A Prefeitura de Fortaleza deu início à reforma do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) da Regional de Saúde IV, no bairro Itaperi. A ação faz parte do programa municipal Saúde que Cuida, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva. As obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), com investimento inicial de aproximadamente R$ 588 mil.
Com área construída de 469 m², a unidade receberá revisão das instalações elétrica e hidráulica, pintura, nova cobertura e readequação completa da ambiência, incluindo adequações de acessibilidade conforme normas técnicas. Durante as obras, os atendimentos estão garantidos e estão sendo realizados no Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, localizado a 120 metros da unidade de saúde mental.
Segundo a secretária da Saúde, Riane Azevedo, o programa Saúde que Cuida prevê a reforma dos 24 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza, entre eles, 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), quatro Residências Terapêuticas (RT) e quatro Unidades de Acolhimento (UA). “A gestão busca fortalecer uma saúde mental fragmentada para que os usuários tenham mais cuidado, respeito, inclusão e transformação”, reforça.
Álcool e outras drogas
Como parte da Raps, os Caps AD são a porta de entrada para o atendimento de pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. O equipamento atende pessoas a partir de 16 anos. A inserção do usuário é voluntária. O paciente pode procurar diretamente ou ser encaminhado por um dos 134 postos de saúde da Capital.
Nos CAPS é feita uma avaliação inicial por uma equipe multiprofissional e, de acordo com a necessidade do usuário, é feito o plano terapêutico, que envolve uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, internação, de orientação, entre outros) até atendimentos em grupo ou oficinas terapêuticas.
Saúde que Cuida
O programa Saúde que Cuida reúne uma série de ações voltadas à melhoria da Rede Municipal de Saúde. A iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva e contempla a reforma de equipamentos, a convocação de novos profissionais, a construção de equipamentos e a ampliação de serviços. As ações contam com recursos do Município, Governo do Estado e União.
