A Vila das Artes será ponto de encontro, nesta quinta-feira (04/09), das 14h às 18h, para a abertura da residência artística Fluxos de Movimentos do Solo ao Ar: Uma Investigação em Trapézio Fixo e Acrobacia de Solo. A iniciativa, conduzida por Gil Rodriguês, artista especializado em acrobacias aéreas e de solo, será um espaço de acolhimento e criação voltado especialmente para pessoas trans, travestis e não-binárias, fortalecendo a presença da comunidade LGBTQIAPN+ no campo das artes. O acesso é por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço.
O projeto teve realização facilitada pelo edital LGBTQIAPN+ da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). A abertura da residência será realizada na sede da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
A iniciativa surge como uma partilha poética entre Gil Rodriguês e a Vila das Artes. Em sua primeira edição, a residência aprovada em edital ofereceu 30 horas de formação específica voltada a pessoas trans, travestis e não-binárias, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades em acrobacias junto à população LGBTQIAPN+. A proposta envolve a exploração de movimentos dinâmicos e posturas estáticas, tanto no solo quanto no ar, com o uso do trapézio fixo.
Sobre o ministrante
Gil Rodriguês é artista das artes da cena, especializado em Trapézio Fixo pelo curso livre Colaboratório em Artes Circenses. Começou na vida artística em 2010 com o grupo Grite. Sua primeira formação em circo foi num curso extensivo na Rede Cuca em 2011, com duração de 7 meses, que resultou no espetáculo “Eu Sou Um Homem", livremente inspirado na obra “Um Homem é um Homem”, de Bertolt Brecht (1898 – 1956). O trapezista também é graduado desde 2017 em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Entre os seus trabalhos cênicos, estão: “O Retorno a Juberlano” (2017), no Laboratório Porto Iracema das Artes; residência Gravity & Levity, na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará, com Lindsey Butcher (Cia. Gravity & Levity, 2019). Gil também foi brincante e coreógrafo do Maracatu Solar, de 2017 a 2022.
Serviço
Abertura de residência Fluxos de Movimentos do Solo ao Ar: Uma Investigação em Trapézio Fixo e Acrobacia de Solo
Data: 04/09 (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Acesso por ordem de chegada
Faixa etária: livre (com foco na população trans, travesti e pessoas não-bináries)
