17 de May de 2023 em Meio ambiente

Dia Mundial da Reciclagem: saiba como fazer o descarte correto do lixo

Além da coleta domiciliar, a Prefeitura de Fortaleza têm diversos programas para facilitar a destinação adequada do lixo e tornar a cidade cada vez mais sustentável


homem descartando lixo
Atualmente, existem quatro Ilhas Ecológicas em Fortaleza, localizadas na Praça Luiza Távora, na Praça das Flores, no Centro Dragão do Mar e no Campo do América (Fotos: Marcos Moura)

A Prefeitura trabalha para fazer de Fortaleza uma cidade mais limpa e sustentável. Além da coleta domiciliar, que percorre a cidade para recolher o lixo de casa em casa, uma série de programas contribui para a destinação mais apropriada dos resíduos, como o Re-ciclo, os Ecopontos e as lixeiras inteligentes. No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado nesta quarta-feira (17/05), conheça mais sobre esses programas e saiba como fazer o descarte correto do lixo que produz.

O superintendente da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor) Paulo Lustosa destaca a importância de cada fortalezense entender a sua responsabilidade em manter a cidade limpa e de contribuir para que a Prefeitura possa fazer a destinação mais apropriada dos resíduos. "Não é possível que para cada 10 quilos de lixo que a gente tire da casa das pessoas, a gente tenha que recolher 12 quilos no meio da rua, como acontece atualmente. Rua não é lugar de lixo. Lixo é para estar condicionado no lugar certo, no horário certo para a hora que o caminhão vai passar. Então para termos uma cidade limpa, bonita e saudável, é fundamental o engajamento e a participação da população", afirma.

Saiba como funcionam as coletas de lixo promovidas pela Prefeitura e como fazer o descarte correto

Coleta domiciliar

A coleta domiciliar de lixo é feita três vezes por semana, com exceção dos bairros Beira-Mar e Centro, onde ela ocorre todos os dias. Antes do caminhão passar, o lixo precisa ser ensacado e deixado na calçada, em frente a cada residência, e somente nos dias de coleta. Os restos de pequenas podas podem ser ensacados em sacos de 100L ou 200L e colocados no horário da coleta domiciliar também. Já volumes maiores de poda, volumosos e entulhos de pequenas obras precisam ser deixados nos Ecopontos.

Ligando para o 156, você pode se informar sobre os dias e horários da coleta domiciliar de acordo com a sua localização.

Re-ciclo

O Re-ciclo é uma plataforma gratuita de coleta porta a porta de recicláveis em Fortaleza. Realizada pela Prefeitura e pelo iFood em conjunto com a startup Solos, o programa conecta catadores a você que quer reciclar. Atualmente o projeto funciona em fase piloto, com coleta nos bairros Praia de Iracema, Centro, Varjota, Meireles, Mucuripe e Aldeota. Todos os resíduos coletados são direcionados para as associações de catadores Moura Brasil e Asca-Rosa, onde são tirados, beneficiados e destinados para a indústria recicladora, se tornando renda para dezenas de famílias.

Para solicitar a coleta, basta entrar no site, fazer o cadastro e informar a frequência de coleta desejada, que pode variar entre uma única coleta, coletas mensais, quinzenais, semanais ou até de duas vezes por semana. O serviço é gratuito.

Os materiais que podem ser entregues para os catadores do Re-ciclo

Papel: livros, revistas, jornais e papelão. Plásticos: plástico duro (potes de shampoo e outros), PVC (tubos, conexões e sandálias plásticas), plástico mole (sacolas e embalagem de arroz, feijão, etc) e PET (garrafas de água e refrigerante). Metal: ferro (latas de alimentos, panelas), aço inox (panelas), chumbo, bronze e alumínio (latas de bebidas e alimentos). Vidro: potes (embalagens de alimentos em conserva como azeitona e palmito) e garrafas (embalagens de bebidas como vinho e long necks, azeite e molhos). Eletrodomésticos: geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar, etc. Outros: óleo (óleo vegetal guardado em garrafa PET), isopor (usado para proteções), longa vida (caixas de leite, creme de leite e outros). 

Acesse o site

Ecopontos

conteiner de um ecoponto
Os Ecopontos somam, atualmente, 90 equipamentos distribuídos em todas as Regionais

Os Ecopontos somam, atualmente, 90 equipamentos distribuídos em todas as Regionais, onde é possível descartar material reciclado, além de entulho de pequenas construções, volumosos e óleo de cozinha. Quem entrega esses materiais nos Ecopontos tem a possibilidade de receber desconto na conta de energia, pelo programa Recicla Fortaleza, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Enel Distribuição Ceará (Enel).

Antes do descarte, o lixo reciclável deve ser separado do lixo comum e armazenado sem sobra de alimentos, evitando a proliferação de insetos e do mau cheiro. Para ter acesso ao benefício do Recicla Fortaleza, basta que o fortalezense procure um dos ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o ecoponto para pesagem. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Horário de atendimento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Encontre o Ecoponto mais perto de você

Lixeiras subterrâneas inteligentes

São lixeiras públicas com sensores que permitem calcular em tempo real os volumes dos resíduos, e liberam aos gestores as informações dos reservatórios que estão cheios. Dessa forma é possível fazer os melhores roteiros dos caminhões de coleta. Nelas, você pode descartar lixo orgânico e inorgânico, em sacos de 100 litros; as lixeiras têm capacidade de até 2.000l. Fortaleza já possui 22 lixeiras inteligentes, e há previsão de instalação de mais 350.

Para saber a localização das lixeiras subterrâneas

Ilhas Ecológicas

São pontos de entrega voluntária de lixo, que tem o objetivo de expandir a oferta de locais para a correta destinação de resíduos reutilizáveis e recicláveis. Além dos quatro pontos existentes, localizados na Praça Luiza Távora, na Praça das Flores, no Centro Dragão do Mar e no Campo do América, há previsão de implantação de mais 500 ilhas.

Antes do descarte, o lixo reciclável deve ser separado do lixo comum e armazenado sem sobra de alimentos, evitando a proliferação de insetos e do mau cheiro.

Mini Ecopontos

São o conjunto de lixeiras subterrâneas, ilhas ecológicas para recicláveis e contêineres para resíduos da construção civil, poda e volumosos. O objetivo é pulverizar espaços de recebimento de materiais na cidade e organização da coleta. Nesses locais não é necessário fazer cadastro, basta levar o lixo e não há essa orientação de haver um cadastro. São locais de entrega voluntária, de forma a pulverizar os locais de descarte da cidade. Não é necessário possuir cadastro para descartar resíduos no local.

Fortaleza possui quatro mini Ecopontos, localizados na Praça Luiza Távora, na Praça das Flores, no Centro Dragão do Mar e no Campo do América. Há previsão de instalação de mais 350.

Operação Tira-Treco

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) para o recolhimento de materiais volumosos nas portas das residências e comércios, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e metais, e pneus. Com intuito de evitar o descarte irregular desse tipo de resíduo em vias públicas, rios e lagoas, a Prefeitura promoveu a ação, ainda em caráter piloto, entre os meses de março e maio, com execução aos fins de semana, cobrindo todas as Regionais da cidade.

O itinerário dos caminhões Tira-Treco teve como base áreas sob risco de alagamento mapeadas pela Defesa Civil de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Para mobilizar a população, a Prefeitura utilizou um carro de som nas vias dos bairros comunicando os dias e horários em que o caminhão cobriria a região recolhendo os volumosos

Centros de Recondicionamento Tecnológico

Procurando onde descartar eletrônicos como CPUs, notebooks, tablets, smartphones, monitores, teclados, mouses e impressoras? O Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) da Praia de Iracema (CRT) e todas as Secretarias Regionais de Fortaleza recebem esses resíduos. O CRT oferece cursos gratuitos para que jovens aprendam a recondicionar esses equipamentos, que em seguida serão doados para o programa Juventude Digital. O Centro também dá a destinação correta aos resíduos eletrônicos da cidade.

Endereço do CRT Praia de Iracema:

- Rua dos Tabajaras, 428 - Praia de Iracema

Endereço das Secretarias Executivas Regionais:

- SER 1 – Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Pirambu e Vila Velha
Endereço: Rua Jangada, 740 - Barra do Ceará

- SER 2 – Aldeota, Cais do Porto, De Lourdes, Dionísio Torres, Joaquim Távora, Meireles, Mucuripe, Papicu, Tauape, Varjota e Vicente Pinzón
Endereço: Rua Tavares Coutinho, 2225 - Varjota 

- SER 3 – Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, Bela Vista, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Parque Araxá, Pici, Parquelândia, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo e Quintino Cunha.
Endereço: Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia

- SER 4 – Aeroporto, Benfica, Bom Futuro, Damas, Fátima, Itaoca, Jardim América, José Bonifácio, Montese, Parangaba, Parreão, Vila Peri e Vila União
Endereço: Rua José Felício de Sousa, 2600 - Vila União 

- SER 5 – Bom Jardim, Bonsucesso, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira
Endereço: Av. Oscar Araripe, 1030 - Bom Jardim 

- SER 6 – Aerolândia, Alto da Balança, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Curió, Coaçu, Guajeru, Jardins das Oliveiras, José de Alencar, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Iracema, Parque Manibura, Paupina e São Bento
Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 789 - Messejana 

- SER 7 – Cidade 2000, Cocó, Edson Queiroz, Guararapes, Luciano Cavalcante, Manoel Dias Branco, Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Sabiaguaba, Salinas e Sapiranga/Coité
Endereço: Rua Atilano de Moura, 420 

- SER 8 – Boa Vista, Dendê, Dias Macêdo, Itaperi, Parque Dois Irmãos, Passaré, Planalto Ayrton Senna, Prefeito José Walter e Serrinha
Endereço: Rua H, 313 - Parque Dois Irmãos 

- SER 9 – Barroso, Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Ancuri, Pedras e Parque Santa Maria
Endereço: Av. Jornalista Thomaz Coelho, 1650 - Barroso 

- SER 10 – Aracapé, Canindezinho, Conjunto Esperança, Jardim Cearense, Manuel Sátiro, Maraponga, Mondubim, Novo Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa e Parque São José
Endereço: Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso 

- SER 11 – Autran Nunes, Bela Vista, Conjunto Ceará I e Conjunto Ceará II, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Dom Lustosa, Genibaú, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Panamericano e Pici
Endereço: Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia 

- SER 12 – Centro, Moura Brasil e Praia de Iracema
Endereço: Rua 24 de Maio, 1255 - Centro 

Denuncie pontos de acúmulo de lixo

Você sabia que quem descarta resíduos de maneira irregular nas vias, canteiros, calçadas, terrenos etc. está sujeito à multa? A penalidade é determinada pelo art. 825 da Lei Complementar 270, que é o Código da Cidade. Caso veja alguém realizando o descarte irregular ou encontre um ponto de acúmulo de lixo, você pode denunciar ligando para o 156.

Dia Mundial da Reciclagem: saiba como fazer o descarte correto do lixo

Além da coleta domiciliar, a Prefeitura de Fortaleza têm diversos programas para facilitar a destinação adequada do lixo e tornar a cidade cada vez mais sustentável

homem descartando lixo
Atualmente, existem quatro Ilhas Ecológicas em Fortaleza, localizadas na Praça Luiza Távora, na Praça das Flores, no Centro Dragão do Mar e no Campo do América (Fotos: Marcos Moura)

A Prefeitura trabalha para fazer de Fortaleza uma cidade mais limpa e sustentável. Além da coleta domiciliar, que percorre a cidade para recolher o lixo de casa em casa, uma série de programas contribui para a destinação mais apropriada dos resíduos, como o Re-ciclo, os Ecopontos e as lixeiras inteligentes. No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado nesta quarta-feira (17/05), conheça mais sobre esses programas e saiba como fazer o descarte correto do lixo que produz.

O superintendente da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor) Paulo Lustosa destaca a importância de cada fortalezense entender a sua responsabilidade em manter a cidade limpa e de contribuir para que a Prefeitura possa fazer a destinação mais apropriada dos resíduos. "Não é possível que para cada 10 quilos de lixo que a gente tire da casa das pessoas, a gente tenha que recolher 12 quilos no meio da rua, como acontece atualmente. Rua não é lugar de lixo. Lixo é para estar condicionado no lugar certo, no horário certo para a hora que o caminhão vai passar. Então para termos uma cidade limpa, bonita e saudável, é fundamental o engajamento e a participação da população", afirma.

Saiba como funcionam as coletas de lixo promovidas pela Prefeitura e como fazer o descarte correto

Coleta domiciliar

A coleta domiciliar de lixo é feita três vezes por semana, com exceção dos bairros Beira-Mar e Centro, onde ela ocorre todos os dias. Antes do caminhão passar, o lixo precisa ser ensacado e deixado na calçada, em frente a cada residência, e somente nos dias de coleta. Os restos de pequenas podas podem ser ensacados em sacos de 100L ou 200L e colocados no horário da coleta domiciliar também. Já volumes maiores de poda, volumosos e entulhos de pequenas obras precisam ser deixados nos Ecopontos.

Ligando para o 156, você pode se informar sobre os dias e horários da coleta domiciliar de acordo com a sua localização.

Re-ciclo

O Re-ciclo é uma plataforma gratuita de coleta porta a porta de recicláveis em Fortaleza. Realizada pela Prefeitura e pelo iFood em conjunto com a startup Solos, o programa conecta catadores a você que quer reciclar. Atualmente o projeto funciona em fase piloto, com coleta nos bairros Praia de Iracema, Centro, Varjota, Meireles, Mucuripe e Aldeota. Todos os resíduos coletados são direcionados para as associações de catadores Moura Brasil e Asca-Rosa, onde são tirados, beneficiados e destinados para a indústria recicladora, se tornando renda para dezenas de famílias.

Para solicitar a coleta, basta entrar no site, fazer o cadastro e informar a frequência de coleta desejada, que pode variar entre uma única coleta, coletas mensais, quinzenais, semanais ou até de duas vezes por semana. O serviço é gratuito.

Os materiais que podem ser entregues para os catadores do Re-ciclo

Papel: livros, revistas, jornais e papelão. Plásticos: plástico duro (potes de shampoo e outros), PVC (tubos, conexões e sandálias plásticas), plástico mole (sacolas e embalagem de arroz, feijão, etc) e PET (garrafas de água e refrigerante). Metal: ferro (latas de alimentos, panelas), aço inox (panelas), chumbo, bronze e alumínio (latas de bebidas e alimentos). Vidro: potes (embalagens de alimentos em conserva como azeitona e palmito) e garrafas (embalagens de bebidas como vinho e long necks, azeite e molhos). Eletrodomésticos: geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar, etc. Outros: óleo (óleo vegetal guardado em garrafa PET), isopor (usado para proteções), longa vida (caixas de leite, creme de leite e outros). 

Acesse o site

Ecopontos

conteiner de um ecoponto
Os Ecopontos somam, atualmente, 90 equipamentos distribuídos em todas as Regionais

Os Ecopontos somam, atualmente, 90 equipamentos distribuídos em todas as Regionais, onde é possível descartar material reciclado, além de entulho de pequenas construções, volumosos e óleo de cozinha. Quem entrega esses materiais nos Ecopontos tem a possibilidade de receber desconto na conta de energia, pelo programa Recicla Fortaleza, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Enel Distribuição Ceará (Enel).

Antes do descarte, o lixo reciclável deve ser separado do lixo comum e armazenado sem sobra de alimentos, evitando a proliferação de insetos e do mau cheiro. Para ter acesso ao benefício do Recicla Fortaleza, basta que o fortalezense procure um dos ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o ecoponto para pesagem. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Horário de atendimento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Encontre o Ecoponto mais perto de você

Lixeiras subterrâneas inteligentes

São lixeiras públicas com sensores que permitem calcular em tempo real os volumes dos resíduos, e liberam aos gestores as informações dos reservatórios que estão cheios. Dessa forma é possível fazer os melhores roteiros dos caminhões de coleta. Nelas, você pode descartar lixo orgânico e inorgânico, em sacos de 100 litros; as lixeiras têm capacidade de até 2.000l. Fortaleza já possui 22 lixeiras inteligentes, e há previsão de instalação de mais 350.

Para saber a localização das lixeiras subterrâneas

Ilhas Ecológicas

São pontos de entrega voluntária de lixo, que tem o objetivo de expandir a oferta de locais para a correta destinação de resíduos reutilizáveis e recicláveis. Além dos quatro pontos existentes, localizados na Praça Luiza Távora, na Praça das Flores, no Centro Dragão do Mar e no Campo do América, há previsão de implantação de mais 500 ilhas.

Antes do descarte, o lixo reciclável deve ser separado do lixo comum e armazenado sem sobra de alimentos, evitando a proliferação de insetos e do mau cheiro.

Mini Ecopontos

São o conjunto de lixeiras subterrâneas, ilhas ecológicas para recicláveis e contêineres para resíduos da construção civil, poda e volumosos. O objetivo é pulverizar espaços de recebimento de materiais na cidade e organização da coleta. Nesses locais não é necessário fazer cadastro, basta levar o lixo e não há essa orientação de haver um cadastro. São locais de entrega voluntária, de forma a pulverizar os locais de descarte da cidade. Não é necessário possuir cadastro para descartar resíduos no local.

Fortaleza possui quatro mini Ecopontos, localizados na Praça Luiza Távora, na Praça das Flores, no Centro Dragão do Mar e no Campo do América. Há previsão de instalação de mais 350.

Operação Tira-Treco

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) para o recolhimento de materiais volumosos nas portas das residências e comércios, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e metais, e pneus. Com intuito de evitar o descarte irregular desse tipo de resíduo em vias públicas, rios e lagoas, a Prefeitura promoveu a ação, ainda em caráter piloto, entre os meses de março e maio, com execução aos fins de semana, cobrindo todas as Regionais da cidade.

O itinerário dos caminhões Tira-Treco teve como base áreas sob risco de alagamento mapeadas pela Defesa Civil de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Para mobilizar a população, a Prefeitura utilizou um carro de som nas vias dos bairros comunicando os dias e horários em que o caminhão cobriria a região recolhendo os volumosos

Centros de Recondicionamento Tecnológico

Procurando onde descartar eletrônicos como CPUs, notebooks, tablets, smartphones, monitores, teclados, mouses e impressoras? O Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) da Praia de Iracema (CRT) e todas as Secretarias Regionais de Fortaleza recebem esses resíduos. O CRT oferece cursos gratuitos para que jovens aprendam a recondicionar esses equipamentos, que em seguida serão doados para o programa Juventude Digital. O Centro também dá a destinação correta aos resíduos eletrônicos da cidade.

Endereço do CRT Praia de Iracema:

- Rua dos Tabajaras, 428 - Praia de Iracema

Endereço das Secretarias Executivas Regionais:

- SER 1 – Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Pirambu e Vila Velha
Endereço: Rua Jangada, 740 - Barra do Ceará

- SER 2 – Aldeota, Cais do Porto, De Lourdes, Dionísio Torres, Joaquim Távora, Meireles, Mucuripe, Papicu, Tauape, Varjota e Vicente Pinzón
Endereço: Rua Tavares Coutinho, 2225 - Varjota 

- SER 3 – Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, Bela Vista, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Parque Araxá, Pici, Parquelândia, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo e Quintino Cunha.
Endereço: Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia

- SER 4 – Aeroporto, Benfica, Bom Futuro, Damas, Fátima, Itaoca, Jardim América, José Bonifácio, Montese, Parangaba, Parreão, Vila Peri e Vila União
Endereço: Rua José Felício de Sousa, 2600 - Vila União 

- SER 5 – Bom Jardim, Bonsucesso, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira
Endereço: Av. Oscar Araripe, 1030 - Bom Jardim 

- SER 6 – Aerolândia, Alto da Balança, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Curió, Coaçu, Guajeru, Jardins das Oliveiras, José de Alencar, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Iracema, Parque Manibura, Paupina e São Bento
Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 789 - Messejana 

- SER 7 – Cidade 2000, Cocó, Edson Queiroz, Guararapes, Luciano Cavalcante, Manoel Dias Branco, Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Sabiaguaba, Salinas e Sapiranga/Coité
Endereço: Rua Atilano de Moura, 420 

- SER 8 – Boa Vista, Dendê, Dias Macêdo, Itaperi, Parque Dois Irmãos, Passaré, Planalto Ayrton Senna, Prefeito José Walter e Serrinha
Endereço: Rua H, 313 - Parque Dois Irmãos 

- SER 9 – Barroso, Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Ancuri, Pedras e Parque Santa Maria
Endereço: Av. Jornalista Thomaz Coelho, 1650 - Barroso 

- SER 10 – Aracapé, Canindezinho, Conjunto Esperança, Jardim Cearense, Manuel Sátiro, Maraponga, Mondubim, Novo Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa e Parque São José
Endereço: Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso 

- SER 11 – Autran Nunes, Bela Vista, Conjunto Ceará I e Conjunto Ceará II, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Dom Lustosa, Genibaú, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Panamericano e Pici
Endereço: Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia 

- SER 12 – Centro, Moura Brasil e Praia de Iracema
Endereço: Rua 24 de Maio, 1255 - Centro 

Denuncie pontos de acúmulo de lixo

Você sabia que quem descarta resíduos de maneira irregular nas vias, canteiros, calçadas, terrenos etc. está sujeito à multa? A penalidade é determinada pelo art. 825 da Lei Complementar 270, que é o Código da Cidade. Caso veja alguém realizando o descarte irregular ou encontre um ponto de acúmulo de lixo, você pode denunciar ligando para o 156.