09 de outubro de 2019 em Mobilidade

AMC inicia implantação de sinalização do primeiro trinário da cidade

Um novo semáforo será implantado no cruzamento das ruas Meton de Alencar com Princesa Isabel


Após a realização dos serviços de requalificação viária, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) começou a sinalizar o primeiro trinário de Fortaleza, composto pelas vias Duque de Caxias, Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, no Centro. O projeto prioriza a circulação de ônibus e a reordenação do tráfego, além de faixas elevadas para pedestres, recuperação asfáltica, infraestrutura cicloviária, melhorias da iluminação e dos pontos de parada. 
 
Como parte da intervenção, na noite desta quarta-feira (09/10), um novo semáforo está sendo instalado no cruzamento das ruas Meton de Alencar e Princesa Isabel. O equipamento vai aumentar a segurança viária neste ponto, reduzindo os riscos de conflitos entre os veículos de ambas as vias e proporcionando uma travessia segura para os pedestres. Em 10 anos, foram registrados 74 acidentes nesta interseção, sendo 90% envolvendo motociclistas. 
 
Entenda o trinário

Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral da via será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota/Centro) e de três faixas de tráfego misto no trecho entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina. Fazendo o contrafluxo, as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar escoarão o trânsito no sentido Oeste-Leste. Cerca de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diariamente pela novidade, que otimizará a circulação em vias secundárias.
 
Faixas exclusivas para ônibus

Como fator preponderante do projeto do trinário, ao todo, serão implantados, inicialmente, 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus. A Avenida Duque de Caxias será beneficiada com 2,2 km de deslocamento para o transporte público, no trecho entre a Rua Dona Leopoldina e a Avenida Padre Ibiapina. Já na Rua Meton de Alencar, também será implantado 1,6 km de faixa exclusiva entre a Rua Princesa Isabel e a Avenida Visconde do Rio Branco.
 
Infraestrutura cicloviária

Inicialmente, a região receberá cerca de, pelo menos, 3,3 km de nova infraestrutura cicloviária no entorno do trinário. Dessa forma, serão implantados aproximadamente 2,5 km de ciclofaixa unidirecional (sentido Aldeota-Centro) na Avenida Duque de Caxias, entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina.

Também serão implantados em torno de 850 metros de ciclofaixa bidirecional na Avenida Padre Ibiapina, desde a Rua Guilherme Rocha até a Avenida Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente.
 
Ações para pedestres

Com o objetivo de reduzir a distância de travessia e proporcionar mais segurança aos pedestres no Centro, serão implantadas duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião, além de canteiro na Avenida Padre Ibiapina, semáforos na Avenida Duque de Caxias, com botoeiras de tempo exclusivo para pedestres, e prolongamentos de calçadas em alguns cruzamentos e esquinas. Cada situação está sendo avaliada, levando em consideração o fluxo das vias e os raios de giro.
 
Novos semáforos

Em virtude da mudança de sentido da Rua Clarindo de Queiroz e da implantação de sentido único na Avenida Duque de Caxias, será feita a reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos para atender melhor a demanda do novo fluxo. Também serão instalados seis novos semáforos nos seguintes locais:
- Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina
- Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo
- Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel
- Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo
 
Reordenamento dos estacionamentos

Nas ruas que cruzam as principais vias do projeto, sendo elas a Avenida Duque de Caxias e as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar, a sinalização será renovada, com demarcação de estacionamento onde atualmente já é permitido. A partir disso, está em avaliação a possibilidade de implantar prolongamentos de calçadas nas esquinas como medida de segurança para o pedestre, reduzindo sua exposição e a distância da travessia.
 
Requalificação da iluminação e dos pontos de parada

Na região do trinário, compreendida pelo quadrilátero formado pelas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e as ruas Meton de Alencar e Nogueira Acioli, haverá melhoria da iluminação pública. Os pontos de parada de ônibus também serão requalificados, seja por iluminação específica onde houver necessidade, ou com a implantação de abrigos onde houver largura suficiente de calçada.
 
Recuperação asfáltica e de calçadas

O projeto prevê uma operação para recuperar calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento asfáltico na Avenida Duque de Caxias e na Rua Meton de Alencar. As vias secundárias que compõem o trinário receberão o serviço de recuperação asfáltica.
 
Lixeira subterrânea

Além da instalação de lixeiras de concreto no entorno do trinário, também será implantada uma lixeira subterrânea na Avenida Duque de Caxias, entre as avenidas Padre Ibiapina e José Jatahy.

AMC inicia implantação de sinalização do primeiro trinário da cidade

Um novo semáforo será implantado no cruzamento das ruas Meton de Alencar com Princesa Isabel

Após a realização dos serviços de requalificação viária, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) começou a sinalizar o primeiro trinário de Fortaleza, composto pelas vias Duque de Caxias, Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, no Centro. O projeto prioriza a circulação de ônibus e a reordenação do tráfego, além de faixas elevadas para pedestres, recuperação asfáltica, infraestrutura cicloviária, melhorias da iluminação e dos pontos de parada. 
 
Como parte da intervenção, na noite desta quarta-feira (09/10), um novo semáforo está sendo instalado no cruzamento das ruas Meton de Alencar e Princesa Isabel. O equipamento vai aumentar a segurança viária neste ponto, reduzindo os riscos de conflitos entre os veículos de ambas as vias e proporcionando uma travessia segura para os pedestres. Em 10 anos, foram registrados 74 acidentes nesta interseção, sendo 90% envolvendo motociclistas. 
 
Entenda o trinário

Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral da via será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota/Centro) e de três faixas de tráfego misto no trecho entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina. Fazendo o contrafluxo, as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar escoarão o trânsito no sentido Oeste-Leste. Cerca de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diariamente pela novidade, que otimizará a circulação em vias secundárias.
 
Faixas exclusivas para ônibus

Como fator preponderante do projeto do trinário, ao todo, serão implantados, inicialmente, 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus. A Avenida Duque de Caxias será beneficiada com 2,2 km de deslocamento para o transporte público, no trecho entre a Rua Dona Leopoldina e a Avenida Padre Ibiapina. Já na Rua Meton de Alencar, também será implantado 1,6 km de faixa exclusiva entre a Rua Princesa Isabel e a Avenida Visconde do Rio Branco.
 
Infraestrutura cicloviária

Inicialmente, a região receberá cerca de, pelo menos, 3,3 km de nova infraestrutura cicloviária no entorno do trinário. Dessa forma, serão implantados aproximadamente 2,5 km de ciclofaixa unidirecional (sentido Aldeota-Centro) na Avenida Duque de Caxias, entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina.

Também serão implantados em torno de 850 metros de ciclofaixa bidirecional na Avenida Padre Ibiapina, desde a Rua Guilherme Rocha até a Avenida Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente.
 
Ações para pedestres

Com o objetivo de reduzir a distância de travessia e proporcionar mais segurança aos pedestres no Centro, serão implantadas duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião, além de canteiro na Avenida Padre Ibiapina, semáforos na Avenida Duque de Caxias, com botoeiras de tempo exclusivo para pedestres, e prolongamentos de calçadas em alguns cruzamentos e esquinas. Cada situação está sendo avaliada, levando em consideração o fluxo das vias e os raios de giro.
 
Novos semáforos

Em virtude da mudança de sentido da Rua Clarindo de Queiroz e da implantação de sentido único na Avenida Duque de Caxias, será feita a reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos para atender melhor a demanda do novo fluxo. Também serão instalados seis novos semáforos nos seguintes locais:
- Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina
- Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo
- Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel
- Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo
 
Reordenamento dos estacionamentos

Nas ruas que cruzam as principais vias do projeto, sendo elas a Avenida Duque de Caxias e as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar, a sinalização será renovada, com demarcação de estacionamento onde atualmente já é permitido. A partir disso, está em avaliação a possibilidade de implantar prolongamentos de calçadas nas esquinas como medida de segurança para o pedestre, reduzindo sua exposição e a distância da travessia.
 
Requalificação da iluminação e dos pontos de parada

Na região do trinário, compreendida pelo quadrilátero formado pelas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e as ruas Meton de Alencar e Nogueira Acioli, haverá melhoria da iluminação pública. Os pontos de parada de ônibus também serão requalificados, seja por iluminação específica onde houver necessidade, ou com a implantação de abrigos onde houver largura suficiente de calçada.
 
Recuperação asfáltica e de calçadas

O projeto prevê uma operação para recuperar calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento asfáltico na Avenida Duque de Caxias e na Rua Meton de Alencar. As vias secundárias que compõem o trinário receberão o serviço de recuperação asfáltica.
 
Lixeira subterrânea

Além da instalação de lixeiras de concreto no entorno do trinário, também será implantada uma lixeira subterrânea na Avenida Duque de Caxias, entre as avenidas Padre Ibiapina e José Jatahy.