Cumprindo sua missão de produzir, discutir, pesquisar e disseminar dados, conhecimento e estratégias em segurança pública, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) abre Chamada Pública de artigos para o Dossiê Temático: o Papel das Guardas Municipais na Segurança Pública. Os artigos selecionados serão publicados no livro "O Papel das Guardas Municipais na Segurança Pública", no segundo semestre de 2025.
O prazo para submissão do artigo é de 7 de julho a 8 de agosto e a divulgação dos resultados será em 18 de agosto de 2025.
Chamada de artigos para o Dossiê Temático: O Papel das Guardas Municipais na Segurança Pública
O objetivo do dossiê é conhecer o que pesquisadores, professores e profissionais da área da segurança pública pensam a respeito do tema e reunir contribuições que promovam um debate crítico e qualificado sobre o papel das guardas municipais na segurança pública contemporânea, de modo a subsidiar a formulação de políticas mais eficazes no Ceará. Ressalta-se, contudo, que o dossiê está aberto à submissão de artigos sobre outras temáticas relevantes no campo da segurança pública.
Conhecimento e políticas públicas
De acordo com o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, o órgão amplia cada vez mais seu papel como produtor de conhecimento em prol de políticas públicas e estratégias em segurança pública no estado do Ceará. “Além dos artigos do nosso encontro de pesquisa em 2024, a cartilha de enfrentamento à LGBTfobia, agora os artigos sobre o papel das guardas municipais na segurança pública, são ações que valorizam a produção científica na área da segurança e pretendem contribuir para uma sociedade mais pacífica”, disse o superintendente.
Serão aceitas propostas que explorem, mas não necessariamente se limitem, às seguintes temáticas:
- Evolução histórica, jurídica e institucional das guardas municipais;
- Experiências inovadoras de policiamento comunitário e proximidade;
- Desafios e estratégias de formação, capacitação e valorização profissional;
- Relações interinstitucionais com as polícias Civil e Militar e demais órgãos do sistema de segurança;
- Análise de dados e indicadores sobre a atuação das guardas municipais no Ceará e em outros contextos;
- Impactos sociais, territoriais e comunitários da presença das guardas;
- Políticas públicas de prevenção à violência;
- Uso de tecnologias, inovação e boas práticas na atuação das guardas;
- Participação social, controle externo e mecanismos de transparência;
- Estudos comparativos, relatos de experiências, análises de casos concretos e avaliações de políticas públicas.
Dúvidas e informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
