
O programa Integração Uece, política de tempo integral da Prefeitura de Fortaleza, foi uma das políticas públicas vencedoras do edital de seleção da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A instituição selecionou cinco iniciativas públicas nacionais para receberem assessoria gratuita. Com inscrições de todas as regiões do Brasil, 12 políticas passaram para a segunda fase. Dessas, cinco foram selecionadas na terceira etapa e integram o resultado do edital.
Realizado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o programa atende 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar. Iniciado neste ano, é pioneiro por aproximar alunos do Ensino Fundamental de uma universidade pública.
De setembro a dezembro, o Integração Uece contará com a assessoria da Enap para avaliar a implementação e aprimorar a política pública, com foco em uma possível replicação em outros municípios e estados.
“Avaliamos essa conquista como um reconhecimento ao trabalho inovador que vem sendo ofertado aos estudantes atendidos. É um incentivo para continuarmos investindo na ampliação de oportunidades de aprendizagem e também um estímulo para que essa experiência possa servir de modelo a outras redes públicas de ensino”, afirma o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
Para a coordenadora geral do programa, professora Iasmin Marinho, o resultado reforça a força e a relevância do trabalho desenvolvido. “Essa conquista representa o reconhecimento de um trabalho ousado e inovador, que se consolida como uma iniciativa pioneira no Brasil. Receber estudantes da educação básica na universidade é um desafio que temos transformado em oportunidades, descobertas e sonhos graças a uma equipe engajada, competente e comprometida.” E completa com entusiasmo: “Essa é a primeira de muitas conquistas!”.
Aprender Mais
O Integração Uece se soma ao Programa Aprender Mais, iniciativa que foca na ampliação da jornada escolar e no desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. O programa inclui quatro modalidades: Aprender Mais Escola, Integração (Cuca, Instituições, Idiomas e, agora, Uece), Escola Areninha e Pró-Técnico. Todas contemplam uma carga horária semanal de 15 horas no contraturno. No total, são atendidos mais de 120 mil alunos.
No caso do Integração Uece, são ofertadas atividades como: Língua Portuguesa, Matemática, Laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As ações são mediadas por universitários da Uece e de outras instituições de ensino.
Mais sobre a Enap
Criada em 1986, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Sua missão é formar e desenvolver pessoas para inovar na gestão pública, alcançar resultados e servir à sociedade. Ao longo de mais de 35 anos, a instituição vem atuando na transformação da administração pública por meio de programas de capacitação, produção de conhecimento e incentivo a práticas inovadoras.
