Como parte da programação do Maio Amarelo, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza, nesta sexta-feira (23/05), ação educativa com usuários do transporte coletivo no Terminal da Parangaba. A atividade, em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), ocorre de 8h às 10h, e tem o objetivo de incentivar uma travessia segura no equipamento.
De acordo com o gerente de educação para o trânsito da AMC, Leonardo Leite, a mobilização tem amplo potencial de alcance, pois envolverá tanto motoristas quanto passageiros.
“Os transeuntes vão receber diversas orientações, como a importância do uso da faixa de pedestres e a existência dos pontos cegos dos coletivos”, esclarece.
Os pontos cegos são áreas dos veículos que escapam da visão dos motoristas, pois não são captadas pelos espelhos e requerem distanciamento dos demais usuários que compartilham a via.
Para George Dantas, presidente da Etufor, as ações no terminal devem contemplar todos os públicos que constroem a boa convivência neste ambiente que deve ser colaborativo, sejam os passageiros, motoristas e funcionários.
“Na oportunidade, os profissionais que atuam nos terminais serão sensibilizados no intuito de orientar e reforçar aos passageiros sobre a obediência à sinalização e auxiliá-los quanto ao deslocamento, sempre que necessário. Já os condutores serão mobilizados a obedecer os limites de velocidade e respeitar o pedestre”, reforça o gestor.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.