09 de March de 2016 em Cultura

Show com Pingo de Fortaleza, Café Fashion e Feira de Artes no fim de semana

Programação é gratuita e acontece nos equipamentos culturais da Prefeitura


O cantor e compositor Pingo de Fortaleza apresenta ao público o repertório do seu álbum “Relicário de Canções” (Foto: Divulgação)

Programação especial no Mercado dos Pinhões! Nesta sexta-feira (11/3), às 20 horas, o cantor e compositor Pingo de Fortaleza apresenta ao público o repertório do seu álbum “Relicário de Canções”. Pingo estará acompanhado do trio Mimi Rocha (guitarra e direção musical), Edmundo Jr. (baixo e vocal) e Ricardo Pinheiro (bateria e vocal) e ainda contará com a participação especial do Maracatu Solar.

"Relicário de Canções - Pingo de Fortaleza” foi lançado em outubro do ano passado e traz uma coletânea das canções mais populares do artista, que vem produzindo sistematicamente há mais de 30 anos e que já conta com 22 álbuns autorais lançados e também com a criação e organização de 5 livros.

“Relicário de Canções é um ajuntamento de canções elaboradas durante minha carreira, que venho cantando de forma mais intensa e que as pessoas na sua maioria tendem a se identificar. O disco nasceu de uma necessidade em função da procura após os shows de um material que contivesse as músicas que venho interpretando continuadamente esses anos", afirma Pingo.

O CD traz canções como Aproveite o Dia (Pingo de Fortaleza e Henrique Beltrão), Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), Porões, Bosques e Jardins (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues) esta com participação de Calé Alencar, e Solencanto, Coração de Pedra, Lógica, Prata 950, Canção Amiga e Brincar de Brinquedo de Pingo de Fortaleza, além de duas canções interpretadas por Aparecida Silvino: Caminho de Luz (Pingo de Fortaleza) e Natureza do Amor (Pingo de Fortaleza e Henrique Beltrão).

O CD "Relicário de Canções - Pingo de Fortaleza" estará à disposição do público por R$20,00 e a entrada do show é gratuita.

Já no domingo (13/2), a partir das 19 horas, o Forró no Mercado continua a garantir a animação do restinho do fim de semana com muita arrasta-pé. Dessa vez, o público vai dançar juntinho com a banda Os Muringas.

 

Estoril segue movimentado no fim de semana com Café Fashion, Feira de Artes e exposição Vê.Nus

Um encontro no fim de tarde para falar de moda e cultura e, claro, apreciar um café delicioso! Nessa edição, oCafé Fashion recebe como convidados e palestrantes Regina Almeida, Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação e Coordenadora dos cursos de Graduação e Pós Graduação de Design de Moda da Faculdade Ateneu e Ivanildo Nunes, Especialista em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda, além de renomado estilista da alta costura cearense, consultor de moda e experiente profissional em projetos sociais de moda e artesanato.

A programação acontece no sábado (12/3) no Estoril, a partir das 16 horas, com vagas limitadas. Para confirmar presença basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Café Fashion é idealizado por membros do Fórum Permanente de Moda de Fortaleza e conta com a parceria do Escritório de Criação, do Portal Moda e Arte e da Livraria Atelier das Letras e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza.

No domingo (13/3), a partir das 16h30min, os jardins do Estoril voltam a receber mais uma edição da Feira de Artes. A Feira reúne pintores, mosaicistas e designers e é um espaço onde os artistas locais têm a oportunidade de expôr suas obras e o público, por sua vez, pode adquiri-las, criando uma relação de bons negócios sem a intermediação de terceiros. Além das comprinhas, a música desta edição será comandada pelo DJ Gomes, que garantirá o clima descontraído como belo cenário da Praia de Iracema.

Conheça os expositores do mês de março: André Aguiar, Augustin (Cuba), Caramujolândia (encadernação artesanal e ilustração), Intorpecidade (encadernação), Josy Sales, Matulão, Netuno Press, Renan Andrade, Ricardo Fernandes (mosaico) e Wellington Luz.

Para quem estiver passeando pela Praia de Iracema e Estoril a dica é visitar a exposição "Vê.nus", do fotógrafo baiano, radicado em Fortaleza, Tiago Lopes. A mostra reúne 18 fotografias que lançam um novo olhar sobre o corpo feminino e celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A visitação acontece de terça-feira a domingo, de 16 às 22 horas, até o dia 6 de abril.

Realizada pela produtora cultural O Mercador, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a exposição referencia o mito da deusa romana Vênus, que personifica a beleza, sexualidade e a fertilidade. Tiago Lopes quis desafiar o público a ver os nus femininos sob outra ótica, para além das formas esculpidas pela luz.

Vê.Nus tem coordenação geral de Diego Pontes e recomendação etária para maiores de 12 anos.

Sobre o artista

Tiago Lopes, 30 anos. Baiano radicado em Fortaleza, dedica-se à fotografia de moda e publicidade há nove anos e é um colecionador voraz de projetos autorais solos, além de projetos que dialogam com o universo de outros artistas.

 

Dança, Chorinho e Contação de História no Mercado da Aerolândia
A programação cultural do novo Mercado da Aerolândia segue firme no fim de semana. Neste sábado (12), às 19 horas, tem dança com a Companhia Cordapés. No espetáculo, o publico é levado a “viajar” por algumas regiões do Brasil e em especial do nordeste, através das danças populares características de tais regiões. Na sequência, a partir das 20 horas, tem o melhor do chorinho com a banda Regional Chega Chora, que vem com a missão de divulgar o choro e levá-lo a um lugar de destaque no cenário musical local.

Domingo (13), a partir das 18 horas, é dia da criançada se esbaldar com a Contação de História com o Grupo Adoleta – Cantigas de Roda, que apresenta um repertório com os principais sucessos da atualidade, clássicos dos anos 80 e projetos autorais no qual brincadeiras, gincanas, danças e cantigas de roda são inseridas no contexto de cada música, trabalhando diversos conceitos pedagógicos.

Piquenique e Passeio Instrumental no Passeio Público

As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (12/3) Macaúba e Tarcísio Sardinha e, no domingo (13/3), a música ficará por conta de Brenna Freire e Alisson Felix.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (13/3), a atração será o Projeto Pé de Livros. Grupo formado por amigos com um único interesse em comum: livros.

 

Contação de Histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 10/2, os temas serão “Herança e sabedoria das culturas antigas”, às 17 horas, e “A meditação levada à prática”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

 

Serviço:

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Show Relicário de Canções – Pingo de Fortaleza

Quando: Sexta-feira (11/3) a partir das 20 horas

Entrevistas: Pingo de Fortaleza (99987.7321)

 

Forró no Mercado

Quando: Domingo (13/3), a partir das 19 horas

Atração: Os Muringas

 

ESTORIL

(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Café Fashion

Quando: Sábado (12), a partir das 16h

Vagas limitadas. Para confirmar presença basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Feira de Artes

Quando: Domingo (13/3), a partir das 16h30min

Expositores: André Aguiar, Augustin (Cuba), Caramujolândia (encadernação artesanal e ilustração), Intorpecidade (encadernação), Josy Sales, Matulão, Netuno Press, Renan Andrade, Ricardo Fernandes (mosaico) e Wellington Luz.

Atração musical: DJ Gomes

 

Vê.Nus – Exposição do fotógrafo Tiago Lopes

Visitação: Até 6 de abril de 2016 (terça a domingo, das 16h às 22h)

Recomendação etária: maiores de 12 anos

 

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR 116, 5431 - Aerolândia)

Quando: Sábado (12), às 19h
Atração: Dança com a Cia. Cordapés
 

Quando: Sábado (12), às 20h
Atração: Regional Chega Chora

Quando: Domingo (13), 18h
Atração: Contação de História com o Grupo Adoleta – Cantigas de Roda
 

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N, Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (12/3) e domingo (13/3), a partir de 12h30min

Atrações: Macaúba e Tarcísio Sardinha (12/3); Brenna Freire e Allison Felix (13/3)

 

Piquenique

Quando: Domingo (13/3), às 9h30min

Atração: Projeto Pé de Livros

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

 

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (10/3) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30

Temas: “Herança de sabedoria das culturas antigas” , às 17h e “A meditação levada à prática” às 18h30min

 

*Programação sujeita a alteração.

Show com Pingo de Fortaleza, Café Fashion e Feira de Artes no fim de semana

Programação é gratuita e acontece nos equipamentos culturais da Prefeitura

O cantor e compositor Pingo de Fortaleza apresenta ao público o repertório do seu álbum “Relicário de Canções” (Foto: Divulgação)

Programação especial no Mercado dos Pinhões! Nesta sexta-feira (11/3), às 20 horas, o cantor e compositor Pingo de Fortaleza apresenta ao público o repertório do seu álbum “Relicário de Canções”. Pingo estará acompanhado do trio Mimi Rocha (guitarra e direção musical), Edmundo Jr. (baixo e vocal) e Ricardo Pinheiro (bateria e vocal) e ainda contará com a participação especial do Maracatu Solar.

"Relicário de Canções - Pingo de Fortaleza” foi lançado em outubro do ano passado e traz uma coletânea das canções mais populares do artista, que vem produzindo sistematicamente há mais de 30 anos e que já conta com 22 álbuns autorais lançados e também com a criação e organização de 5 livros.

“Relicário de Canções é um ajuntamento de canções elaboradas durante minha carreira, que venho cantando de forma mais intensa e que as pessoas na sua maioria tendem a se identificar. O disco nasceu de uma necessidade em função da procura após os shows de um material que contivesse as músicas que venho interpretando continuadamente esses anos", afirma Pingo.

O CD traz canções como Aproveite o Dia (Pingo de Fortaleza e Henrique Beltrão), Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), Porões, Bosques e Jardins (Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues) esta com participação de Calé Alencar, e Solencanto, Coração de Pedra, Lógica, Prata 950, Canção Amiga e Brincar de Brinquedo de Pingo de Fortaleza, além de duas canções interpretadas por Aparecida Silvino: Caminho de Luz (Pingo de Fortaleza) e Natureza do Amor (Pingo de Fortaleza e Henrique Beltrão).

O CD "Relicário de Canções - Pingo de Fortaleza" estará à disposição do público por R$20,00 e a entrada do show é gratuita.

Já no domingo (13/2), a partir das 19 horas, o Forró no Mercado continua a garantir a animação do restinho do fim de semana com muita arrasta-pé. Dessa vez, o público vai dançar juntinho com a banda Os Muringas.

 

Estoril segue movimentado no fim de semana com Café Fashion, Feira de Artes e exposição Vê.Nus

Um encontro no fim de tarde para falar de moda e cultura e, claro, apreciar um café delicioso! Nessa edição, oCafé Fashion recebe como convidados e palestrantes Regina Almeida, Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação e Coordenadora dos cursos de Graduação e Pós Graduação de Design de Moda da Faculdade Ateneu e Ivanildo Nunes, Especialista em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda, além de renomado estilista da alta costura cearense, consultor de moda e experiente profissional em projetos sociais de moda e artesanato.

A programação acontece no sábado (12/3) no Estoril, a partir das 16 horas, com vagas limitadas. Para confirmar presença basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Café Fashion é idealizado por membros do Fórum Permanente de Moda de Fortaleza e conta com a parceria do Escritório de Criação, do Portal Moda e Arte e da Livraria Atelier das Letras e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza.

No domingo (13/3), a partir das 16h30min, os jardins do Estoril voltam a receber mais uma edição da Feira de Artes. A Feira reúne pintores, mosaicistas e designers e é um espaço onde os artistas locais têm a oportunidade de expôr suas obras e o público, por sua vez, pode adquiri-las, criando uma relação de bons negócios sem a intermediação de terceiros. Além das comprinhas, a música desta edição será comandada pelo DJ Gomes, que garantirá o clima descontraído como belo cenário da Praia de Iracema.

Conheça os expositores do mês de março: André Aguiar, Augustin (Cuba), Caramujolândia (encadernação artesanal e ilustração), Intorpecidade (encadernação), Josy Sales, Matulão, Netuno Press, Renan Andrade, Ricardo Fernandes (mosaico) e Wellington Luz.

Para quem estiver passeando pela Praia de Iracema e Estoril a dica é visitar a exposição "Vê.nus", do fotógrafo baiano, radicado em Fortaleza, Tiago Lopes. A mostra reúne 18 fotografias que lançam um novo olhar sobre o corpo feminino e celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A visitação acontece de terça-feira a domingo, de 16 às 22 horas, até o dia 6 de abril.

Realizada pela produtora cultural O Mercador, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a exposição referencia o mito da deusa romana Vênus, que personifica a beleza, sexualidade e a fertilidade. Tiago Lopes quis desafiar o público a ver os nus femininos sob outra ótica, para além das formas esculpidas pela luz.

Vê.Nus tem coordenação geral de Diego Pontes e recomendação etária para maiores de 12 anos.

Sobre o artista

Tiago Lopes, 30 anos. Baiano radicado em Fortaleza, dedica-se à fotografia de moda e publicidade há nove anos e é um colecionador voraz de projetos autorais solos, além de projetos que dialogam com o universo de outros artistas.

 

Dança, Chorinho e Contação de História no Mercado da Aerolândia
A programação cultural do novo Mercado da Aerolândia segue firme no fim de semana. Neste sábado (12), às 19 horas, tem dança com a Companhia Cordapés. No espetáculo, o publico é levado a “viajar” por algumas regiões do Brasil e em especial do nordeste, através das danças populares características de tais regiões. Na sequência, a partir das 20 horas, tem o melhor do chorinho com a banda Regional Chega Chora, que vem com a missão de divulgar o choro e levá-lo a um lugar de destaque no cenário musical local.

Domingo (13), a partir das 18 horas, é dia da criançada se esbaldar com a Contação de História com o Grupo Adoleta – Cantigas de Roda, que apresenta um repertório com os principais sucessos da atualidade, clássicos dos anos 80 e projetos autorais no qual brincadeiras, gincanas, danças e cantigas de roda são inseridas no contexto de cada música, trabalhando diversos conceitos pedagógicos.

Piquenique e Passeio Instrumental no Passeio Público

As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (12/3) Macaúba e Tarcísio Sardinha e, no domingo (13/3), a música ficará por conta de Brenna Freire e Alisson Felix.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (13/3), a atração será o Projeto Pé de Livros. Grupo formado por amigos com um único interesse em comum: livros.

 

Contação de Histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 10/2, os temas serão “Herança e sabedoria das culturas antigas”, às 17 horas, e “A meditação levada à prática”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

 

Serviço:

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Show Relicário de Canções – Pingo de Fortaleza

Quando: Sexta-feira (11/3) a partir das 20 horas

Entrevistas: Pingo de Fortaleza (99987.7321)

 

Forró no Mercado

Quando: Domingo (13/3), a partir das 19 horas

Atração: Os Muringas

 

ESTORIL

(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Café Fashion

Quando: Sábado (12), a partir das 16h

Vagas limitadas. Para confirmar presença basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Feira de Artes

Quando: Domingo (13/3), a partir das 16h30min

Expositores: André Aguiar, Augustin (Cuba), Caramujolândia (encadernação artesanal e ilustração), Intorpecidade (encadernação), Josy Sales, Matulão, Netuno Press, Renan Andrade, Ricardo Fernandes (mosaico) e Wellington Luz.

Atração musical: DJ Gomes

 

Vê.Nus – Exposição do fotógrafo Tiago Lopes

Visitação: Até 6 de abril de 2016 (terça a domingo, das 16h às 22h)

Recomendação etária: maiores de 12 anos

 

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR 116, 5431 - Aerolândia)

Quando: Sábado (12), às 19h
Atração: Dança com a Cia. Cordapés
 

Quando: Sábado (12), às 20h
Atração: Regional Chega Chora

Quando: Domingo (13), 18h
Atração: Contação de História com o Grupo Adoleta – Cantigas de Roda
 

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N, Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (12/3) e domingo (13/3), a partir de 12h30min

Atrações: Macaúba e Tarcísio Sardinha (12/3); Brenna Freire e Allison Felix (13/3)

 

Piquenique

Quando: Domingo (13/3), às 9h30min

Atração: Projeto Pé de Livros

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

 

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (10/3) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30

Temas: “Herança de sabedoria das culturas antigas” , às 17h e “A meditação levada à prática” às 18h30min

 

*Programação sujeita a alteração.