A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFor), e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) estão ofertando três cursos de extensão gratuitos, na modalidade Educação a Distância (EaD), com foco na promoção da saúde no ambiente escolar. A iniciativa integra o programa ProMOVE Escolas + Saudáveis, que busca fortalecer políticas públicas e ações de saúde nas Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI) da capital e conta com a parceria de outras instituições.
Os cursos são realizados por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da UECE, da Secretaria Municipal da Educação (SME) pelo Convênio Observatório Múltiplos Olhares, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Cursos
Cada curso tem turmas com 500 vagas e é voltado para diferentes públicos das escolas municipais. O curso autoinstrucional Promoção da Saúde e o Trabalho Docente na Escola tem carga horária de 60 horas/aula e é direcionado a professores efetivos e temporários da rede municipal de ensino.
O curso Promoção da Saúde na Escola, com 40 horas/aula, é aberto a toda a comunidade escolar, incluindo gestores, coordenadores pedagógicos, funcionários, membros de conselhos escolares e profissionais de saúde vinculados ao Programa Saúde na Escola.
O terceiro curso, ProMOVE Escolas + Saudáveis: multiplicadores de ações de saúde na escola, também com 40 horas/aula, é exclusivo para profissionais das 33 EMTIs de Fortaleza. Este último conta com a mediação de professores orientadores, com o objetivo de apoiar a elaboração e execução de ações de saúde nas unidades escolares, valorizando-as como parte da formação profissional.
Parcerias
A construção dos cursos envolveu pesquisadores da UECE (dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, Educação e Enfermagem), bem como de outras instituições como o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), alguns deles atuando em convênios com a SME.
As inscrições estarão abertas no site do programa ProMOVE Escolas + Saudáveis.
Outras informações estão disponíveis no canal de comunicação do site, nas redes sociais do programa (@promoveescolasmaissaudaveis) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..