A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), apresenta mais uma semana de atividades do Rolê Cultural, levando programação gratuita e diversificada aos equipamentos vinculados e espaços da cidade com a agenda do Carnaval de Fortaleza 2026.
Programação completa
A Biblioteca Pública Cristina Poeta, no Autran Nunes, recebe, na terça-feira (10/02), das 13h às 15h, a Oficina de Máscaras com Carlos Henrique Brito, incentivando a criatividade e o fazer artístico. Já a Biblioteca Pública Dolor Barreira, no Benfica, promove no dia 11 de fevereiro, às 15h, uma leitura de textos em poesia, com seleção de poemas de autores cearenses, conduzida por Cícero Teixeira.
O Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, realiza no dia 11 de fevereiro, às 19h, a Roda de Conversa – Ponte Perspective Surf. O espaço também segue com a exposição “Fazendo Arte Como Não Podia Fazer Quando Criança”, da artista Alexia Ferreira, em cartaz até 7 de março, com visitação de terça a sábado, das 9h às 21h, para público a partir de 8 anos.
A Galeria Ramos Cotoco, no Theatro José de Alencar, recebe na quinta-feira (12/02), às 17h, a abertura da exposição “Arquivos do Fim”, realizada por estudantes do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, destacando a produção formativa em artes visuais e audiovisual. A mostra ficará disponível até 24 de abril.
No pátio do Teatro São José, também na quinta-feira, será realizada oficina de máscaras, conduzida por Cláudio Magalhães, das 17h às 20h, já ensinando os foliões a prepararem seus próprios adornos.
Carnaval de Fortaleza 2026
A programação do Carnaval de Fortaleza 2026 movimenta oito palcos da cidade, entre de sábado a terça-feira (14 a 17/02). No sexta-feira (13/02), às 18h, o Teatro São José celebra seu aniversário com a programação festiva, reunindo as atrações Fortal 90, Frevilhando e Banda Bode Beat.
O Baile de Carnaval Unidos da Herbênia, com Cantakids, acontece dia 11 de fevereiro, às 15h, na Biblioteca Pública Herbênia Gurgel, localizada na 2ª etapa do Conjunto Ceará II.
A Praça da Gentilândia, no Benfica, recebe blocos, DJs e atrações musicais ao longo das tardes e noites. A Avenida Domingos Olímpio concentra os tradicionais cortejos de cordões e maracatus, reunindo importantes nações e grupos da cultura popular. O Mercado dos Pinhões promove shows e apresentações musicais, enquanto o Passeio Público garante programação infantil pela manhã. O Aterrinho da Praia de Iracema recebe DJs e grandes shows, e o Parque Rachel de Queiroz também integra a festa com atrações musicais e atividades para o público infantil. A Mocinha mantém a animação noturna, e os Blocos de Rua Independentes se espalham pelas Regionais 3, 6, 10 e 11, fortalecendo o caráter descentralizado e diverso do Carnaval na capital.
Inscrições abertas
Estão abertas pela Secultfor, as inscrições da Chamada Pública para contratação de Organização Social destinada à gestão de equipamentos culturais, com prazo até quarta-feira (11/02), por meio do Mapa Cultural do Ceará. Também seguem abertas, até 13 de março de 2026, as inscrições para o Edital do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, que oferta 40 vagas para pessoas a partir de 18 anos, mediante formulário disponível no site da instituição.
