Vila das Artes promove oficina teatral "Movimento Expressivo", com Luís Carlos Shinoda

02 de dezembro de 2019 em Cultura

Oficina oferta 20 vagas e ocorre de segunda a sexta, entre os dias 9 e 13 de dezembro

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes realiza a oficina "Movimento Expressivo", com Luís Carlos Shinoda. A atividade ocorre de 9 a 13 de dezembro, das 9h às 12h. São ofertadas 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada por atrizes, atores, performers, dançarinos, estudantes de teatro e artistas em geral interessados no estudo do corpo e no treinamento de ator. Participantes deverão ter idade mínima de 16 anos.

A oficina tem por objetivo promover um espaço de treinamento e preparação de atores, com exercícios corporais práticos do estudo do treinamento biomecânico. A partir de princípios como precisão, economia e clareza do movimento do ator, pretende-se despertar no ator um estado de presença, um corpo rítmico e consciente dos gestos, dos movimentos, da percepção do espaço e da cena.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre o ministrante

Luís Carlos Shinoda é ator e diretor no Cangaias Coletivo Teatral. Dirigiu o espetáculo “Casamata”, montagem da graduação em Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Ministrou, em Fortaleza, as oficinas “Entre o brincar e o atuar”, para crianças de 7 a 12 anos da Escola Municipal Antônio Sales; “Atuar para poder voar”, no Theatro José de Alencar, em maio de 2018; e “Direção Teatral”, na unidade Sesc-Centro, em Junho de 2017. Foi júri-debatedor da II Mostra de Teatro do Estudante, integrante do Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (Fecta), no ano de 2016. Participou do grupo de extensão em Pesquisa e Práticas Populares Miraira, coordenado pela professora Lourdes Macena, no IFCE, durante os anos de 2014 e 2015. É autor do artigo “O teatro e o não produto: considerações acerca da potência criativa desenvolvida em sala e a performance Natércia”, publicada na revista Doc Cena 2° edição, dentro do Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (Fecta) em 2014. Também em 2014, foi premiado como melhor diretor do XI Fecta em 2014, com o trabalho “Balões - Eu te amo”.

Oficina "Movimento Expressivo", com Luís Carlos Shinoda
Data: 09 a 13/12 (Segunda a sexta-feira)
Hora: das 9h às 12h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)