24 de Setembro de 2025 em Educação IMPRIMIR

Pemed: prefeito Evandro Leitão premia 226 escolas municipais com melhor desempenho no Spaece 2024

Premiação tem como objetivo valorizar o empenho de estudantes, professores, diretores, coordenadores e Distritos de Educação que contribuíram para os bons resultados alcançados pelo município


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Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão parabenizou os profissionais da educação de Fortaleza pelos avanços conquistados e destacou os incrementos anunciados para o Novo Pemed 2026 (Fotos: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta quarta-feira (24/09), no Hotel Oásis, a cerimônia de entrega do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) 2025. Na ocasião, foram homenageadas 226 unidades da Rede Municipal de Ensino que alcançaram resultados de destaque no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2024. Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão parabenizou os profissionais da educação de Fortaleza pelos avanços conquistados e destacou os incrementos anunciados para o Novo Pemed 2026.

"Hoje estamos celebrando os avanços da nossa educação, premiando 226 unidades da Rede Municipal com valores que somam R$ 3,5 milhões, e já nos preparamos para ampliar esse compromisso no próximo ano, destinando R$ 10 milhões para premiar não apenas escolas, mas também professores, gestores e assistentes administrativos que se destacam pelo trabalho diário. Esse reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar quem está na linha de frente. Mas, além disso, seguiremos investindo na estrutura das nossas escolas, na melhoria das condições de trabalho e em mais estratégias de valorização dos profissionais da educação”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

A solenidade reuniu cerca de 900 participantes, entre gestores escolares e representantes das unidades de ensino. O objetivo da premiação é valorizar o empenho de estudantes, professores, diretores, coordenadores e Distritos de Educação que contribuíram para os resultados alcançados.

Das escolas premiadas, 143 receberam cheque e placa, conforme critérios de ranking que incluem Município, Distritos, Alfabetização 190/85%, Alfabetização com 100% dos alunos alfabetizados, além dos resultados adequados em Língua Portuguesa e Matemática.

Outras 83 escolas receberam a condecoração por meio de placa, por terem atingido proficiência igual ou superior a 150 no 2º ano ou alcançado crescimento de 3% em Língua Portuguesa e Matemática no 9º ano.

De acordo com o secretário da Educação, Idilvan Alencar, a premiação faz parte de uma estratégia contínua de valorização dos profissionais da educação.

"O Pemed é um reconhecimento a quem faz a educação acontecer todos os dias. É um estímulo para diretores, coordenadores, professores e também para os alunos, que veem seu esforço valorizado. Esse resultado é fruto de muito trabalho, mesmo diante das dificuldades, e mostra que Fortaleza tem avançado de forma significativa, alcançando hoje a liderança nacional em alfabetização entre as capitais. Ainda temos muito a melhorar, mas, com dedicação e valorização dos profissionais, vamos seguir conquistando resultados de excelência e formando cidadãos cada vez mais preparados para o futuro”, ressaltou o secretário.

As três escolas com melhor desempenho no Município também foram premiadas:

1- Escola Municipal Professor Noberto Nogueira Alves (José Walter)
2- Escola Municipal Rachel Viana Martins (Granja Lisboa)
3- Escola Municipal Professor Edilson Brasil Soares (Siqueira)

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Das escolas premiadas, 143 receberam cheque e placa

Para Surivan Dantas, diretor da Escola Municipal Professor Noberto Nogueira Alves, no bairro José Walter, o primeiro lugar conquistado pela instituição é resultado do esforço para compreender e atender as necessidades da comunidade. "Ter a comunidade abraçando a escola, abraçando os projetos da escola, e aplicar as estratégias metodológicas e educativas corretamente, nos fez chegar nesses resultados. Além disso, foi essencial o envolvimento de todos os professores, agentes escolares e gestores no propósito de alfabetizar 100% das crianças. E é maravilhoso termos conseguido esse primeiro lugar, ainda mais por estarmos em uma comunidade com alta vulnerabilidade social."

Para Carla Araújo Freitas, diretora da Escola Municipal Rachel Viana Martins, na Granja Lisboa, a marca do segundo lugar, como a alcançada neste ano, não é novidade. Entretanto, ainda há muito o que comemorar. "Há mais de dez anos nós estamos entre as três melhores escolas. Todo ano, quando sai o resultado e ele é bom, isso nos motiva mais a continuar trabalhando. Temos uma equipe muito coesa, responsável, competente, e uma boa parceria com as famílias dos estudantes, o que ajuda muito a conseguirmos esses resultados", celebrou.

Já a escola Escola Municipal Professor Edilson Brasil Soares, no bairro Siqueira, está pela primeira vez no pódio, recebendo o terceiro lugar. Para Rebeca Cordeiro, diretora da unidade, o reconhecimento é gratificante. "Nossa escola está localizada em uma comunidade muito vulnerável, e, mesmo com essas condições, nós tivemos uma grande evolução. Trabalhamos muito para envolver a comunidade, para que eles entendessem o propósito e a importância da alfabetização. Tudo isso fez com que a gente mudasse e conseguisse conquistar esse prêmio. A emoção é enorme e nos dá força para continuar lutando pela educação" contou a diretora.


Além disso, os seis Distritos de Educação foram reconhecidos pela evolução de desempenho das escolas. O Distrito 6 conquistou o 1º lugar, seguido pelo Distrito 5, em 2º lugar, e pelo Distrito 2 , em 3º. Na sequência, aparecem o Distrito 1, em 4º lugar, o Distrito 3, em 5º, e o Distrito 4, em 6º lugar.

Reconhecimento de professores e alunos

O reconhecimento se estendeu ainda aos professores e alunos. Todos os docentes das escolas premiadas terão os nomes publicados no Diário Oficial do Município, como forma de valorização. Já os três melhores estudantes de 5º e 9º anos, que obtiveram as maiores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, foram premiados com smartphones. No total, 908 alunos receberão o reconhecimento: 586 do 5º ano e 322 do 9º ano. Durante a cerimônia, dois estudantes representaram os colegas no recebimento simbólico da premiação.

Spaece 2024

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O reconhecimento se estendeu ainda aos professores e alunos

Na edição mais recente do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), Fortaleza consolidou a participação e reafirmou o compromisso com o monitoramento da aprendizagem e a melhoria da qualidade educacional. Os dados de 2024 mostram que no 2º ano do Ensino Fundamental, etapa crucial para a alfabetização, a Rede Municipal alcançou proficiência média de 649,3 em Língua Portuguesa e 554,7 em Matemática. Apesar da variação negativa de -5% em relação a 2023, os resultados evidenciam a necessidade de fortalecer as estratégias de recomposição e as políticas de alfabetização na idade certa.

Nos anos seguintes, a Rede apresentou avanços relevantes. No 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes atingiram proficiência média de 227,6 em Língua Portuguesa e 221,1 em Matemática, com crescimento de 0,6% e 2,3%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Esse desempenho posiciona Fortaleza entre os municípios com evolução positiva nessa etapa, demonstrando que as ações pedagógicas têm gerado impacto concreto no processo de aprendizagem.

Já no 9º ano, etapa final do Ensino Fundamental, os resultados mostraram estabilidade: 255,2 em Língua Portuguesa (variação de -1,3%) e 245,4 em Matemática (crescimento de 0,9%). Esses indicadores apontam que, embora Fortaleza avance de forma consistente, ainda há desafios para elevar os níveis de aprendizagem com equidade. A Secretaria Municipal da Educação (SME) reforça o compromisso de transformar os dados do Spaece em estratégias efetivas nas escolas, assegurando que cada estudante tenha garantido o direito de aprender e se desenvolver plenamente.

Novo Pemed

O prefeito Evandro Leitão já anunciou o Novo Pemed 2026, que integrará o pacote + Ação na Educação. A principal mudança está na forma de reconhecimento: pela primeira vez, a premiação contemplará diretamente todos os professores, incluindo substitutos, além de membros do núcleo gestor e assistentes administrativos, que receberão cerca de R$ 5 mil cada.

Com foco em valorizar o trabalho dos profissionais e estimular a melhoria dos resultados no Spaece e no Saeb, o programa premiará até 70 unidades (50 de Ensino Fundamental e 20 da Educação Infantil). O que representará um investimento de R$ 10 milhões, frente aos R$ 3,5 milhões de 2024. No Ensino Fundamental, os critérios incluem a evolução da equidade por Distrito da Educação e o desempenho no ranking geral do Spaece, dividido por séries (2º, 5º e 9º anos). Já os critérios para a Educação Infantil serão divulgados em breve

Pemed: prefeito Evandro Leitão premia 226 escolas municipais com melhor desempenho no Spaece 2024

Premiação tem como objetivo valorizar o empenho de estudantes, professores, diretores, coordenadores e Distritos de Educação que contribuíram para os bons resultados alcançados pelo município

grupo de pessoas posa para a foto
Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão parabenizou os profissionais da educação de Fortaleza pelos avanços conquistados e destacou os incrementos anunciados para o Novo Pemed 2026 (Fotos: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta quarta-feira (24/09), no Hotel Oásis, a cerimônia de entrega do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) 2025. Na ocasião, foram homenageadas 226 unidades da Rede Municipal de Ensino que alcançaram resultados de destaque no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2024. Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão parabenizou os profissionais da educação de Fortaleza pelos avanços conquistados e destacou os incrementos anunciados para o Novo Pemed 2026.

"Hoje estamos celebrando os avanços da nossa educação, premiando 226 unidades da Rede Municipal com valores que somam R$ 3,5 milhões, e já nos preparamos para ampliar esse compromisso no próximo ano, destinando R$ 10 milhões para premiar não apenas escolas, mas também professores, gestores e assistentes administrativos que se destacam pelo trabalho diário. Esse reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar quem está na linha de frente. Mas, além disso, seguiremos investindo na estrutura das nossas escolas, na melhoria das condições de trabalho e em mais estratégias de valorização dos profissionais da educação”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

A solenidade reuniu cerca de 900 participantes, entre gestores escolares e representantes das unidades de ensino. O objetivo da premiação é valorizar o empenho de estudantes, professores, diretores, coordenadores e Distritos de Educação que contribuíram para os resultados alcançados.

Das escolas premiadas, 143 receberam cheque e placa, conforme critérios de ranking que incluem Município, Distritos, Alfabetização 190/85%, Alfabetização com 100% dos alunos alfabetizados, além dos resultados adequados em Língua Portuguesa e Matemática.

Outras 83 escolas receberam a condecoração por meio de placa, por terem atingido proficiência igual ou superior a 150 no 2º ano ou alcançado crescimento de 3% em Língua Portuguesa e Matemática no 9º ano.

De acordo com o secretário da Educação, Idilvan Alencar, a premiação faz parte de uma estratégia contínua de valorização dos profissionais da educação.

"O Pemed é um reconhecimento a quem faz a educação acontecer todos os dias. É um estímulo para diretores, coordenadores, professores e também para os alunos, que veem seu esforço valorizado. Esse resultado é fruto de muito trabalho, mesmo diante das dificuldades, e mostra que Fortaleza tem avançado de forma significativa, alcançando hoje a liderança nacional em alfabetização entre as capitais. Ainda temos muito a melhorar, mas, com dedicação e valorização dos profissionais, vamos seguir conquistando resultados de excelência e formando cidadãos cada vez mais preparados para o futuro”, ressaltou o secretário.

As três escolas com melhor desempenho no Município também foram premiadas:

1- Escola Municipal Professor Noberto Nogueira Alves (José Walter)
2- Escola Municipal Rachel Viana Martins (Granja Lisboa)
3- Escola Municipal Professor Edilson Brasil Soares (Siqueira)

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Das escolas premiadas, 143 receberam cheque e placa

Para Surivan Dantas, diretor da Escola Municipal Professor Noberto Nogueira Alves, no bairro José Walter, o primeiro lugar conquistado pela instituição é resultado do esforço para compreender e atender as necessidades da comunidade. "Ter a comunidade abraçando a escola, abraçando os projetos da escola, e aplicar as estratégias metodológicas e educativas corretamente, nos fez chegar nesses resultados. Além disso, foi essencial o envolvimento de todos os professores, agentes escolares e gestores no propósito de alfabetizar 100% das crianças. E é maravilhoso termos conseguido esse primeiro lugar, ainda mais por estarmos em uma comunidade com alta vulnerabilidade social."

Para Carla Araújo Freitas, diretora da Escola Municipal Rachel Viana Martins, na Granja Lisboa, a marca do segundo lugar, como a alcançada neste ano, não é novidade. Entretanto, ainda há muito o que comemorar. "Há mais de dez anos nós estamos entre as três melhores escolas. Todo ano, quando sai o resultado e ele é bom, isso nos motiva mais a continuar trabalhando. Temos uma equipe muito coesa, responsável, competente, e uma boa parceria com as famílias dos estudantes, o que ajuda muito a conseguirmos esses resultados", celebrou.

Já a escola Escola Municipal Professor Edilson Brasil Soares, no bairro Siqueira, está pela primeira vez no pódio, recebendo o terceiro lugar. Para Rebeca Cordeiro, diretora da unidade, o reconhecimento é gratificante. "Nossa escola está localizada em uma comunidade muito vulnerável, e, mesmo com essas condições, nós tivemos uma grande evolução. Trabalhamos muito para envolver a comunidade, para que eles entendessem o propósito e a importância da alfabetização. Tudo isso fez com que a gente mudasse e conseguisse conquistar esse prêmio. A emoção é enorme e nos dá força para continuar lutando pela educação" contou a diretora.


Além disso, os seis Distritos de Educação foram reconhecidos pela evolução de desempenho das escolas. O Distrito 6 conquistou o 1º lugar, seguido pelo Distrito 5, em 2º lugar, e pelo Distrito 2 , em 3º. Na sequência, aparecem o Distrito 1, em 4º lugar, o Distrito 3, em 5º, e o Distrito 4, em 6º lugar.

Reconhecimento de professores e alunos

O reconhecimento se estendeu ainda aos professores e alunos. Todos os docentes das escolas premiadas terão os nomes publicados no Diário Oficial do Município, como forma de valorização. Já os três melhores estudantes de 5º e 9º anos, que obtiveram as maiores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, foram premiados com smartphones. No total, 908 alunos receberão o reconhecimento: 586 do 5º ano e 322 do 9º ano. Durante a cerimônia, dois estudantes representaram os colegas no recebimento simbólico da premiação.

Spaece 2024

grupo de pessoas posa para a foto
O reconhecimento se estendeu ainda aos professores e alunos

Na edição mais recente do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), Fortaleza consolidou a participação e reafirmou o compromisso com o monitoramento da aprendizagem e a melhoria da qualidade educacional. Os dados de 2024 mostram que no 2º ano do Ensino Fundamental, etapa crucial para a alfabetização, a Rede Municipal alcançou proficiência média de 649,3 em Língua Portuguesa e 554,7 em Matemática. Apesar da variação negativa de -5% em relação a 2023, os resultados evidenciam a necessidade de fortalecer as estratégias de recomposição e as políticas de alfabetização na idade certa.

Nos anos seguintes, a Rede apresentou avanços relevantes. No 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes atingiram proficiência média de 227,6 em Língua Portuguesa e 221,1 em Matemática, com crescimento de 0,6% e 2,3%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Esse desempenho posiciona Fortaleza entre os municípios com evolução positiva nessa etapa, demonstrando que as ações pedagógicas têm gerado impacto concreto no processo de aprendizagem.

Já no 9º ano, etapa final do Ensino Fundamental, os resultados mostraram estabilidade: 255,2 em Língua Portuguesa (variação de -1,3%) e 245,4 em Matemática (crescimento de 0,9%). Esses indicadores apontam que, embora Fortaleza avance de forma consistente, ainda há desafios para elevar os níveis de aprendizagem com equidade. A Secretaria Municipal da Educação (SME) reforça o compromisso de transformar os dados do Spaece em estratégias efetivas nas escolas, assegurando que cada estudante tenha garantido o direito de aprender e se desenvolver plenamente.

Novo Pemed

O prefeito Evandro Leitão já anunciou o Novo Pemed 2026, que integrará o pacote + Ação na Educação. A principal mudança está na forma de reconhecimento: pela primeira vez, a premiação contemplará diretamente todos os professores, incluindo substitutos, além de membros do núcleo gestor e assistentes administrativos, que receberão cerca de R$ 5 mil cada.

Com foco em valorizar o trabalho dos profissionais e estimular a melhoria dos resultados no Spaece e no Saeb, o programa premiará até 70 unidades (50 de Ensino Fundamental e 20 da Educação Infantil). O que representará um investimento de R$ 10 milhões, frente aos R$ 3,5 milhões de 2024. No Ensino Fundamental, os critérios incluem a evolução da equidade por Distrito da Educação e o desempenho no ranking geral do Spaece, dividido por séries (2º, 5º e 9º anos). Já os critérios para a Educação Infantil serão divulgados em breve