16 de March de 2016 em Cultura

Ricardo Black faz show no Mercado da Aerolândia. Confira essa e outras atrações do fim de semana

Programação é gratuita e acontece nos equipamentos culturais da Prefeitura


O cantor Ricardo Black se apresenta neste sábado (19/03), a partir das 19h, no Mercado da Aerolândia (Foto: Divulgação)

Chorinho está de volta ao Mercado dos Pinhões nesta sexta-feira (18/03), véspera de feriado, a partir das 20 horas, e promete abrir bem o fim de semana com Lia Maia e Banda.

Já no sábado (19/3), Dia de São José, tem novidade na programação do Mercado, que será tomado por cores, traços e muitas histórias com a primeira edição do Mercado dos Quadrinhos. A programação terá início às 16h e reunirá artistas autorais cearenses e um público ávido por novidades no segmento que agrega tantos fãs e colecionadores. A música ficará por conta do DJ Kaio Anderson, integrante do podcast Iradex, que traz indicações de universo nerd e geek.

O ponto alto do Mercado dos Quadrinhos será a venda e troca de produtos. Todavia, a programação também contará com painéis com a participação de quadrinistas, roteiristas, ilustradores e designs de quadrinhos.

Um dos painéis será “Quadrinhos Cearense: Passado, Presente e Futuro”, previsto para começar às 16h30, e que contará com a presença de Dharilya Sales (vencedora do prêmio Brazil Manga Awards de 2014 e autora do projeto Relicário), Daniel Brandão (quadrinista e proprietário do Estúdio Daniel Brandão) e Débora Santos (autora das HQs Pombos!, Como Sobreviver à Terra da Luz e Lua Cheia, além de integrante do coletivo Netuno Press). A mediação fica por conta do professor e roteirista Luís Carlos Sousa.

Uma das publicações mais icônicas do quadrinho independente cearense completa 20 anos em 2016. O fanzine Manicomics foi criado na década de 90 e conquistou diversos prêmios nacionais, entre eles três HQ Mix e quatro troféus DB Artes. Para comemorar essa data especial, dois dos realizadores dessa publicação estarão papeando no painel "Manicomics: 20 Anos", que vai acontecer a partir às 18h30. Daniel Brandão e JJ Marreiro conversam sobre esse fanzine que marcou uma geração, tudo sob a mediação da quadrinista Nathália Garcia.

Confira a lista de todos que estão confirmados para a primeira edição do Mercado dos Quadrinhos: Brendda – Netuno Press, Camila Oliveira de Medeiros (Grupo Tom), Daniel Brandão, Guabiras, David Tomás Ferreira da Silva, Dharilya, Dhio Barroso (Coletivo Arminina), Débora Santos (Netuno Press), Eduardo (Biblioteca Dolor Barreira); Guabiras, Ícaro Araújo (Caramujolândia), Janaína Esmeraldo, Jean Sinclair, Jess New, João Belo Junior (Coletivo de Comics Café), Márcio Moreira; Mariana Marrie, Nat Matos, Natália Mendes Maia, Paulo Cesar (Oráculo) e Pedro José.

Já no domingo (20/03), a partir das 19h, o Forró no Mercado continua a garantir a animação do restinho do fim de semana com muita arrasta-pé. Dessa vez, o público vai dançar juntinho com Vanin e Nicinha.

Ricardo Black faz show no Mercado da Aerolândia sábado (19/03)
O cantor Ricardo Black se apresenta neste sábado (19/03), a partir das 19 horas, no novo Mercado da Aerolândia. No show, o cantor estará acompanhado do multi-instrumentista Carlinhos Patriolino e apresentará, entre outras, composições de Belquior, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Evaldo Gouveia, Cartola, Luiz Assumpção, Ataulfo Alves e Paulinho da Viola.

Ricardo Black iniciou suas atividades artísticas aos 7 anos, quando ingressou na Banda do Piamarta do Montese, cujo pai (Mestre André) era o maestro e um dos fundadores. Daí em diante, participaria como calouro de programas de auditório da TV Ceará e em apresentações em shows como artista mirim.

Em 1996, seguiu para a Europa, destacando-se como intérprete da música brasileira nas cidades de Zurique (Suíça), Modena (Itália) e Berlin (Alemanha). Ainda na Alemanha, participou das gravações do CD “Karneval der Kulturen” vol. 1. Lançou o seu primeiro disco solo, intitulado “Samba do Metrô Amor”, gravado em Berlim e Fortaleza. Este trabalho, numa linguagem cool, permitiu ao artista viajar em diversas sonoridades (balada, reggae, pop, samba, blues, bossa e funk), entre outras sutilezas, expressando toda a sua versatilidade e potência vocal.

Já no domingo (20/3), a partir das 18h, é dia da criançada se esbaldar com a Contação de História. Nesta edição, a atração será o Projeto Pé de Livros.

Piquenique e Passeio Instrumental no Passeio Público
As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30, recebe neste sábado (19/03) Trio Mistura Brasileira (Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiori) e, no domingo (20/03), a música ficará por conta do Trio Caixa de Som (Carlinhos Perdigão, Marcelo Justa e Gerardo Gondim).

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (20/03), haverá apresentação do espetáculo "A Saga de Jesus Cristo", com a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos. O espetáculo traz elementos do teatro de mamulengo e é um mergulho nas tradições cearenses. Apresenta os momentos mais significativos da vida de Jesus.

Exposição fotográfica Vê.Nus segue em cartaz no Estoril
Para quem estiver passeando pela Praia de Iracema e Estoril a dica é visitar a exposição "Vê.nus", do fotógrafo baiano, radicado em Fortaleza, Tiago Lopes. A mostra reúne 18 fotografias que lançam um novo olhar sobre o corpo feminino e celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A visitação acontece de terça-feira a domingo, de 16h às 22h, até o dia 6 de abril.

Realizada pela produtora cultural O Mercador, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a exposição referencia o mito da deusa romana Vênus, que personifica a beleza, sexualidade e a fertilidade. Tiago Lopes quis desafiar o público a ver os nus femininos sob outra ótica, para além das formas esculpidas pela luz.

Vê.Nus tem coordenação geral de Diego Pontes e recomendação etária para maiores de 12 anos.

Sobre o artista
Tiago Lopes, 30 anos. Baiano radicado em Fortaleza, dedica-se à fotografia de moda e publicidade há nove anos e é um colecionador voraz de projetos autorais solos, além de projetos que dialogam com o universo de outros artistas.

Contação de Histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9h e às 14h, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17h, e às 18h30 e é realizada pela Associação de Geofilosofia (Ageac), que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 17/03, os temas serão “Estudo psíquico: consciente x inconsciente”, às 17h, e “Estudo dos sonhos”, às 18h30. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

 

Serviço:

Mercado dos Pinhões
(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Chorinho no Mercado
Quando: Sexta-feira (18/3), a partir das 20h
Atração: Lia Maia

Mercado dos Quadrinhos
Quando: Sábado (19/3), a partir das 16h
16h30 - Painel “Quadrinhos Cearense: Passado, Presente e Futuro”
18h30 - Painel "Manicomics: 20 Anos"
Quadrinistas confirmados: Brendda – Netuno Press, Camila Oliveira de Medeiros (Grupo Tom), Daniel Brandão, Guabiras, David Tomás Ferreira da Silva, Dharilya, Dhio Barroso (Coletivo Arminina), Débora Santos (Netuno Press), Eduardo (Biblioteca Dolor Barreira); Guabiras, Ícaro Araújo (Caramujolândia), Janaína Esmeraldo, Jean Sinclair, Jess New, João Belo Junior (Coletivo The Comics Café), Márcio Moreira; Mariana Marrie, Nat Matos, Natália Mendes Maia, Paulo Cesar (Oráculo) e Pedro José.
Atração musical: Kaio Anderson
Food Trucks: Ma Che Food Truck, Calzone Full, Juh Veras, Turbo Dog e Conca D'Oro Food Truck.

Forró no Mercado
Quando: Domingo (20/03), a partir das 19 horas
Atração: Vanin e Nicinha

Mercado da Aerolândia
(BR 116, 5431 – Aerolândia)

Show com Ricardo Black
Quando: Sábado (19/03), a partir das 19h

Contação de História
Quando: Domingo (20/03), a partir das 18h
Atração: Projeto Pé de Livros

Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, S/N, Centro)

Passeio Instrumental
Quando: Sábado (19/03) e domingo (20/03), a partir de 12h30
Atrações: Trio Mistura Brasileira (Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiori) (19/3); Trio Caixa de Som (Carlinhos Perdigão, Marcelo Justa e Gerardo Gondim) (20/3)

Piquenique
Quando: Domingo (20/03), às 9h30
Atração: "A Saga de Jesus Cristo", com a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos.

Estoril
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Vê.Nus – Exposição do fotógrafo Tiago Lopes
Visitação: Até 6 de abril de 2016 (terça a domingo, das 16h às 22h)
Recomendação etária: maiores de 12 anos

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h
Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (17/3) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30
Temas: “Estudo psíquico: consciente x inconsciente” , às 17h e “Estudo dos sonhos” às 18h30min

*Programação sujeita a alteração.

Ricardo Black faz show no Mercado da Aerolândia. Confira essa e outras atrações do fim de semana

Programação é gratuita e acontece nos equipamentos culturais da Prefeitura

O cantor Ricardo Black se apresenta neste sábado (19/03), a partir das 19h, no Mercado da Aerolândia (Foto: Divulgação)

Chorinho está de volta ao Mercado dos Pinhões nesta sexta-feira (18/03), véspera de feriado, a partir das 20 horas, e promete abrir bem o fim de semana com Lia Maia e Banda.

Já no sábado (19/3), Dia de São José, tem novidade na programação do Mercado, que será tomado por cores, traços e muitas histórias com a primeira edição do Mercado dos Quadrinhos. A programação terá início às 16h e reunirá artistas autorais cearenses e um público ávido por novidades no segmento que agrega tantos fãs e colecionadores. A música ficará por conta do DJ Kaio Anderson, integrante do podcast Iradex, que traz indicações de universo nerd e geek.

O ponto alto do Mercado dos Quadrinhos será a venda e troca de produtos. Todavia, a programação também contará com painéis com a participação de quadrinistas, roteiristas, ilustradores e designs de quadrinhos.

Um dos painéis será “Quadrinhos Cearense: Passado, Presente e Futuro”, previsto para começar às 16h30, e que contará com a presença de Dharilya Sales (vencedora do prêmio Brazil Manga Awards de 2014 e autora do projeto Relicário), Daniel Brandão (quadrinista e proprietário do Estúdio Daniel Brandão) e Débora Santos (autora das HQs Pombos!, Como Sobreviver à Terra da Luz e Lua Cheia, além de integrante do coletivo Netuno Press). A mediação fica por conta do professor e roteirista Luís Carlos Sousa.

Uma das publicações mais icônicas do quadrinho independente cearense completa 20 anos em 2016. O fanzine Manicomics foi criado na década de 90 e conquistou diversos prêmios nacionais, entre eles três HQ Mix e quatro troféus DB Artes. Para comemorar essa data especial, dois dos realizadores dessa publicação estarão papeando no painel "Manicomics: 20 Anos", que vai acontecer a partir às 18h30. Daniel Brandão e JJ Marreiro conversam sobre esse fanzine que marcou uma geração, tudo sob a mediação da quadrinista Nathália Garcia.

Confira a lista de todos que estão confirmados para a primeira edição do Mercado dos Quadrinhos: Brendda – Netuno Press, Camila Oliveira de Medeiros (Grupo Tom), Daniel Brandão, Guabiras, David Tomás Ferreira da Silva, Dharilya, Dhio Barroso (Coletivo Arminina), Débora Santos (Netuno Press), Eduardo (Biblioteca Dolor Barreira); Guabiras, Ícaro Araújo (Caramujolândia), Janaína Esmeraldo, Jean Sinclair, Jess New, João Belo Junior (Coletivo de Comics Café), Márcio Moreira; Mariana Marrie, Nat Matos, Natália Mendes Maia, Paulo Cesar (Oráculo) e Pedro José.

Já no domingo (20/03), a partir das 19h, o Forró no Mercado continua a garantir a animação do restinho do fim de semana com muita arrasta-pé. Dessa vez, o público vai dançar juntinho com Vanin e Nicinha.

Ricardo Black faz show no Mercado da Aerolândia sábado (19/03)
O cantor Ricardo Black se apresenta neste sábado (19/03), a partir das 19 horas, no novo Mercado da Aerolândia. No show, o cantor estará acompanhado do multi-instrumentista Carlinhos Patriolino e apresentará, entre outras, composições de Belquior, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Evaldo Gouveia, Cartola, Luiz Assumpção, Ataulfo Alves e Paulinho da Viola.

Ricardo Black iniciou suas atividades artísticas aos 7 anos, quando ingressou na Banda do Piamarta do Montese, cujo pai (Mestre André) era o maestro e um dos fundadores. Daí em diante, participaria como calouro de programas de auditório da TV Ceará e em apresentações em shows como artista mirim.

Em 1996, seguiu para a Europa, destacando-se como intérprete da música brasileira nas cidades de Zurique (Suíça), Modena (Itália) e Berlin (Alemanha). Ainda na Alemanha, participou das gravações do CD “Karneval der Kulturen” vol. 1. Lançou o seu primeiro disco solo, intitulado “Samba do Metrô Amor”, gravado em Berlim e Fortaleza. Este trabalho, numa linguagem cool, permitiu ao artista viajar em diversas sonoridades (balada, reggae, pop, samba, blues, bossa e funk), entre outras sutilezas, expressando toda a sua versatilidade e potência vocal.

Já no domingo (20/3), a partir das 18h, é dia da criançada se esbaldar com a Contação de História. Nesta edição, a atração será o Projeto Pé de Livros.

Piquenique e Passeio Instrumental no Passeio Público
As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30, recebe neste sábado (19/03) Trio Mistura Brasileira (Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiori) e, no domingo (20/03), a música ficará por conta do Trio Caixa de Som (Carlinhos Perdigão, Marcelo Justa e Gerardo Gondim).

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (20/03), haverá apresentação do espetáculo "A Saga de Jesus Cristo", com a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos. O espetáculo traz elementos do teatro de mamulengo e é um mergulho nas tradições cearenses. Apresenta os momentos mais significativos da vida de Jesus.

Exposição fotográfica Vê.Nus segue em cartaz no Estoril
Para quem estiver passeando pela Praia de Iracema e Estoril a dica é visitar a exposição "Vê.nus", do fotógrafo baiano, radicado em Fortaleza, Tiago Lopes. A mostra reúne 18 fotografias que lançam um novo olhar sobre o corpo feminino e celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A visitação acontece de terça-feira a domingo, de 16h às 22h, até o dia 6 de abril.

Realizada pela produtora cultural O Mercador, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a exposição referencia o mito da deusa romana Vênus, que personifica a beleza, sexualidade e a fertilidade. Tiago Lopes quis desafiar o público a ver os nus femininos sob outra ótica, para além das formas esculpidas pela luz.

Vê.Nus tem coordenação geral de Diego Pontes e recomendação etária para maiores de 12 anos.

Sobre o artista
Tiago Lopes, 30 anos. Baiano radicado em Fortaleza, dedica-se à fotografia de moda e publicidade há nove anos e é um colecionador voraz de projetos autorais solos, além de projetos que dialogam com o universo de outros artistas.

Contação de Histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9h e às 14h, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17h, e às 18h30 e é realizada pela Associação de Geofilosofia (Ageac), que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 17/03, os temas serão “Estudo psíquico: consciente x inconsciente”, às 17h, e “Estudo dos sonhos”, às 18h30. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

 

Serviço:

Mercado dos Pinhões
(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Chorinho no Mercado
Quando: Sexta-feira (18/3), a partir das 20h
Atração: Lia Maia

Mercado dos Quadrinhos
Quando: Sábado (19/3), a partir das 16h
16h30 - Painel “Quadrinhos Cearense: Passado, Presente e Futuro”
18h30 - Painel "Manicomics: 20 Anos"
Quadrinistas confirmados: Brendda – Netuno Press, Camila Oliveira de Medeiros (Grupo Tom), Daniel Brandão, Guabiras, David Tomás Ferreira da Silva, Dharilya, Dhio Barroso (Coletivo Arminina), Débora Santos (Netuno Press), Eduardo (Biblioteca Dolor Barreira); Guabiras, Ícaro Araújo (Caramujolândia), Janaína Esmeraldo, Jean Sinclair, Jess New, João Belo Junior (Coletivo The Comics Café), Márcio Moreira; Mariana Marrie, Nat Matos, Natália Mendes Maia, Paulo Cesar (Oráculo) e Pedro José.
Atração musical: Kaio Anderson
Food Trucks: Ma Che Food Truck, Calzone Full, Juh Veras, Turbo Dog e Conca D'Oro Food Truck.

Forró no Mercado
Quando: Domingo (20/03), a partir das 19 horas
Atração: Vanin e Nicinha

Mercado da Aerolândia
(BR 116, 5431 – Aerolândia)

Show com Ricardo Black
Quando: Sábado (19/03), a partir das 19h

Contação de História
Quando: Domingo (20/03), a partir das 18h
Atração: Projeto Pé de Livros

Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, S/N, Centro)

Passeio Instrumental
Quando: Sábado (19/03) e domingo (20/03), a partir de 12h30
Atrações: Trio Mistura Brasileira (Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiori) (19/3); Trio Caixa de Som (Carlinhos Perdigão, Marcelo Justa e Gerardo Gondim) (20/3)

Piquenique
Quando: Domingo (20/03), às 9h30
Atração: "A Saga de Jesus Cristo", com a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos.

Estoril
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Vê.Nus – Exposição do fotógrafo Tiago Lopes
Visitação: Até 6 de abril de 2016 (terça a domingo, das 16h às 22h)
Recomendação etária: maiores de 12 anos

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h
Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (17/3) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30
Temas: “Estudo psíquico: consciente x inconsciente” , às 17h e “Estudo dos sonhos” às 18h30min

*Programação sujeita a alteração.