De origem humilde e sonhadora, aos 48 anos, a enfermeira Lucineide Pires Santos sempre lutou para representar sua categoria. "Sempre sonhei em ser uma representante do bom funcionário público e esse sonho está se realizando. Um momento de grande conquista e inspiração para mim", celebrou.
O sonho de Lucileide, assim como o de muitos outros profissionais da saúde de diversas categorias, está sendo realizado a partir da convocação dos 411 concursados da saúde, do certame da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), realizado em 2024. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dia 28 de agosto. A ação faz parte do programa Saúde que Cuida, do Plano Fortaleza Inclusiva.
Neste mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou o cronograma para que esses convocados passem a integrar, efetivamente, o quadro de servidores públicos da SMS. A convocação contempla profissionais de diferentes especialidades, que atuarão em postos, hospitais e no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), reforçando a rede assistencial do município.
Para a técnica de enfermagem Verangela dos Santos, o tão esperado contrato representa um momento de grande alegria e estabilidade. "Estou muito feliz! Tenho uma filha que depende de mim e do meu sustento. Agora serei funcionária pública, isso vai ajudar de maneira positiva, garantindo maior segurança financeira", pontuou.
No total, 13 categorias integram a convocação: médico, auxiliar de farmácia, auxiliar em saúde bucal, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, motorista socorrista, nutricionista, técnico de laboratório de análises clínicas, técnico em enfermagem, técnico em imobilização ortopédica e técnico em radiologia. O processo de chamamento será realizado em três etapas: perícia admissional, entrega de documentação, lotação e posse.
A primeira etapa, a perícia admissional, acontece até o dia 12 de setembro, no Instituto de Previdência do Município (IPM). Já a entrega da documentação deverá ser realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, na sede da SMS (Rua Barão do Rio Branco, 910 - Centro).
A convocação, antecipada pela atual gestão, reafirma o compromisso municipal com a valorização e a qualificação do quadro técnico da saúde. Um marco significativo para o fortalecimento institucional, com foco na melhoria e na ampliação da qualidade dos serviços prestados à população.
Cronograma de convocação:
01 a 12 de setembro: perícia admissional
15 a 18 de setembro: entrega de documentação
