dos consumidores pela ferramenta virtual são contra operadoras de telefonia fixa e móvel, bancos, fabricantes de aparelhos celulares e ainda problemas com escolas e faculdades particulares.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o consumidor turista também é beneficiado com a audiência virtual. "Mesmo depois que retorne à cidade residente, o consumidor turista tem a garantia de que sua reclamação terá continuidade e pode ser acompanhada de onde ele estiver", esclareceu.

A Diretora também ressalta que a audiência virtual representa um ganho para o meio ambiente, pois todo o processo é virtual, não havendo necessidade de utilização de papel.

Saiba mais
A audiência virtual é uma videoconferência realizada entre o consumidor e o fornecedor, com a mediação do Procon Fortaleza, gravada e transformada em arquivo virtual, sendo anexada ao processo como peça de conciliação. Essa ferramenta permite que o consumidor realize a audiência, sem a necessidade de se deslocar pessoalmente para as unidades físicas do Procon.

Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor deve residir em Fortaleza ou ser consumidor turista em trânsito. É preciso ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador ou notebook. Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória (que pode ser alterada), para acessar o portal e cadastrar sua reclamação.

Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade". Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.