
A entrega da vigésima casa com melhorias habitacionais promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, neste fim de semana, teve um simbolismo diferente e muito especial. Em alusão ao Dia das Mães, o prefeito Evandro Leitão esteve na Comunidade Marrocos para abrir a porta do novo lar da Leidiane, mãe de três e filha da dona Eliane, que sonhou junto com a transformação, não apenas de piso, paredes e teto, mas de vida. O projeto, em execução no bairro Siqueira, Grande Bom Jardim, faz parte da política habitacional desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).
A agenda foi acompanhada pelos secretáros da Habitafor, Jonas Dezidoro, de Relações Comunitárias (Serc), André Barbosa, e da Secretaria Regional 5 (SER 5), Jovanil Oliveira, além de técnicos que acompanham diariamente os trabalhos na região. A reforma completa na casa da Leidiane durou menos de 30 dias, mesmo com os inúmeros serviços e reparos demandados pela moradia precária. As melhorias habitacionais incluíram troca de portas, janelas, reboco, pintura, piso cimentado, novas instalações elétrica e sanitária, telha translúcida, banheiro completo com caixa d’água, além de pia e tanque.
O que antes era um espaço de desgosto, sem higiene, segurança ou conforto, agora é motivo de orgulho para dona Eliane, com o coração de mãe mais tranquilo: “não sei como agradecer”. Para Leidiane, o recomeço de uma história de vida. “Minha casa tá linda. Era tudo que eu queria. Agora posso trazer minhas filhas pra morar comigo”, disse, emocionada.
O prefeito Evandro Leitão entregou 20 das 354 casas que receberão melhorias habitacionais promovidas pela Habitafor apenas no bairro Siqueira. São transformações que devolvem a dignidade para milhares de famílias. “Esta é a nossa missão, trabalhar para mudar a vida da nossa gente, com moradia mais digna, segura, saudável. E esta entrega, no Dia das Mães, tem um valor ainda mais especial e aumenta a nossa responsabilidade para continuar trabalhando com seriedade e respeito para levar mais transformações aos fortalezenses”, afirmou o prefeito.
Para a engenheira Mariana Sales, da equipe da Coordenadoria de Programas Habitacionais da Habitafor, do mapeamento das moradias que precisam de reforma mais urgente à entrega da obra, há muito trabalho. “A gente conversa com os moradores, escuta as necessidades e busca realizar as obras com respeito ao desejo de cada família. O nosso presente é o olhar de felicidade de cada mãe, avó, filha, filho”, comentou.
Melhorias habitacionais
O projeto de melhorias habitacionais da Secretaria do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) promove a construção ou reparos de banheiros, instalação de barras de apoio, reparos estruturais e, em alguns casos, de caixa d’água. Também é feita a ligação ao esgotamento sanitário da região.
As obras incluem, também, reforma no telhado, com telhas translúcidas para aumentar a claridade nos ambientes, recuperação da fiação elétrica, portas, janelas e rebocos, além da instalação de tanques para lavar roupas e pias nas cozinhas. Inicialmente, mais de 1.600 famílias serão beneficiadas nos bairros Siqueira, Moura Brasil, Serviluz e Bom Jardim.