Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço para requalificação da Av. José Bastos

10 de dezembro de 2019 em Infraestrutura

várias pessoas num palco
Durante a assinatura da ordem de serviço, Roberto Cláudio destacou o ganho em mobilidade que a requalificação da Av. José Bastos vai proporcionar

O prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço para a requalificação da Av. José Bastos, na manhã desta terça-feira (10/12), no bairro Parangaba (Regional IV). A Avenida, que interliga diversos bairros da Cidade e margeia importantes centros comercias, hospitais, universidades, entre outros, passará por completa remodelação.

“Esta é uma obra extensa, que começa no Benfica e vai acabar aqui na Lagoa da Parangaba. Vamos requalificar pavimento, paradas de ônibus em concreto, calçadas, iluminação e instituir algumas ações de segurança viária como semaforização e sinalização para que seja uma via mais segura, melhorando a mobilidade e qualidade de vida de fortalezenses”, declarou Roberto Cláudio.

As obras preveem a requalificação da Av. José Bastos no trecho entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Domingos Olímpio, com a adequação do canteiro central com ciclovia bidirecional, nova pavimentação, além de piso em concreto nas paradas de ônibus, faixa exclusiva para o transporte coletivo e redesenho na sinalização da via, que passará a atender a todos os modais.

Com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões, as obras terão duração de 12 meses, dotando 5,6 quilômetros da Avenida de um eficiente sistema viário, com a implantação de cinco semáforos, sendo quatro com tempo para pedestres, fechamento de retornos e readequação da velocidade de 60 km para 50 km/h, contribuindo para um menor índice de acidentes na região.

Será executado, ainda, um novo sistema de drenagem na via, com a construção de bocas de lobo e galeria de drenagem nos pontos críticos de alagamento, como nos cruzamentos com a Av. Senador Fernandes Távora e ruas Mozart Firmeza e Mario Silveira.

“Vamos dividir a obra em trechos, por questão de logística, começando no sentido Fernandes Távora para o Benfica. O primeiro trabalho a ser feito é no canteiro central, pois em alguns pontos ele vai alargar para a ciclofaixa e outros estreitar para se encaixar fora do canteiro central, respeitando o máximo a manutenção das árvores no local”, explicou a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, o que possibilitará diminuição os transtornos ocasionados pela intervenção.

Para Francisco Moreira, operário da construção civil, haverá uma melhoria de 100%. "Há mais de 30 anos passo aqui. Com a ciclofaixa, agora, vai ficar muito bom e mais seguro para gente que anda de bicicleta. O trânsito via ficar melhor e acabar os alagamentos que tinham. Estávamos precisando”, completou.

operário trabalhando em pavimentação de rua
As obras da Lagoa da Parangaba têm conclusão prevista para o final de dezembro deste ano

Urbanização da Lagoa da Parangaba

Outra obra em andamento na região é a urbanização da Lagoa da Parangaba. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a urbanização do entorno da Lagoa da Parangaba, que corresponde a toda área existente às suas margens, entre a Av. Américo Barreira, R. Gomes Brasil, R. Caio Prado, R. Pedro Muniz e Av. Carneiro Mendonça.

Orçado em aproximadamente R$ 4,3 milhões, o projeto realiza a construção de novas calçadas, ciclovia compartilhada, pista de skate, parque infantil, mirante e área para cooper. O local passará a contar também com projeto paisagístico com o plantio de árvores e a criação de jardins, além de serviços de pavimentação, instalação de  iluminação e substituição de pisos. As obras têm conclusão prevista para o final de dezembro deste ano.

Veja o álbum de fotos do evento

Infográfico com dados