A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), divulgou o balanço das ocorrências atendidas pela Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) durante o primeiro semestre de 2025. No total, 348 vidas foram salvas por equipes de guarda-vidas posicionadas ao longo da orla da capital, entre os bairros Mucuripe e Barra do Ceará.
Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente, das 8h às 17h, em pontos estratégicos da orla, como Barra do Ceará, Carapebas, Havaizinho, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico. As equipes atuam equipadas com materiais específicos de resgate, como flutuadores e nadadeiras.
Além dos salvamentos, a Inspetoria também apoia o Projeto Praia Acessível, que oferece estrutura adaptada com esteiras e cadeiras anfíbias, garantindo o banho de mar assistido a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A iniciativa acontece de quarta-feira a domingo, na Praia do Lido (popularmente conhecida como Praia dos Crush), em frente ao Centro Cultural Belchior.
A Guarda Municipal orienta os banhistas a procurarem os guarda-vidas antes de entrar no mar, a fim de receber orientações sobre os pontos mais seguros para banho e dicas de prevenção para uma experiência segura e consciente no litoral.
