03 de Setembro de 2025 em Educação IMPRIMIR

Estudantes compartilham pesquisas na etapa distrital da 14ª Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza

Evento reúne 180 projetos de escolas municipais dos seis Distritos de Educação e seleciona trabalhos para a fase municipal


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A imagem mostra o projeto desenvolvido pelos alunos Maria Clara Mendes e Thomas Melo que utiliza ovos imersos em líquidos como refrigerante e vinagre para simular os efeitos da má escovação dental
Projeto desenvolvido pelos alunos Maria Clara Mendes e Thomas Melo, do 5º ano da Escola Municipal Colônia Z-8 (Mucuripe), utiliza ovos imersos em líquidos como refrigerante e vinagre para simular os efeitos da má escovação dental

Quando a escola abre espaço para a curiosidade, os alunos mostram que também sabem investigar. É com essa proposta que os estudantes da Rede Municipal vivenciam a 14ª Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza. A etapa distrital do evento segue até quarta-feira (3/9), reunindo 180 projetos elaborados por alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento é realizado em parceria com a Seara da Ciência, equipamento da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Feira é resultado de um processo que começa dentro das próprias escolas. “Primeiro, as unidades realizam suas feiras internas, depois os trabalhos passam por uma seleção e chegam à etapa distrital. Daqui, seguem para a fase municipal. A cada ano, vemos projetos mais consistentes, alunos mais engajados e nossa parceria com a UFC mais fortalecida”, destaca Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Entre os projetos apresentados, estão experiências práticas, propostas ambientais, ações de conscientização e produções interdisciplinares. Um deles, desenvolvido pelos alunos Maria Clara Mendes e Thomas Melo, do 5º ano da Escola Municipal Colônia Z-8 (Mucuripe), utiliza ovos imersos em líquidos como refrigerante e vinagre para simular os efeitos da má escovação dental. “A gente colocou os ovos em vários líquidos para mostrar o que acontece com os dentes se não escovarmos direito. Foi muito legal fazer essa demonstração e ver as pessoas interessadas”, pontua Maria Clara.

alunos posam ao lado do cartaz de seu projeto de ODS
No 9º ano da Escola Municipal Bárbara de Alencar (Ancuri), o foco foi nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os temas escolhidos nos trabalhos variam de acordo com os interesses das turmas. No 9º ano da Escola Municipal Bárbara de Alencar (Ancuri), o foco foi nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto Pequenas Ações, Grandes Mudanças procurou conectar os ODS ao cotidiano dos estudantes. “A gente já tinha ouvido falar, mas não sabia direito o que era. Agora queremos praticar isso no dia a dia”, explica a aluna Lara Santos. Para o colega Wanderson Lopes, “estimular pequenas atitudes como não jogar lixo nas ruas já faz a diferença”.

As professoras orientadoras Cleidivânia Pinheiro e Itatiaia Sampaio, que trabalham Geografia e Ciências, ressaltam o quanto a interdisciplinaridade enriqueceu o projeto. “A Feira também é uma oportunidade de conectarmos nossas áreas do conhecimento. Professores de disciplinas diferentes se unem em projetos que geram muita troca e aprendizagem. O trabalho de Maria Clara e Thomas exemplifica isso e mostra o quanto esse evento contribui para a aprendizagem”, comenta Itatiaia.

Segundo Edna Lúcia, coordenadora dos Anos Iniciais da SME, a Feira consolida-se como política pública de valorização da pesquisa no Ensino Fundamental. “Esse momento é significativo para desenvolver o pensamento crítico, o espírito investigativo e a curiosidade científica desde cedo. Mais do que uma exposição de trabalhos, esse é um espaço de partilha de saberes, onde os alunos se tornam protagonistas”, afirma.

As apresentações da etapa distrital começaram na última sexta-feira (29/8), no Cuca Mondubim, com projetos dos Distritos de Educação 4 e 5. A programação seguiu nesta terça-feira (2/9), na AABB Fortaleza, reunindo os Distritos 2 e 6. O encerramento acontece nesta quarta-feira (3/9), na Seara da Ciência, com a participação dos Distritos 1 e 3. Ao final desta fase, 72 projetos serão selecionados para representar os distritos na fase municipal, prevista para os meses de setembro e outubro.

Estudantes compartilham pesquisas na etapa distrital da 14ª Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza

Evento reúne 180 projetos de escolas municipais dos seis Distritos de Educação e seleciona trabalhos para a fase municipal

A imagem mostra o projeto desenvolvido pelos alunos Maria Clara Mendes e Thomas Melo que utiliza ovos imersos em líquidos como refrigerante e vinagre para simular os efeitos da má escovação dental
Projeto desenvolvido pelos alunos Maria Clara Mendes e Thomas Melo, do 5º ano da Escola Municipal Colônia Z-8 (Mucuripe), utiliza ovos imersos em líquidos como refrigerante e vinagre para simular os efeitos da má escovação dental

Quando a escola abre espaço para a curiosidade, os alunos mostram que também sabem investigar. É com essa proposta que os estudantes da Rede Municipal vivenciam a 14ª Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza. A etapa distrital do evento segue até quarta-feira (3/9), reunindo 180 projetos elaborados por alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento é realizado em parceria com a Seara da Ciência, equipamento da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Feira é resultado de um processo que começa dentro das próprias escolas. “Primeiro, as unidades realizam suas feiras internas, depois os trabalhos passam por uma seleção e chegam à etapa distrital. Daqui, seguem para a fase municipal. A cada ano, vemos projetos mais consistentes, alunos mais engajados e nossa parceria com a UFC mais fortalecida”, destaca Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Entre os projetos apresentados, estão experiências práticas, propostas ambientais, ações de conscientização e produções interdisciplinares. Um deles, desenvolvido pelos alunos Maria Clara Mendes e Thomas Melo, do 5º ano da Escola Municipal Colônia Z-8 (Mucuripe), utiliza ovos imersos em líquidos como refrigerante e vinagre para simular os efeitos da má escovação dental. “A gente colocou os ovos em vários líquidos para mostrar o que acontece com os dentes se não escovarmos direito. Foi muito legal fazer essa demonstração e ver as pessoas interessadas”, pontua Maria Clara.

alunos posam ao lado do cartaz de seu projeto de ODS
No 9º ano da Escola Municipal Bárbara de Alencar (Ancuri), o foco foi nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os temas escolhidos nos trabalhos variam de acordo com os interesses das turmas. No 9º ano da Escola Municipal Bárbara de Alencar (Ancuri), o foco foi nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto Pequenas Ações, Grandes Mudanças procurou conectar os ODS ao cotidiano dos estudantes. “A gente já tinha ouvido falar, mas não sabia direito o que era. Agora queremos praticar isso no dia a dia”, explica a aluna Lara Santos. Para o colega Wanderson Lopes, “estimular pequenas atitudes como não jogar lixo nas ruas já faz a diferença”.

As professoras orientadoras Cleidivânia Pinheiro e Itatiaia Sampaio, que trabalham Geografia e Ciências, ressaltam o quanto a interdisciplinaridade enriqueceu o projeto. “A Feira também é uma oportunidade de conectarmos nossas áreas do conhecimento. Professores de disciplinas diferentes se unem em projetos que geram muita troca e aprendizagem. O trabalho de Maria Clara e Thomas exemplifica isso e mostra o quanto esse evento contribui para a aprendizagem”, comenta Itatiaia.

Segundo Edna Lúcia, coordenadora dos Anos Iniciais da SME, a Feira consolida-se como política pública de valorização da pesquisa no Ensino Fundamental. “Esse momento é significativo para desenvolver o pensamento crítico, o espírito investigativo e a curiosidade científica desde cedo. Mais do que uma exposição de trabalhos, esse é um espaço de partilha de saberes, onde os alunos se tornam protagonistas”, afirma.

As apresentações da etapa distrital começaram na última sexta-feira (29/8), no Cuca Mondubim, com projetos dos Distritos de Educação 4 e 5. A programação seguiu nesta terça-feira (2/9), na AABB Fortaleza, reunindo os Distritos 2 e 6. O encerramento acontece nesta quarta-feira (3/9), na Seara da Ciência, com a participação dos Distritos 1 e 3. Ao final desta fase, 72 projetos serão selecionados para representar os distritos na fase municipal, prevista para os meses de setembro e outubro.