11 de June de 2020 em Gestão

Acervo Digital de Fortaleza contabiliza mais de 80 mil acessos em cinco anos de funcionamento

Ferramenta é organizada e mantida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor)


tela de computador

Ao completar cinco anos de implantação, em 2020, o Acervo Digital de Fortaleza, organizado e mantido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), por meio do Observatório de Fortaleza, contabilizou, até 8 de junho, 80.875 visitações, que resultaram em 19.145 buscas ao seu acervo, composto por 18.286 documentos digitalizados. Responsável pela guarda e gestão dos documentos, o Observatório utiliza o sistema de gerenciamento de documentos em formato digital denominado Alfresco. O sistema garante a autenticidade dos documentos, bem como a sua preservação.

O Acervo Digital oferece 76 fontes para consulta, 53 temas de pesquisa e 25 tipologias documentais, que estão disponíveis para pesquisa para estudantes, historiadores, arquitetos servidores, estudiosos e pesquisadores. Ele está organizado em oito categorias: cartografia (6.639 documentos), estudos e pesquisas (1.817), hemeroteca (2.892), iconografia (4.373), leis e normas (1.106), planos diretores (507), planos setoriais (904) e projetos e serviços (48).

O documento mais baixado do Acervo Digital é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por bairro de Fortaleza, com 11.171 downloads. A maioria das solicitações são de pesquisadores que estão desenvolvendo seus estudos sobre a Cidade, com destaque para os planos diretores, planos setoriais, leis e normas.

As atualizações são realizadas constantemente. Primeiro. é feita a coleta documento, seleção, classificação, catalogação e indexação. Só após a indexação na base de dados, o documento torna-se disponível para pesquisa. O último documento disponibilizado foi a avaliação do Plano Plurianual de Fortaleza (PPA) 2018-2021.

O objetivo do Acervo Digital é servir de ferramenta de pesquisa para o público, organizando e disseminando informações sobre a Cidade de Fortaleza. Os diversos documentos apresentam informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas, iconográfica dentre outras.

Para tornar a ferramenta acessível a todos, o Alfresco é compatível com qualquer tipo de computador. O Acervo não necessita  de cadastro. Basta o usuário acessar o site e realizar a pesquisa. Caso tenha alguma dúvida, ou queira alguma informação mais específica, o usuário poderá entrar em contato por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e solicitar o dado. 

O Iplanfor tem como um de seus objetivos a realização e difusão de estudos e pesquisas sobre e para a Cidade de Fortaleza.

A coleta de documentos em formato digital sobre a Cidade é realizada por meio de pesquisas e por solicitações feitas pela superintendência do Instituto a órgãos internos e externos ao município de Fortaleza. Após a coleta da informação, é feita a seleção dos documentos, a catalogação e indexação, na qual são inseridas todas as informações necessárias para que sejam disponibilizados e assim se tornem acessíveis para a pesquisa.

Serviço

O Acervo atende as solicitações de pesquisa pelo seu canal de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (85) 3105-1283.

Acervo Digital de Fortaleza contabiliza mais de 80 mil acessos em cinco anos de funcionamento

Ferramenta é organizada e mantida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor)

tela de computador

Ao completar cinco anos de implantação, em 2020, o Acervo Digital de Fortaleza, organizado e mantido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), por meio do Observatório de Fortaleza, contabilizou, até 8 de junho, 80.875 visitações, que resultaram em 19.145 buscas ao seu acervo, composto por 18.286 documentos digitalizados. Responsável pela guarda e gestão dos documentos, o Observatório utiliza o sistema de gerenciamento de documentos em formato digital denominado Alfresco. O sistema garante a autenticidade dos documentos, bem como a sua preservação.

O Acervo Digital oferece 76 fontes para consulta, 53 temas de pesquisa e 25 tipologias documentais, que estão disponíveis para pesquisa para estudantes, historiadores, arquitetos servidores, estudiosos e pesquisadores. Ele está organizado em oito categorias: cartografia (6.639 documentos), estudos e pesquisas (1.817), hemeroteca (2.892), iconografia (4.373), leis e normas (1.106), planos diretores (507), planos setoriais (904) e projetos e serviços (48).

O documento mais baixado do Acervo Digital é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por bairro de Fortaleza, com 11.171 downloads. A maioria das solicitações são de pesquisadores que estão desenvolvendo seus estudos sobre a Cidade, com destaque para os planos diretores, planos setoriais, leis e normas.

As atualizações são realizadas constantemente. Primeiro. é feita a coleta documento, seleção, classificação, catalogação e indexação. Só após a indexação na base de dados, o documento torna-se disponível para pesquisa. O último documento disponibilizado foi a avaliação do Plano Plurianual de Fortaleza (PPA) 2018-2021.

O objetivo do Acervo Digital é servir de ferramenta de pesquisa para o público, organizando e disseminando informações sobre a Cidade de Fortaleza. Os diversos documentos apresentam informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas, iconográfica dentre outras.

Para tornar a ferramenta acessível a todos, o Alfresco é compatível com qualquer tipo de computador. O Acervo não necessita  de cadastro. Basta o usuário acessar o site e realizar a pesquisa. Caso tenha alguma dúvida, ou queira alguma informação mais específica, o usuário poderá entrar em contato por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e solicitar o dado. 

O Iplanfor tem como um de seus objetivos a realização e difusão de estudos e pesquisas sobre e para a Cidade de Fortaleza.

A coleta de documentos em formato digital sobre a Cidade é realizada por meio de pesquisas e por solicitações feitas pela superintendência do Instituto a órgãos internos e externos ao município de Fortaleza. Após a coleta da informação, é feita a seleção dos documentos, a catalogação e indexação, na qual são inseridas todas as informações necessárias para que sejam disponibilizados e assim se tornem acessíveis para a pesquisa.

Serviço

O Acervo atende as solicitações de pesquisa pelo seu canal de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (85) 3105-1283.