20 de October de 2022 em Mobilidade

Etufor comemora um ano de emissão do primeiro Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida "não-aparente"

O objetivo é facilitar o deslocamento do usuário dentro do transporte público por meio da utilização de um Bilhete Único Especial, que traz a identificação de mobilidade reduzida impressa já no cartão


Há um ano, Delfina Mesquita, senhora aposentada por invalidez, recebia seu Bilhete Único Especial destinado a pessoas com mobilidade reduzida não-aparente. Ela, que teve câncer de mama e utiliza o transporte público de Fortaleza, ganhou a partir dali o direito de embarcar e desembarcar pela porta dianteira dos ônibus da Capital. De lá para cá, a Prefeitura de Fortaleza já emitiu, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 86 cartões para usuários com a mesma condição de mobilidade de Delfina.

A iniciativa, implementada no transporte coletivo de Fortaleza por meio da Portaria Nº 105 de 06 de novembro de 2019, da Etufor, tem o objetivo de facilitar o deslocamento do usuário dentro do transporte público por meio da utilização de um Bilhete Único Especial, que traz a identificação de mobilidade reduzida impressa já no cartão. Segundo David Bezerra, presidente da Etufor, a garantia deste direito possibilita que o cidadão exerça o seu direito de ir e vir sem constrangimentos. “Pode ser constrangedor explicar às pessoas as dificuldades pelas quais o usuário passa. O cartão, desta maneira, já identifica a mobilidade reduzida e garante um direito essencial para o passageiro", afirma. Além disso, por meio do cartão, o passageiro pode utilizar as cadeiras preferenciais, as filas prioritárias nos terminais de integração, bem como o embarque e desembarque prioritário pela porta dianteira.

Delfina, que foi a primeira pessoa beneficiada com o cartão, corrobora com o presidente da Etufor. Para ela, é um reconhecimento de um direito e a garantia para realizar o embarque e o desembarque pela porta dianteira de maneira segura. “A maior importância deste cartão é de auxiliar na identificação das dificuldades não aparentes. Com o uso do bilhete, facilita nosso deslocamento no interior dos ônibus, temos a prioridade da área dianteira do veículo e o uso do assento prioritário, bem como evita a exposição pessoal”, explica.

Como solicitar
Quem deseja solicitar o Bilhete Único para pessoa com mobilidade reduzida não-aparente deve realizar agendamento direto pelo site da Etufor. É importante que o requerente apresente os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico, este último é fundamental para a comprovação da condição de mobilidade reduzida não-aparente. É importante frisar que as pessoas devem dirigir-se à Etufor para receber o cartão após o deferimento do mesmo que ocorre após cinco a dez dias. Pessoas com fibromialgia, hérnias de disco, mulheres mastectomizadas ou com câncer, portadores de deficiência, pouca acuidade visual ou patologias ortopédicas que não podem ficar muito tempo em pé, são alguns dos casos que podem solicitar o benefício. 

Com o recebimento do Bilhete Único Especial o passageiro terá o direito de embarcar e desembarcar pela porta dianteira do ônibus. No entanto, o cartão não dá gratuidade da passagem, devendo o usuário apresentá-lo no validador do veículo ou nos terminais para registrar a biometria e o débito da passagem.

Segundo Naudilene Galvão, assistente técnica da Divisão de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social da Etufor, o Bilhete Único Especial tem sido bem aceito pelos passageiros e demonstrado sua eficácia. “Temos observado que o benefício tem sido utilizado até nas filas de bancos e outros estabelecimentos em que estas pessoas precisam transitar. Soubemos que já utilizaram até em outros municípios”, avalia.

Etufor comemora um ano de emissão do primeiro Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida "não-aparente"

O objetivo é facilitar o deslocamento do usuário dentro do transporte público por meio da utilização de um Bilhete Único Especial, que traz a identificação de mobilidade reduzida impressa já no cartão

Há um ano, Delfina Mesquita, senhora aposentada por invalidez, recebia seu Bilhete Único Especial destinado a pessoas com mobilidade reduzida não-aparente. Ela, que teve câncer de mama e utiliza o transporte público de Fortaleza, ganhou a partir dali o direito de embarcar e desembarcar pela porta dianteira dos ônibus da Capital. De lá para cá, a Prefeitura de Fortaleza já emitiu, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 86 cartões para usuários com a mesma condição de mobilidade de Delfina.

A iniciativa, implementada no transporte coletivo de Fortaleza por meio da Portaria Nº 105 de 06 de novembro de 2019, da Etufor, tem o objetivo de facilitar o deslocamento do usuário dentro do transporte público por meio da utilização de um Bilhete Único Especial, que traz a identificação de mobilidade reduzida impressa já no cartão. Segundo David Bezerra, presidente da Etufor, a garantia deste direito possibilita que o cidadão exerça o seu direito de ir e vir sem constrangimentos. “Pode ser constrangedor explicar às pessoas as dificuldades pelas quais o usuário passa. O cartão, desta maneira, já identifica a mobilidade reduzida e garante um direito essencial para o passageiro", afirma. Além disso, por meio do cartão, o passageiro pode utilizar as cadeiras preferenciais, as filas prioritárias nos terminais de integração, bem como o embarque e desembarque prioritário pela porta dianteira.

Delfina, que foi a primeira pessoa beneficiada com o cartão, corrobora com o presidente da Etufor. Para ela, é um reconhecimento de um direito e a garantia para realizar o embarque e o desembarque pela porta dianteira de maneira segura. “A maior importância deste cartão é de auxiliar na identificação das dificuldades não aparentes. Com o uso do bilhete, facilita nosso deslocamento no interior dos ônibus, temos a prioridade da área dianteira do veículo e o uso do assento prioritário, bem como evita a exposição pessoal”, explica.

Como solicitar
Quem deseja solicitar o Bilhete Único para pessoa com mobilidade reduzida não-aparente deve realizar agendamento direto pelo site da Etufor. É importante que o requerente apresente os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico, este último é fundamental para a comprovação da condição de mobilidade reduzida não-aparente. É importante frisar que as pessoas devem dirigir-se à Etufor para receber o cartão após o deferimento do mesmo que ocorre após cinco a dez dias. Pessoas com fibromialgia, hérnias de disco, mulheres mastectomizadas ou com câncer, portadores de deficiência, pouca acuidade visual ou patologias ortopédicas que não podem ficar muito tempo em pé, são alguns dos casos que podem solicitar o benefício. 

Com o recebimento do Bilhete Único Especial o passageiro terá o direito de embarcar e desembarcar pela porta dianteira do ônibus. No entanto, o cartão não dá gratuidade da passagem, devendo o usuário apresentá-lo no validador do veículo ou nos terminais para registrar a biometria e o débito da passagem.

Segundo Naudilene Galvão, assistente técnica da Divisão de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social da Etufor, o Bilhete Único Especial tem sido bem aceito pelos passageiros e demonstrado sua eficácia. “Temos observado que o benefício tem sido utilizado até nas filas de bancos e outros estabelecimentos em que estas pessoas precisam transitar. Soubemos que já utilizaram até em outros municípios”, avalia.