05 de November de 2021 em Fortaleza

Prefeito participa da entrega da segunda unidade do Complexo Mais Infância na Capital, no bairro Cristo Redentor

O equipamento é resultado de parceria entre Governo e Prefeitura com o programa Juntos por Fortaleza; cerca de 800 pessoas serão contempladas no espaço mensalmente


grupo de pessoas num palco
Durante o evento, Sarto exaltou a parceria com o Governo por meio do programa Juntos por Fortaleza (Fotos: Marcos Moura)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou da entrega do segundo Complexo Mais Infância da Capital, no bairro Cristo Redentor, na manhã desta sexta-feira (05/11). O espaço é voltado para a transformação social, atendendo toda a comunidade e seu entorno, e pessoas de todas as idades. Em outubro, o primeiro equipamento foi inaugurado no bairro João XXIII. As unidades do Complexo Mais Infância oferecem atividades educacionais, esportivas, culturais, de qualificação profissional e geração de renda para toda a família.

A unidade foi construída com orçamento do Governo do Ceará e a solenidade de inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama, Onélia Santana, e da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Durante o evento, Sarto exaltou a parceria com o Governo por meio do programa Juntos por Fortaleza, e anunciou a construção de mais seis Centros de Educação Infantil (CEI) na Capital, equipamentos voltados à Primeira Infância com atendimento de berçário, administrados pela gestão municipal.

"Já inauguramos nove Centros de Educação Infantil (CEI) aqui em Fortaleza, dois em parceria com o Governo do Estado, e o governador acabou de autorizar a construção de mais seis, já para iniciar a licitação. Ainda temos muitas parcerias", destacou o prefeito.

Segundo Sarto, as unidades do Complexo Mais Infância vêm somar aos esforços já executados pela Prefeitura para garantir o desenvolvimento de crianças e famílias mais vulneráveis na Capital. "O Complexo Mais Infância representa o cuidado integral e integrado com a família, numa área de extrema necessidade", comentou.

“É importante envolver os pais nesse processo inicial de crescimento das crianças, é o momento que a criança precisa de estímulo, carinho, se alimentar bem, acompanhamento e acolhimento, e o Complexo Mais Infância tem esse objetivo. Esse é o segundo em Fortaleza e já está sendo iniciado o terceiro, no Curió. A ideia é que possamos ampliar esses espaços em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Olhar para as crianças significa olhar para o futuro do nosso Estado, portanto, considero essa parceria do Governo com a Prefeitura muito importante”, frisou o governador Camilo Santana.

Oficinas e cursos

mãe e filha posam para a foto
Vanessa Benigno vai matricular a filha Vitória Evelyn no balé

O equipamento irá contemplar cerca de 800 pessoas por mês. As oficinas ofertadas são para crianças a partir de seis anos, mas há espaços como a brinquedopraça e a biblioteca disponíveis também para crianças de menor idade. As oficinas são contínuas e os cursos ofertados em ciclos de aproximadamente três meses de duração.

A unidade do bairro Cristo Redentor conta com atendimento individual, biblioteca, capacitação em gastronomia, informática, robótica, expressão corporal, música, horta, teatro, brinquedopraça, academia ao ar livre e campinho.

“Temos cursos de robótica para os adolescentes, atividades esportivas, cursos de capacitação profissional, zumba, cozinha social, são muitas atividades de enriquecimento. Aqui é um espaço de união, aconchego e acolhida das famílias, que façam bom uso desse espaço porque temos material de ponta, de extrema qualidade, assim como os professores, alguns cursando Doutorado. Governo e Prefeitura, juntos, trouxeram o que há de melhor para essas crianças”, ressaltou a primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância.

A empreendedora Vanessa Benigno, 33, costumava se locomover até o bairro Aldeota para aproveitar o espaço Mais Infância da Praça Luiza Távora com a filha de seis anos, Vitória Evelyn Benigno da Silva. A mãe comemorou a inauguração do Complexo perto de casa e contou que gosta de fazer tudo em família, portanto, vai aproveitar as opções de cursos e oficinas do equipamento. 

“Pretendo colocar ela no balé, vimos que tem a biblioteca e ela já ficou super animada. É um local que vai trazer luz e oportunidade para a comunidade, porque o bairro não tem espaços assim. Também já vi que tem cursos para adultos e pretendo aproveitar”, disse.

Homenageado

A unidade do Cristo Redentor foi nomeada Padre Gaetan Minette Tillesse, em homenagem ao padre Caetano, monge belga que desenvolveu diversos projetos sociais na comunidade Cristo Redentor. Ela está localizada na rua Camélia, número 450, no grande Pirambu, em Fortaleza.

Padre Caetano mudou-se para o bairro em 1968, aos 43 anos, onde passou a desempenhar trabalhos fundamentais para a população. Em 1969, fundou a Comunidade Infantil Cristo Redentor, amparando crianças abandonadas e adotando algumas com seu sobrenome, além do 13º Grupo de Escoteiros do Ceará (Grupo Cristo Redentor), com ajuda da Marinha de Fortaleza. No ano seguinte, fundou juridicamente o Centro Comunitário Cristo Redentor.

Nos anos 1970, auxiliou mais de 40 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre outros projetos, mantinha duas casas para menores, escolas particulares com mais de mil alunos, clubes de mães gestantes, cursos de corte e costura, de artesanato, grupos de jovens, catequese, grupos de escoteiros, lobinhos e bandeirantes, conselho infantil e campanhas de higiene. Em 1974, fundou o bairro Cristo Redentor, antes conhecido como Tirol. A solicitação da mudança de nome e a divisão territorial foram realizadas pelo próprio Padre, no ano seguinte. Em 2003, recebeu o título de Cidadão Cearense. Faleceu em 2012, aos 84 anos de idade.

Confira os cursos ofertados no espaço:

Cursos de Informática
Voltado para jovens a partir de 15 anos e adultos, estudantes ou ex-estudantes da rede pública de ensino. Aulas a partir de 16 de novembro.
- Software de edição de texto: turmas às segundas e quartas, das 8h às 10h; das 10h às 12h; e às sextas, das 8h às 10h. À tarde, turmas às segundas e quartas, das 13h às 15h; das 15h às 17h.
- Software de edição de planilha eletrônica: turmas às terças e quintas, das 8h às 10h; das 10h às 12h; e às sextas, das 10h às 12h. À tarde, turmas às terças e quintas, das 13h às 15h; e das 15h às 17h.
- Software de edição de apresentação: turmas às sextas, das 13h às 15h.
- Gestão de redes sociais: turmas às sextas, das 15h às 17h;

Cursos de Robótica
Voltado para crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos, estudantes da rede pública de ensino. Aulas a partir de 16 de novembro.
Pela manhã, turmas às segundas e quartas, das 8h às 12h, e às sextas, das 8h às 10h; e às terças e quintas, das 8h às 12h, e às sextas, das 10h às 12h.
À tarde, turmas às segundas e quartas, das 13h às 17h, e às sextas, das 13h às 15h; e às terças e quintas, das 13h às 17h, e às sextas, das 15h às 17h.

Cozinha de Aprender
Voltado para pessoas a partir de 17 anos cursando ou com Ensino Fundamental concluído. Aulas a partir de 16 de novembro
Formação de salgadeiro, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Formação em Pizzaiolo, de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Cursos Diversos
Voltado para pessoas a partir de 16 anos. Aulas a partir de 16 de novembro.
Curso de cabeleireiro: aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Curso de manicure e pedicure: aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Oficinas de esporte, arte e cultura
Faixa etária: de seis a 17 anos.
Os complexos Mais Infância oferecerão permanentemente oficinas de arte e cultura, e atividades esportivas. Crianças e adolescentes podem se inscrever em qualquer período e iniciar a atividade, desde que haja vaga.
- balé/dança contemporânea: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h; e às terças e quintas, das 13h30 às 16h30
- ritmos: turmas às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 16h30; e às terças e quintas, das 8h às 11h
- dança de rua: turmas às terças e quinta, das 9h40 às 11h; e às segundas, quartas e sextas, das 15h10 às 16h30
- canto coral: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h; e às terças e quintas, das13h30 às 16h30
- flauta: turmas às terças e quintas, das 8h às 11h; e às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 16h30
- teclado: turmas às terças e quintas, das 8h às 11h; e às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 16h30
- violão: turmas às segundas, quartas e sextas, das 9h40 às 11h; e às terças e quintas, das 13h30 às 14h50; e das 15h10 às 16h30
- futebol: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h; e às terças e quintas, das 15h10 às 16h30;
- karatê: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h20, e das 9h40 às 11h; e às terças e quintas, das 13h30 às 14h50, e das 15h10 às 16h30.
- capoeira: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h20; e às terças e quintas, das 15h10 às 16h30.

Prefeito participa da entrega da segunda unidade do Complexo Mais Infância na Capital, no bairro Cristo Redentor

O equipamento é resultado de parceria entre Governo e Prefeitura com o programa Juntos por Fortaleza; cerca de 800 pessoas serão contempladas no espaço mensalmente

grupo de pessoas num palco
Durante o evento, Sarto exaltou a parceria com o Governo por meio do programa Juntos por Fortaleza (Fotos: Marcos Moura)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou da entrega do segundo Complexo Mais Infância da Capital, no bairro Cristo Redentor, na manhã desta sexta-feira (05/11). O espaço é voltado para a transformação social, atendendo toda a comunidade e seu entorno, e pessoas de todas as idades. Em outubro, o primeiro equipamento foi inaugurado no bairro João XXIII. As unidades do Complexo Mais Infância oferecem atividades educacionais, esportivas, culturais, de qualificação profissional e geração de renda para toda a família.

A unidade foi construída com orçamento do Governo do Ceará e a solenidade de inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama, Onélia Santana, e da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Durante o evento, Sarto exaltou a parceria com o Governo por meio do programa Juntos por Fortaleza, e anunciou a construção de mais seis Centros de Educação Infantil (CEI) na Capital, equipamentos voltados à Primeira Infância com atendimento de berçário, administrados pela gestão municipal.

"Já inauguramos nove Centros de Educação Infantil (CEI) aqui em Fortaleza, dois em parceria com o Governo do Estado, e o governador acabou de autorizar a construção de mais seis, já para iniciar a licitação. Ainda temos muitas parcerias", destacou o prefeito.

Segundo Sarto, as unidades do Complexo Mais Infância vêm somar aos esforços já executados pela Prefeitura para garantir o desenvolvimento de crianças e famílias mais vulneráveis na Capital. "O Complexo Mais Infância representa o cuidado integral e integrado com a família, numa área de extrema necessidade", comentou.

“É importante envolver os pais nesse processo inicial de crescimento das crianças, é o momento que a criança precisa de estímulo, carinho, se alimentar bem, acompanhamento e acolhimento, e o Complexo Mais Infância tem esse objetivo. Esse é o segundo em Fortaleza e já está sendo iniciado o terceiro, no Curió. A ideia é que possamos ampliar esses espaços em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Olhar para as crianças significa olhar para o futuro do nosso Estado, portanto, considero essa parceria do Governo com a Prefeitura muito importante”, frisou o governador Camilo Santana.

Oficinas e cursos

mãe e filha posam para a foto
Vanessa Benigno vai matricular a filha Vitória Evelyn no balé

O equipamento irá contemplar cerca de 800 pessoas por mês. As oficinas ofertadas são para crianças a partir de seis anos, mas há espaços como a brinquedopraça e a biblioteca disponíveis também para crianças de menor idade. As oficinas são contínuas e os cursos ofertados em ciclos de aproximadamente três meses de duração.

A unidade do bairro Cristo Redentor conta com atendimento individual, biblioteca, capacitação em gastronomia, informática, robótica, expressão corporal, música, horta, teatro, brinquedopraça, academia ao ar livre e campinho.

“Temos cursos de robótica para os adolescentes, atividades esportivas, cursos de capacitação profissional, zumba, cozinha social, são muitas atividades de enriquecimento. Aqui é um espaço de união, aconchego e acolhida das famílias, que façam bom uso desse espaço porque temos material de ponta, de extrema qualidade, assim como os professores, alguns cursando Doutorado. Governo e Prefeitura, juntos, trouxeram o que há de melhor para essas crianças”, ressaltou a primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância.

A empreendedora Vanessa Benigno, 33, costumava se locomover até o bairro Aldeota para aproveitar o espaço Mais Infância da Praça Luiza Távora com a filha de seis anos, Vitória Evelyn Benigno da Silva. A mãe comemorou a inauguração do Complexo perto de casa e contou que gosta de fazer tudo em família, portanto, vai aproveitar as opções de cursos e oficinas do equipamento. 

“Pretendo colocar ela no balé, vimos que tem a biblioteca e ela já ficou super animada. É um local que vai trazer luz e oportunidade para a comunidade, porque o bairro não tem espaços assim. Também já vi que tem cursos para adultos e pretendo aproveitar”, disse.

Homenageado

A unidade do Cristo Redentor foi nomeada Padre Gaetan Minette Tillesse, em homenagem ao padre Caetano, monge belga que desenvolveu diversos projetos sociais na comunidade Cristo Redentor. Ela está localizada na rua Camélia, número 450, no grande Pirambu, em Fortaleza.

Padre Caetano mudou-se para o bairro em 1968, aos 43 anos, onde passou a desempenhar trabalhos fundamentais para a população. Em 1969, fundou a Comunidade Infantil Cristo Redentor, amparando crianças abandonadas e adotando algumas com seu sobrenome, além do 13º Grupo de Escoteiros do Ceará (Grupo Cristo Redentor), com ajuda da Marinha de Fortaleza. No ano seguinte, fundou juridicamente o Centro Comunitário Cristo Redentor.

Nos anos 1970, auxiliou mais de 40 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre outros projetos, mantinha duas casas para menores, escolas particulares com mais de mil alunos, clubes de mães gestantes, cursos de corte e costura, de artesanato, grupos de jovens, catequese, grupos de escoteiros, lobinhos e bandeirantes, conselho infantil e campanhas de higiene. Em 1974, fundou o bairro Cristo Redentor, antes conhecido como Tirol. A solicitação da mudança de nome e a divisão territorial foram realizadas pelo próprio Padre, no ano seguinte. Em 2003, recebeu o título de Cidadão Cearense. Faleceu em 2012, aos 84 anos de idade.

Confira os cursos ofertados no espaço:

Cursos de Informática
Voltado para jovens a partir de 15 anos e adultos, estudantes ou ex-estudantes da rede pública de ensino. Aulas a partir de 16 de novembro.
- Software de edição de texto: turmas às segundas e quartas, das 8h às 10h; das 10h às 12h; e às sextas, das 8h às 10h. À tarde, turmas às segundas e quartas, das 13h às 15h; das 15h às 17h.
- Software de edição de planilha eletrônica: turmas às terças e quintas, das 8h às 10h; das 10h às 12h; e às sextas, das 10h às 12h. À tarde, turmas às terças e quintas, das 13h às 15h; e das 15h às 17h.
- Software de edição de apresentação: turmas às sextas, das 13h às 15h.
- Gestão de redes sociais: turmas às sextas, das 15h às 17h;

Cursos de Robótica
Voltado para crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos, estudantes da rede pública de ensino. Aulas a partir de 16 de novembro.
Pela manhã, turmas às segundas e quartas, das 8h às 12h, e às sextas, das 8h às 10h; e às terças e quintas, das 8h às 12h, e às sextas, das 10h às 12h.
À tarde, turmas às segundas e quartas, das 13h às 17h, e às sextas, das 13h às 15h; e às terças e quintas, das 13h às 17h, e às sextas, das 15h às 17h.

Cozinha de Aprender
Voltado para pessoas a partir de 17 anos cursando ou com Ensino Fundamental concluído. Aulas a partir de 16 de novembro
Formação de salgadeiro, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Formação em Pizzaiolo, de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Cursos Diversos
Voltado para pessoas a partir de 16 anos. Aulas a partir de 16 de novembro.
Curso de cabeleireiro: aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Curso de manicure e pedicure: aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Oficinas de esporte, arte e cultura
Faixa etária: de seis a 17 anos.
Os complexos Mais Infância oferecerão permanentemente oficinas de arte e cultura, e atividades esportivas. Crianças e adolescentes podem se inscrever em qualquer período e iniciar a atividade, desde que haja vaga.
- balé/dança contemporânea: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h; e às terças e quintas, das 13h30 às 16h30
- ritmos: turmas às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 16h30; e às terças e quintas, das 8h às 11h
- dança de rua: turmas às terças e quinta, das 9h40 às 11h; e às segundas, quartas e sextas, das 15h10 às 16h30
- canto coral: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h; e às terças e quintas, das13h30 às 16h30
- flauta: turmas às terças e quintas, das 8h às 11h; e às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 16h30
- teclado: turmas às terças e quintas, das 8h às 11h; e às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 16h30
- violão: turmas às segundas, quartas e sextas, das 9h40 às 11h; e às terças e quintas, das 13h30 às 14h50; e das 15h10 às 16h30
- futebol: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h; e às terças e quintas, das 15h10 às 16h30;
- karatê: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h20, e das 9h40 às 11h; e às terças e quintas, das 13h30 às 14h50, e das 15h10 às 16h30.
- capoeira: turmas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h20; e às terças e quintas, das 15h10 às 16h30.