Terceira semana do Festival de Teatro de Fortaleza conta com seis espetáculos teatrais gratuitos

11 de novembro de 2019 em Cultura

Com o tema “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”, o festival conta com uma programação de 58 espetáculos

espetáculo teatral no Dragão do Mar
O XIII Festival de Teatro de Fortaleza leva para o público espetáculos teatrais gratuitos até dezembro deste ano (Foto: Artífice Filmes)

O XIII Festival de Teatro de Fortaleza chega a sua terceira semana levando a Mostra Interbairros Novos Olhares para equipamentos públicos da cidade. A mostra, que é parte da programação do Festival, reúne espetáculos teatrais gratuitos, apresentados por artistas e grupos iniciantes. O Festival é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com organização da VC Eventos.

Na segunda-feira (11), o coletivo As Filhas da Mãe abre a programação da semana com a apresentação do espetáculo “Espelho”, a partir das 15 horas, na Biblioteca Dolor Barreira. Na terça-feira (12), é a vez da Vila das Artes receber, a partir das 14 horas, a programação do Festival com a apresentação do espetáculo “E ai, População?”, de William Angelo Coelho e Luiza Viana Elizeu da Silva. Quarta (13), no Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar, o Grupo Nanbiquara de Teatro leva ao público o espetáculo “Porta”, com apresentação a partir das 19 horas.

Já na quinta-feira (14), a partir das 16 horas, o Porto Iracema das Artes recebe a peça “EN-TRE MUROS”, de Aline Monteiro, Daniel de Oliveira Rufino e Rafael de Souza Abreu. No mesmo horário, o Grupo Tria de Teatro apresentará a peça “Hey, Jude! Pocket Show”, no Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar.

No domingo (24), a programação volta ao Theatro José de Alencar. Mas desta vez, o palco do espetáculo será a calçada em frente ao equipamento, na Praça José de Alencar, que receberá o “Movimento das Coisas em Desuso”, do Coletivo Abarrua, a partir das 16 horas.

Espaços Públicos
Além de abrir espaço para artistas e grupos iniciantes, a Mostra Interbairros Novos Olhares tem como objetivo democratizar e descentralizar o acesso à cultura através da apresentação de espetáculos em locais públicos de diversos bairros de Fortaleza. Da mesma forma, o evento busca promover a aproximação do público fortalezense com estes espaços da cidade.

Festival de Teatro
O XIII Festival de Teatro de Fortaleza leva para o público espetáculos teatrais gratuitos até dezembro deste ano. Com o tema “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”, 58 espetáculos percorrem equipamentos culturais de Fortaleza e escolas públicas da rede municipal, em apresentações teatrais com temática livre, realizados por artistas, grupos, companhias ou coletivos de teatro, nas sete Regionais da capital.

A programação do Festival está dividida em três momentos. As “Ações Espetaculares em Escolas Públicas Municipais”, composta por artistas e grupos com no mínimo dois anos de experiência, levou espetáculos, até o último dia 1º de novembro, para alunos da rede pública municipal de 14 escolas de Fortaleza; a “Mostra Interbairros Novos Olhares” leva artistas e grupos iniciantes para diversos bairros, de forma descentralizada e democrática. Por fim, a “Mostra Fortaleza em Cena”, principal mostra do Festival, que consiste na apresentação de artistas e grupos com no mínimo dois anos de experiência e ocorrerá de 12 a 19 de dezembro, com grandes espetáculos locais e nacionais.

Na programação ainda ocorrerá o Seminário “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”, nos dias 10 e 11 de dezembro.

SERVIÇO:
Espetáculo “Espelho”, do Coletivo As Filhas da Mãe
Data: 11/11 (Segunda-feira)
Hora: 15h
Local: Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 - Benfica)

Espetáculo “E ai, População?”, de William Angelo Coelho e Luiza Viana Elizeu da Silva
Data: 12/11 (Terça-feira)
Hora: 14h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

Espetáculo “Porta”, do Grupo Nanbiquara de Teatro
Data: 13/11 (Quarta-feira)
Hora: 19h