O prefeito Evandro Leitão inaugurou, nesta quinta-feira (6/11), o Centro de Educação Infantil (CEI) Luizie Torquato Costa, no bairro Autran Nunes. A unidade tem capacidade para atender 180 crianças, de seis meses a três anos de idade, e conta com berçário, sala de amamentação, banheiros acessíveis e climatização em todos os ambientes. A obra teve um investimento de mais de R$ 6 milhões em estrutura, equipamentos e mobiliário. O CEI, que estava entre obras paralisadas na gestão anterior, possibilitará o pleno desenvolvimento, garantindo mais comodidade para as famílias, que poderão deixar os filhos em um ambiente saudável, seguro e com educação em tempo integral.
Saiba mais: Prefeitura de Fortaleza vai fornecer calçados para alunos da Rede Municipal ao longo de 2026
Este é o quinto CEI inaugurado pela atual gestão, que tem priorizado entregas em bairros periféricos da Capital. Durante a entrega, o prefeito reforçou o compromisso da administração municipal com a educação infantil, destacando que todas as unidades entregues contam com berçário.
“Hoje, entregamos este belo equipamento, o quinto da nossa gestão, entre os vários que estão sendo espalhados por toda Fortaleza. Este espaço conta com um berçário, porque essa passou a ser uma política permanente que implantamos: todos os nossos equipamentos terão berçário”, afirmou Evandro Leitão.
Evandro também reforçou a ampliação do número de unidades de educação infantil em Fortaleza, com novas construções previstas por meio de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal.
“No próximo ano, estaremos entregando mais 22 equipamentos semelhantes a este, sendo 10 em parceria com o Ministério da Educação e 12 com o Governo do Estado do Ceará. Eu sou de uma geração em que equipamentos públicos como este simplesmente não existiam. E, graças a Deus, isso mudou”, concluiu o prefeito.
O secretário municipal da Educação (SME), Idilvan Alencar, destacou que as políticas educacionais de Fortaleza têm se tornado referência nacional.
“Estamos pautando a agenda nacional em educação. Creches com berçário, escola climatizada e alimentação para professores: isso só existe em Fortaleza. São políticas que dão mais trabalho, são mais exigentes e têm um custo maior, mas foi uma determinação do nosso prefeito. Sinto-me muito honrado em fazer parte desse momento e em ter um prefeito que apoia e investe na educação, tornando tudo isso possível”, comentou o secretário.
A coordenadora especial da Primeira Infância (Cespi), Lídia Lourinho, também comentou sobre o impacto das ações voltadas à primeira infância e o compromisso da gestão com a alimentação saudável nas creches e escolas municipais, reforçado pela adesão ao Pacto de Milão, assinada pelo prefeito Evandro Leitão em outubro.
“Neste novo padrão de CEI, temos a possibilidade de aproximar ainda mais a família da escola. Próximo ao berçário, foi implantado o lactário, um espaço onde as mães que estão amamentando podem, durante o horário de trabalho, vir até a unidade para amamentar seus filhos de forma reservada, fortalecendo o vínculo parental desde os primeiros meses de vida. Também tivemos a preocupação com a climatização dos ambientes, essencial para o conforto e o desenvolvimento infantil, e com a oferta de uma alimentação saudável”, explicou.
“Esse compromisso, inclusive, foi reconhecido durante a assinatura do Pacto Milão, quando o prefeito Evandro Leitão foi destaque por garantir, desde o berçário, uma alimentação nutritiva e equilibrada, que contribui diretamente para o desenvolvimento das crianças e para a melhoria do aprendizado”, concluiu Lídia.
Os últimos CEIs entregues pela Prefeitura de Fortaleza foram o CEI José Barros Crisóstomo, no Conjunto Ceará 1, em outubro, e o CEI Antônio Moreira de Oliveira, no Conjunto Ceará 2, em setembro. Antes deles, foram inaugurados o CEI José Euclides Ferreira Gomes, no Jangurussu, em agosto, e o CEI Otacílio de Sá, na Parangaba, também em agosto.
Confiança na educação

Gisele e Filipe Klein são pais de Benício, de 11 meses, um dos alunos do novo CEI. Eles comentaram que não somente a estrutura da unidade é superior à das creches privadas, mas também a qualidade do corpo docente.
“Já estamos há quase dois anos morando no bairro. É uma alegria muito grande. A gente pesquisou bastante, visitou algumas outras escolas particulares e sempre ficava se perguntando: ‘E aí, como vai ser?’, até pelas condições financeiras. E aí encontramos aqui no Autran Nunes uma oportunidade muito grande de colocar o nosso filho”, disse Filipe.
“Quando visitei esta creche, fiquei encantada. Vi que o material está realmente atualizado, as professoras estão bem preparadas, e a estrutura é nota 10, não só na beleza, mas também no cuidado com os materiais. Aqui, já deu para perceber o preparo das profissionais desde a reunião. É visível na forma como elas lidam com as crianças: há não só competência, mas também acolhimento, que é muito importante”, concluiu Gisele.
Como fazer matrícula em creches
Das 180 vagas do CEI Luizie Torquato Costa, 120 (65%) ainda estão disponíveis. Para fazer a matrícula no CEI, os pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade escolar, das 7h às 17h, ou entrar em contato por meio do telefone (85) 3459-7201 e 7204/7202. Existe, ainda, a opção de solicitar a matrícula no site, que também tem a lista de ramais dos Distritos de Educação.
Quadra poliesportiva
Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Evandro Leitão inaugurou a nova quadra poliesportiva da Escola Municipal João Nunes Pinheiro, localizada no bairro Conjunto Ceará. A nova estrutura beneficiará 670 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A obra da quadra estava paralisada há mais de um ano e foi retomada em julho de 2025 pela atual gestão. A reforma incluiu a pintura do espaço, a substituição do telhado e a instalação de equipamentos essenciais, como traves de futsal, tabelas de basquete e postes de vôlei, além da criação de um parquinho para as crianças.
“As aulas aconteciam em sala de aula, no pátio, e agora a gente tem esse equipamento riquíssimo, que vai trazer muitos benefícios, alegria e, principalmente, muita felicidade para os nossos alunos e também para toda a comunidade. Antes, isso aqui estava muito feio, era um lixão. E hoje, a gente tem esse equipamento lindo, colorido, cheio de vida. Isso aqui é alegria pura”, comentou Marilda Batista, diretora da escola.
